.

 Centro Autorizado do Rio de Janeiro

.

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Panfletos Oficiais

Temas Rosacruzes

Astrologia

Biblioteca Online

Rosacruzes...e Rosacrucianos

 

Literatura Rosacruz

Ensinamentos da Sabedoria Ocidental

Nota-Chave dos Ensinamentos Rosacruzes

Max Heindel definiu que "A Fraternidade Rosacruz foi encarregada pelos Irmãos Maiores da missão de promulgar o Evangelho da Era de Aquário, e conduzir uma campanha de educação e iluminação, de modo que o mundo possa preparar-se para o que o espera" .Freqüentemente ele reiterou que a Fraternidade Rosacruz é o arauto da Era deAquário.

A Era de Aquário será uma época na qual o Cristo haja nascido em cada individuo.

Aquário é governado por Urano e Urano promove a independência. Por isso, as pessoas aspirarão à liberdade na Era de Aquário, época que será promovido o desenvolvimento da originalidade, da criatividade e a atividade pioneira. A espada teve seu reinado na Era de Peixes, mas a ciência e a razão regerão na Era de Aquário. Aquário também é governado por Saturno e Saturno promove a diplomacia e a justiça. Daí que na Era de Aquário, quando se apresente um conflito se apelará à razão para encontrar uma solução lógica e justa. A Era de Aquário também estimulará o desenvolvimento do amor que tudo o abarca e do altruísmo.

Max Heindel apresenta uma série de indicações que são como direções para as quais as criaturas necessitam mover-se se tiverem realmente compreendido os Ideais Aquarianos. O propósito deste artigo é tabular algumas dessas indicações.

Desenvolvimento da Luz do Cristo Interno

Max Heindel estabelece que “todas as limitações devem ser abolidas antes de que possamos esperar ter êxito na busca da Verdade”. Uma parede de credos inibe o fluxo da luz universal e do conhecimento. Para encontrar a verdade "devemos deixar para trás ao pai e à mãe, aos credos, dogmas, convencionalismos, opiniões preconcebidas e desejos mundanos; não devemos temer entrar em conflito com as autoridades estabelecidas, o que temos de fazer é seguir a voz interior, através do fogo se for necessário." O Espírito da Verdade só pode ser despertado em alguém que não tem medo e é livre." Max Heindel acrescenta que nunca encontraremos a Verdade em seus livros ou nos de outros. Na medida em que vamos atrás de mestres externos, simplesmente estamos desperdiçando a energia - alerta ele. Os livros e os autores podem despertar nosso interesse e urgir-nos a viver a vida, mas somente na medida em que façamos de seus preceitos parte de nosso ser interior estaremos buscando na direção correta. Onde buscaremos então a Verdade?

Max Heindel disse que "Só há uma resposta: dentro de nós”. Devemos aprender a seguir ao Cristo interno, e este Cristo é diferente para cada pessoa. A autoconfiança é a virtude cardeal que se requer que desenvolva cada aspirante à Escola de Mistérios do Ocidente. A ninguém é permitido recostar-se em Mestres, nem seguir cegamente aos lideres.

Os Irmãos da Rosa Cruz procuram emancipar as almas que vêm a eles; os educam, os fortalecem e os fazem seus colaboradores. Ninguém que seja um “encostado” pode ao mesmo tempo ser um auxiliar: cada um deve aprender a permanecer sozinho.

Como vamos encontrar a Luz de Cristo dentro de nós? Devemos sintonizar nossa natureza interior com as vibrações de Amor e viver uma vida de sacrifício e de serviço. Devemos realizar o Exercício de Retrospecção para que aprendamos a reconhecer nossos erros e a julgar entre o que é correto e incorreto. Devemos aprender a realizar o Exercício de Concentração porque só na proporção em que a mente esteja acalmada, o espírito se reflete a si mesmo no triplo corpo..

Liberdade Individual

O bebê deve engatinhar e cair; tem que levantar-se, cair de novo e machucar-se. A experiência é desagradável, mas inevitável e preferível às conseqüências de amarrar a criança a uma cadeira para evitar-se que caia; suas pernas se tornarão inúteis. Por isso na Fraternidade Rosacruz deve haver absoluta liberdade pessoal. Cada um deve aprender a dirigir seu próprio destino e a ser o capitão de sua alma. É contrário ao Plano Divino obrigar ao homem a fazer o que não quer fazer. A liberdade é a mais prezada possessão da alma. Não há crime maior que amarrar a um ser humano de qualquer maneira.

