A Voz Rosacruz

 

Sra. Irene Gómez Ruggiero

 (+ 15 de setembro de 1991)

Natural do Uruguai, imigrou para o Brasil em 1940, a conselho da Sra. Augusta Foss-Heindel, onde fundou a Fraternidade Rosacruz Max Heindel. Pensadora e Instrutora rosacruz, por excelencia, pode ser considerada a maior divulgadora do idealismo rosacruz de inspiração heindeliana no Brasil. Suas aulas, dentro e fora da Fraternidade Rosacruz, formaram e inspiraram várias gerações no estudo e vivência da Filosofia Rosacruz. Seus alunos, de diversas gerações,  profissões e formações acadêmicas, vinham de todos os bairros da cidade, e a expressão original dessas aulas permanece como uma boa semente na produção intelectual, artística e anímica de todos os que tiveram o privilégio de assisti-las.   Seu ministério ultrapassou fronteiras geográficas e sociais. Ministrou milhares de conferências por diversos estados do Brasil e também em diversos países latino-americanos. Manteve durante várias décadas um programa radiofônico na antiga rádio Copacabana, chamado A VOZ ROSACRUZ. Prestou assistência espiritual a presidiários em institutos penais do Rio de Janeiro, procurando estimular os valores espirituais entre aqueles que a sociedade condena, mas não salva. Promoveu diversos conclaves rosacruzes, promovendo o vegetarianismo e valores aquarianos de resolução de conflitos.  Foi redatora e editora,   durante várias décadas, do CORREIO ROSACRUZ, Jornal Cristão-Espiritualista. Oficiou serviços esotéricos e palestras para adultos e jovens na Escola que estabeleceu, até ser chamada para um trabalho maior nos mundos invisíveis. Todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar sua presença e assistir suas memoraveis aulas são testemunhas de seu profundo conhecimento espiritual, carisma, eloqüência, inquestionável clarividência, raro misticismo e de uma vida consagrada absolutamente ao idealismo rosacruz.


Nossa Instrutora D. Irene

 

Nasceu nos primeiros anos do século XX, em um distrito chamado Manguera-Azul, cidade de Minas, no interior histórico do Uruguai, onde pontificava a imagem de seu avô materno, o General Leandro Gómez. O falecimento de seu pai, Fausto, em guerra interna ocorreu poucos meses antes de seu nascimento e marcou de tristeza seus primeiros anos, bem como à sua mãe Manuela. Por isso, gravitou tanto em sua formação sua avó materna, Saturnina, matriarca italiana de Gênova, que havia se tornado fazendeira no interior do Uruguai. Aquela que iria dedicar sua vida ao serviço do próximo foi chamada por sua avó de Irene, que significa em grego "aquela que trouxe a Paz". Já aos dez anos de idade, ela conversava com sua avó sobre o Sacrifício do Senhor Jesus Cristo pela humanidade, causando perplexidade aos parentes. Aos vinteanos, preencheu o vazio de liderança que a morte se sua avó deixara, passando a ser o guia religioso de sua numerosa família e, na década de 30, inicia sua pregação pública no Uruguai e Argentina, conhecendo e dialogando com o já então conferencista Krisnamurti em sua viagem à América do Sul, com o ocultista Cambareri e com Carlos González, mais tarde conhecido como Raumsol, fundador da Logosofia.

Os livros Zanoni e Memórias do Padre Germano eram suas leituras de cabeceira. Realizou conferências de Cristianismo Esotérico na Sede da Sociedade Teosófica do Uruguai e, em 1935, teve sua grande revelação ao deparae em uma livraria do centro de Montevidéo com o "Conceito Rosacruz do Cosmo" em cima de um balcão e ouviu do idoso livreiro, acaso ou destino, o seguinte comentário: "Há poucos minutos, um senhor idoso esteve por levar os dois últimos exemplares, mas, refletindo, levou um só, concluindo que talvez o segundo exemplar pudesse ser útil a quem estivesse precisando". Nossa já dedicada servidora o levou e, com avidez, leu suas quinhentas páginas quase de um só alento e o releu com devoção.

Como o pescador da Bíblia, encontrou a pérola que sua alma anelava. Escreveu à editora Sintese, em Barcelona, Espanha, que editava todos os livros de Max Heindel e determinou seu caminho espiritual para sempre.

