Irene Gomez Ruggiero

Sra. Irene Gómez Ruggiero

 (+ 15 de setembro de 1991)

Natural do Uruguai, imigrou para o Brasil em 1940, a conselho da Sra. Augusta Foss-Heindel, onde fundou a Fraternidade Rosacruz Max Heindel. Pensadora e Instrutora rosacruz, por excelencia, pode ser considerada a maior divulgadora do idealismo rosacruz de inspiração heindeliana no Brasil. Suas aulas, dentro e fora da Fraternidade Rosacruz, formaram e inspiraram várias gerações no estudo e vivência da Filosofia Rosacruz. Seus alunos, de diversas gerações,  profissões e formações acadêmicas, vinham de todos os bairros da cidade, e a expressão original dessas aulas permanece como uma boa semente na produção intelectual, artística e anímica de todos os que tiveram o privilégio de assisti-las.   Seu ministério ultrapassou fronteiras geográficas e sociais. Ministrou milhares de conferências por diversos estados do Brasil e também em diversos países latino-americanos. Manteve durante várias décadas um programa radiofônico na antiga rádio Copacabana, chamado A VOZ ROSACRUZ. Prestou assistência espiritual a presidiários em institutos penais do Rio de Janeiro, procurando estimular os valores espirituais entre aqueles que a sociedade condena, mas não salva. Promoveu diversos conclaves rosacruzes, promovendo o vegetarianismo e valores aquarianos de resolução de conflitos.  Foi redatora e editora,   durante várias décadas, do CORREIO ROSACRUZ, Jornal Cristão-Espiritualista. Oficiou serviços esotéricos e palestras para adultos e jovens na Escola que estabeleceu, até ser chamada para um trabalho maior nos mundos invisíveis. Todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar sua presença e assistir suas memoraveis aulas são testemunhas de seu profundo conhecimento espiritual, carisma, eloqüência, inquestionável clarividência, raro misticismo e de uma vida consagrada absolutamente ao idealismo rosacruz.

 

Os Chamados Mortos e o Desenvolvimento da Consciência no Purgatório

 

Ilustração da Divina Comédia de Dante, Purgatorio, Canto 2, por Gustave Doré.

 Representação alegórica do purgatório.

 

Que a Paz seja convosco e a Paz seja entre todos nós!  

Demos graças a DEUS pelo poder de compreender e servir! 

Amigos, com a graça infinita, há em nós o sentimento de comunhão. Não há nada mais belo na vida do que quando nossas mentes e corações harmonizam-se no Amor, procurando entender verdades eternas, aquelas pelas quais estamos na face da Terra. 

Oh! Se toda a humanidade pudesse compreender e fosse uma realidade, nas consciências humanas, viver como tal, o mundo nos apresentaria um aspecto maravilhoso e haveria então alegria de viver. Entretanto, estamos seguros que trabalhando constantemente e servindo como neste momento, e levando, a todos aqueles que queiram ouvir, uma palavra de esclarecimento sem pretensões, estaremos fraternalmente irmanados no desejo de ver uma melhor humanidade e um novo mundo. 

Já tratamos, em palestra anterior, o problema delicadíssimo daqueles a quem chamamos mortos. A sua vida continua com uma lucidez muito maior que antes e, ainda que isto pareça, para os que não compreendem, um paradoxo, aqueles, a quem chamamos mortos, e que alguns se desesperam porque os perderam, estão tão vivos e com uma lucidez muito mais aguda que quando possuíam um Corpo Físico. 

Eles formam um mundo de testemunhas invisíveis, disse-nos Paulo, que estão testemunhando-nos, não o que diz nossa boca, mas o que pensamos e no coração sentimos e é a linha verdadeira de qualquer ação humana. Tão profundo e tão verdadeiro é o conhecimento deste mundo de testemunhas invisíveis para nossos olhos e imperceptível para nossos sentidos! Amigos, todos aqueles a quem chamamos perdidos precisam de nós, de muito mais amor, maior cuidado com nossos sentimentos para com eles do que quando estavam no Corpo Físico, devido à sensibilidade do novo estado.  

O Espírito entra logo no Mundo do Desejo que se subdivide em sete regiões. Dirão os amigos: Por que será isto assim tão difícil de coordenar na mente humana?  Eu vos diria: É semelhante àqueles que estão aprendendo a somar: uma vez que aprendem a somar dois mais dois, encontram o resultado e, guiados por esta aprendizagem, esforçam-se, na verdade, para aprender novos cálculos; assim é o entendimento do espiritual. 

Os amigos devem ter ouvido falar muitas vezes do Conhecimento Rosacruz. Os Rosacruzes não são uma corrente Impressionista. Pelo contrário, esta é uma escola de profundos estudos, onde todos podem aprender segundo seus esforços e o interesse leal com que se dediquem a fazê-lo. Assim, resulta que estas sete subdivisões do Mundo do Desejo são apenas para entender que Leis de atuação são diferentes de uma  a outra subdivisão. Os que chamamos mortos, se os amigos permitem, na realidade, estão mais vivos e agora que nos vêem por dentro, sentindo o que pensamos no coração, são atraídos a este Mundo depois de um tempo. 