Os Irmãos Maiores têm o cuidado para que os alunos não se sintam obrigados a eles nem a ninguém. Os Irmãos Maiores nunca, sob nenhuma condição pedem obediência a nenhuma ordem ou mandato para que seus pupilos façam isto ou aquilo. Os Irmãos Maiores nunca urgem, nunca louvam nem criticam. A necessidade deve surgir do interior de cada um.

Dentro da Fraternidade Rosacruz, o Instrutor recomendou que a rgidez da Organização se mantivesse a mais leve possível, devido a que “na medida em que a livre vontade dos membros interfere, não se anule o objetivo da Ordem Rosacruz, de promover a individualidade e a autoconfiança. As leis e regulamentos são limitações e, por esta razão devem ser tão mínimos quanto possível”. A Fraternidade Rosacruz deveria ser uma associação inteiramente voluntária. Os membros não devem estar ligados por meio de juramentos. Os membros devem permitir que os demais exerçam sua livre vontade, sem forçar sua opinião sobre os demais e deve cuidar de não infringir os direitos de ninguém.

Iniciativa Individual

Nós temos uma prerrogativa: por sermos divinos deveríamos buscar oportunidades de iniciar ações e exercer os poderes criativos. Se vemos que uma tarefa necessita ser feita, deveríamos dizer-nos a nós mesmos:

Por que não eu? Necessitamos aprender a lição de trabalhar por um propósito comum, sem liderança, cada um impulsionado pelo Espírito do Amor, esforçando-nos desde dentro pela elevação física, moral e espiritual do mundo.

Resolução de Conflitos

Mesmo que busquemos a Luz de Cristo interiormente, nossa visão é ainda imperfeita. Portanto, indivíduos que exercem seu direito ao livre pensamento podem encontrar que suas idéias entrem em conflito com as de outros. Que fazer então? Max Heindel estabelece que o poder não dá o direito e que "a vida inofensiva é um pré-requisito absolutamente essencial para a vida de serviço”. A sagrada espada, que simboliza o poder criador no homem, incluído o poder da palavra, nunca deve ser usada para ferir, só para curar e a amabilidade é um ideal pelo qual temos que esforçar-nos. Portanto, os conflitos não se deve resolver pela força. Existe outro método. A espada teve seu reinado na Era de Peixes, mas a ciência (Razão) reinará na Era de Aquário - enfatiza ele sempre. O principio de arbitramento das dificuldades necessita ser estabelecido. e o tato e a diplomacia sempre são melhores que a força. A paz é uma matéria de educação e para consegui-la a gente necessita aprender a tratar aos demais com caridade, com justiça e de maneira aberta, tanto em nível nacional como individual.

Irmandade Universal

Max Heindel afirma que "A Fraternidade está acima das diferenças raciais e se esforça por unir a todos pelo laço do amor." e recomenda que as pessoas pratiquem a Irmandade Universal nunca mencionando ou reconhecendo diferenças de nacionalidade, porque todos somos um em Cristo. Urge a que olhemos mais além das formas diferenciadas que cegam e não deixam ver a inalienável unidade de cada alma com os demais, e a esquecer o aspecto às vezes pouco atraente de nosso próximo e a buscar a essência divina oculta dentro de cada um.

Max Heindel acrescenta que enquanto permaneça atado por laços familiares, nacionais, ou tribais, a pessoa está respondendo ao sangue antigo, às velhas maneiras, que não se podem amalgamar com a Irmandade Universal. Esta só poderá se materializarr quando as pessoas se casem internacionalmente, porque quando existem tantas nações a forma de uní-las é por meio do matrimônio individual.

Que possamos esforçar-nos para alcançar os objetivos da Era de Aquário tal como Max Heindel delineou-nos.

          - Elsa M. Glover, PhD.

 

 

Homepage Literatura Panfletos Oficiais  Temas Rosacruzes   Astrologia   Biblioteca Online  Rosacruzes e Rosacrucianos

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210

Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA

www.rosicrucian.com

www.rosicrucianfellowship.org

(760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)


This Website hosted for free by @MacarloHost.Net

Atualizado em 23 de maio de 2012

All rights reserved

A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.