 Em 1936, filiou-se à "The Rosicrucian Fellowship" e fundou a Fraternidade Rosacruz do Uruguai. Dois anos depois, em acontecimento até então inédito em uma sociedade conservadora, onde a divulgação pública religiosa estava somente em mãos de católicos  e protestantes, fundamentalmente através do rádio, surpreendeu a opinião pública ao realizar duas palestras por semana, sempre de improviso como o fez em toda a sua vida. Primeiro, falou pela Rádio américa e a seguir pela principal  rádio, La Radio Centenario, que cobria todo o pequeno Uruguai, mas que chegava com nitidez às províncias argentinas de Buenos Aires, Rosário, Paraná, Santa Fé , Corrientes e Concórdia e, em dias de bom tempo, até Assunção, capital do Paraguai. Dessas cidades, retornava nutrida correspondência semanal, atendida por nossa Instrutora, com a ajuda de uma jovem secretária, e, ante o aumento do trabalho, por uma segunda assistente, sua sobrinha, uma entre os muitos familiares que desde o ano 30 a acompanhavam.

 Em sua correspondência com a Sede Central, recebeu, em 1939, da Sra. Augusta Foss Heindel que admirava seu trabalho, a sugestão de vir para o Brasil para disseminar a Filosofia Rosacruz, então quase desconhecida. Como primeiro passo, foi ao rio Grande do Sul, onde se maravilhou com a espiritualidade que lhe foi dado sentir. Decidiu vir para o Rio de Janeiro, aqui chegando em fevereiro de 1940, onde se instalou em uma pequena casa de vila na Rua Lins de Vasconcelos.

Nossa Instrutora deu palestras na Sociedade Teosófica, no Centro São Jorge e na Tenda Mirim, onde ganhou a inteira adesão de vários futuros companheiros.

 A casa de Lins de Vasconcelos foi-se tornando pequena para o número cada vez maior de irmãos que ouviam a voz de nossa Instrutora que, em fins de 1943, mudou-se para o Flamengo e, em 945, para Santa Teresa, até agosto de 1949. Até então, todos os gastos foram cobertos por inteiro pela família, não havendo jamais a cobrança de cotas quaisquer.

 Somente em fins de 1949, então com a ajuda de vários irmãos, a Fraternidade Rosacruz Max Heindel se instalou na bela mansão da então Avenida Tijuca, hoje Avenida Edison Passos, 1000, onde esteve instalada por cerca de quatro décadas. Iniciou-se então o Curso de Filosofia Rosacruz por correspondência, chegando a remeter mais de cinqüenta cartas semanais.

 Em 1951, nossa Instrutora e numerosa comitiva empreendeu a Primeira Cruzada Rosacruz, com conferências no Teatro São Pedro de Porto Alegre, na Instituição Doze de Agosto de Florianópolis, onde irmãos maçons assistiram de pleno, no seleto Clube Curitibano da capital paranaense, em cuja cidade a Fraternidade travou contato com o Instituto Neo-Pitagórico, na Associação Feminina de Santos, na
Biblioteca Estadual da Cidade de São Paulo
e no Teatro Municipal de Campinas.

 Além de todos esses locais ficarem lotados, a imprens brasileira deu uma ampla divulgação, inclusive com manchetes e fotos em primeira página, como, por exemplo, o "Correio do Povo" de Porto Alegre, o "Estado" e a "Gazeta" de Florianópolis, "A Noite" de São Paulo, "A Tribuna", tradicional folha de Santos e "O Diário" desta mesma cidade, que chegaram ao extremo de aguardar, com suas ramas já em máquina, as notas sobre os temas das Conferências, tamanha a ressonância que a cruzada Rosacruz alcançara naquela cidade, então a segunda de São Paulo.

 Iguais notas vieram da imprensa carioca. "O Globo", os conservadores "Correio da Manhã", "Jornal do Brasil", o "Diário de Notícias", os órgãos associados "O Jornal" e "Diário da Noite", enfim, todos os jornais diários veicularam a atividade da Fraternidade Rosacruz Max Heindel, que, por numerosas vezes deu conferências nos auditórios do então Ministério da Educação, na Associação Brasileira de Imprensa e na Escola Nacional de Música, inclusive com Coral próprio, Orquestra de Câmera, Quartetos e Duos Camerísticos, sob a direção do Maestro Nelson Nilo Hack e os solistas Eugen Ranevsky e Violeta Kundert.