Os amigos devem se lembrar que quando eles deixam o Corpo Físico, precisam de setenta e duas horas para ter consciência de que estão mortos. Isto parecerá algo impossível para os que não estudam e uma realidade para os que sabem. Estas setenta e duas horas, o Espírito precisa delas para estar concentrado diante do panorama de sua vida. Quer dizer: ele está num momento em que é preciso que se guarde silêncio em volta dele, muita Paz e tratando-se de orar e de guardar a habitação, os haveres, as roupas, em suma, o lugar em que este querido ser vivia, neste Mundo Físico, com toda a quietude e silêncio para que ele não se sinta perturbado e não seja furtado pela intranqüilidade a colher o maravilhoso fruto do resultado de toda a sua vida. 

Pensaram, amigos, o que é um Espírito na Terra, debater-se nela, defrontar-se com as leis, com os amigos, com os familiares, com as lutas e logo perder este magnífico resultado ou mesmo em parte? Isto seria não amar aqueles que se vão. Assim, a Escola Rosacruz é uma Escola de profundo Amor Cristão. Ensina, para os que em suas fileiras estão, que não se devem descuidar de que perdure este Amor para aqueles que se vão para que se sintam envolvidos no mesmo calor e se sintam aquecidos pelo mesmo sentimento enquanto vão experimentando e entrando neste Mundo do Desejo. 

Passados os três dias e meio, segundo o entendimento do Espírito, ele então vai entrar na Região Etérea e será atraído ao Mundo do Desejo. Este Mundo do Desejo está subdividido em regiões. Cada uma dessas regiões corresponde a uma natureza de Espíritos, portanto nenhum ser pode deixar, de forma alguma, de reter o material da primeira, segunda e terceira regiões que infalivelmente empana nossa santidade e todos nós possuímos, pois não há um santo que num determinado  momento não peque e não há pecador que num determinado momento não tenha um sentimento puro e perfeito. Assim, temos neste Corpo de Desejos os materiais de todas as regiões. 

Para se ter uma idéia, direi: Já viram como um ímã atrai as limalhas do ferro e como ele se alisa e cresce quando absorve estas limalhas? Assim é o material - não em qualidade, senão em semelhança - do nosso Corpo de Desejos. Quando pecamos ou quando amamos, quando somos bons ou quando somos maus, atraímos este material em semelhança ao ímã. Estabelece-se este material formando parte deste Mundo do Desejo. Por isso, o Corpo de Desejos é Luz, mas não enquanto vivemos, porque depende da vida individual de cada ser. Não é daquilo que dizemos, senão do que realmente somos, aquilo que somos no íntimo, no indivíduo real, no coração, na consciência e no sentimento. 

Por quê? Porque este Corpo de Desejos, pela nossa atuação, nosso ser atrai, destas regiões, matéria que se adere a ele, dando-lhe resistência e capacidade para que, enquanto estamos na vida física ou na vida supra-física nos dê o impulso para atuar. Se este Corpo de Desejos não pudesse atrair esta força nova a um sentimento, um desejo ou uma ação, terminaríamos por sermos apáticos à vida e permaneceríamos apáticos como as plantas. Por atrair este material é que atuamos. 

Quando morre o Corpo Físico,  fica este Corpo de Desejos com a realidade da existência que nos levou a atuar na vida. Poderíamos elevar-nos às Regiões Superiores do Mundo do Desejo com um corpo sobrecarregado de matérias inferiores? Não. Por quê? Porque esta matéria, que está aderida ao Corpo de Desejos, corresponde, pela lei de atração, à região do material deste corpo. Se o Corpo de Desejos tem muita matéria inferior, não poderá de forma alguma ascender às Regiões Superiores. 

Quando será que, por meio de remorsos chamados de purgatórios, entrará na consciência daquele que se foi que os seus atos, sentimentos e desejos, sua atuação no Mundo Físico foi má, foi inferior? Pode ter conhecimento espiritual, pode saber que existem regiões superiores, mas a Lei de DEUS é inviolável e estes juízes estão regidos pelas leis imutáveis de DEUS que nos dirigem a passar seguros pela evolução. Por conseguinte, da mesma forma que seu corpo age como o ímã, atrai as limalhas de ferro e fica aderido a elas, assim o Corpo de Desejos - que acumula matérias inferiores porque o Espírito não foi correto, puro ou bom - mantém este material que o prende à região da qual ele terá que saber se soltar e dissolver por meio do remorso. DEUS não castiga. DEUS dá oportunidade para que cada Espírito ascenda  na escada da evolução, mas, para ascendê-la, tem que aprender a amar, respeitar, para que um dia se identifique com seu Criador, seja tão virtuoso, tão sábio, tão digno, tão puro como aquele que o diferenciou e, desta forma, o Espírito sente então  quando aquele material se desprende  deste Corpo e ele é atraído para outra Região mais fluídica. 

A Paz seja convosco e a Paz seja entre todos nós!

- Palestra radiofônica feita ao microfone da Rádio Copacabana, no Programa "A Voz Rosacruz",  23/02/1961



HOME

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

IRENE GÓMEZ RUGGIERO


Páginas relacionadas

A VOZ ROSACRUZ   Bibliografia e dados biográficos da Sra. Irene Gomez Ruggiero.  Online

HISTÓRIA DE NOSSO CENTRO   Online

FOTOS HISTÓRICAS    Online

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

 

 Os  Símbolos Bíblicos à Luz da Filosofia Rosacruz

Irene Gomez Ruggiero

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org