 Em 1959, multiplicando-se as atividades, a 16 de janeiro foi lançado o "Correio Rosacruz" e, em abril do mesmo ano, iniciou-se o Serviço de Radiodifusão com os programas "Repouso Musical" às 3as. e 5as., de 20:30 às 21 horas, com a palavra de nossa Instrutora que, como sempre, falava de improviso e às 13 horas de 2as., 4as. e 6as., "Páginas Cristãs Espiritualistas". Em breve, o programa principal passou-se a chamar "A Voz Rosacruz" e, para evitar músicas ruidosas a seguir da Voz do Brasil e antes da palavra de nossa Instrutora, conseguiu-se do Dr. Bello, antigo proprietário da Rádio Copacabana, admirador do elevado grau de cristianismo de nossa Mestra, como ele a chamava, a cessão daquele espaço intermediário de 30 minutos, para a apresentação do programa "Jóias Musicais", dedicado à sensibilidade artística dos ouvintes. Simultaneamente, às 3as. e 5as., das 13 às 13:30h, passamos a oferecer as "Páginas Esotéricas", com trechos dos principais livros ocultistas. ao todo, passaram a ser nove programas com quatro horas de transmissão semanais.

Em 1963, foi realizado o Primeiro Congresso de Fratenidades Rosacruzes no Brasil, com a participação de representantes de vários estados e, em 1965, Centenário do nascimento de Max Heindel, ampliando essa frutífera realização, levamos a cabo o Primeiro Congresso Latino-Americano da Filosofia Rosacruz. E, como sempre, e em todas nossas atividades, nossa Instrutora foi o corpo, espírito e alma do trabalho realizado. Foram 25 anos de permanente trabalho com extraordinários resultados e que, por muitas razões resultou difícil conservar e prosseguir.

 A passagem de nossa Instrutora para os Planos Superiores deu-se de maneira esperada, serena, consciente após muitas noites de oração, como que trabalhando em uma sólida ponte para uso futuro e para a continuidade de sua obra. À meia-noite do dia 15 de setembro de 1991, ela se encaminhou por seus próprios meios à Simbólica Última Ceia, compartilhada com seus familiares e, após longo e forte suspiro, seu Espírito deixou seu corpo. Foi aos dez minutos do dia 16 de setembro .  Seu corpo permaneceu ereto, nem a cabeça se enclinou, e foi levada ao leito. Uma Paz invadiu a casa. Depois da forte chuva que antecedera a meia-noite, fez-se um silêncio total, sem vozes nem barulhos externos. Apenas um leve chuvisco se fazia presente e era como se a Natureza abençoasse essa partida com suas serenas lágrimas.

 Toda esta dádiva celeste queremos agradecer à Lei Divina que levou nossa Instrutora em momento astrologicamente singular. Ela partiu com a Lua entrando em quarto  crescente, com o Sol transitando Virgo, a sexta casa do mandala universal, signo do Serviço , e a Lua transitando Sagitário, a mística nona casa do mandala universal, domicílio das Grandes Viagens e da Mente Abstrata e Espiritual, signo solar de nossa Instrutora, portadora da Fé e da Sabedoria Mística.

 A obra de nossa Instrutora se estendeu por mais de sessenta anos de serviço evangélico, orientando irmãos desde crianças até anciãos.

- Transcrito de Ecos da Fraternidade Rosacruz - Centro Autorizado do Rio de Janeiro


  Bibliografia de Irene Gómez Ruggiero


Os arquivos em PDF[Ícone Acrobat Reader]  só poderão ser lidos utilizando-se  o Acrobat Reader, da Adobe.

Se ainda não tem esta aplicação, de utilização gratuita,

 instalada no seu PC, clique aqui para efectuar o download

 

 

Título
Ano
Idioma
1959
Português

A Relação do Homem com Deus     html

1959
Português

A Finalidade da Vida Humana     html

1959
Português

A Páscoa e o Homem do Cântaro     html

1959
Português

A Amizade    html

1959
Português
1960
Português
1960
Português
1961
Português
1961
Português
1961
Português

O Poder da Fé    html

1961
Português

Evolução Consciente - Suprema Necessidade    html

1961
Português

O Manto Dourado Nupcial   html

1961
Português

O Fogo do Cristo Cósmico  html

1961
Português

Os  Símbolos Bíblicos à Luz da Filosofia Rosacruz  - Coletânea de artigos publicados no Correio Rosacruz ( e-Book em pdf )

Vários anos
Português

A Páscoa e o Homem do Cântaro II     html

1959
Português

A Consciência do Auxiliar Invisível     html

1959
Português

O Batismo do Verdadeiro Cristão     html

1975
Português

Não é senão uma gota de sangue...    html

1975
Português

 

 Os  Símbolos Bíblicos à Luz da Filosofia Rosacruz

Irene Gomez Ruggiero

Notas biográficas

 A VOZ ROSACRUZ    Online

HISTÓRIA DE NOSSO CENTRO   Online

FOTOS HISTÓRICAS    Online

 

 

O PENSAMENTO DE IRENE GOMEZ RUGGIERO pelo Prof. Dr. R.D. Pizzinga

 

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska