Irene Gomez Ruggiero

Sra. Irene Gómez Ruggiero

 (+ 15 de setembro de 1991)

Natural do Uruguai, imigrou para o Brasil em 1940, a conselho da Sra. Augusta Foss-Heindel, onde fundou a Fraternidade Rosacruz Max Heindel. Pensadora e Instrutora rosacruz, por excelencia, pode ser considerada a maior divulgadora do idealismo rosacruz de inspiração heindeliana no Brasil. Suas aulas, dentro e fora da Fraternidade Rosacruz, formaram e inspiraram várias gerações no estudo e vivência da Filosofia Rosacruz. Seus alunos, de diversas gerações,  profissões e formações acadêmicas, vinham de todos os bairros da cidade, e a expressão original dessas aulas permanece como uma boa semente na produção intelectual, artística e anímica de todos os que tiveram o privilégio de assisti-las.   Seu ministério ultrapassou fronteiras geográficas e sociais. Ministrou milhares de conferências por diversos estados do Brasil e também em diversos países latino-americanos. Manteve durante várias décadas um programa radiofônico na antiga rádio Copacabana, chamado A VOZ ROSACRUZ. Prestou assistência espiritual a presidiários em institutos penais do Rio de Janeiro, procurando estimular os valores espirituais entre aqueles que a sociedade condena, mas não salva. Promoveu diversos conclaves rosacruzes, promovendo o vegetarianismo e valores aquarianos de resolução de conflitos.  Foi redatora e editora,   durante várias décadas, do CORREIO ROSACRUZ, Jornal Cristão-Espiritualista. Oficiou serviços esotéricos e palestras para adultos e jovens na Escola que estabeleceu, até ser chamada para um trabalho maior nos mundos invisíveis. Todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar sua presença e assistir suas memoraveis aulas são testemunhas de seu profundo conhecimento espiritual, carisma, eloqüência, inquestionável clarividência, raro misticismo e de uma vida consagrada absolutamente ao idealismo rosacruz.

 

 A Visão Espiritual e  os Mundos Invisíveis

 

Que a Paz seja convosco e a Paz seja entre todos nós! Demos graças a DEUS pelo poder da vida, de compreender e servir! 

É com o propósito de podermos auxiliar nas lutas e nos poderes da vida que nos dirigimos a vocês com um sentimento todo fraternal. Não pretendemos ser donos da verdade, pois a verdade é una e indivisível. Apenas para manifestar-se e ser sentida, faz-se divisível a verdade, de acordo com os que podem senti-la e compreendê-la. Um dia, todos chegaremos a esta Verdade, onde mora toda a Paz e toda a alegria. 

Sentir a harmonia infinita sustenta as almas e estas não se sentem separadas. Sentindo-se não muitos, senão como se fosse apenas uma busca do princípio dessa unidade perfeita que transforma e sustém tudo num sentimento amplo da Harmonia Celestial de DEUS. Assim, hoje veremos como é difícil compreender a “visão espiritual”. 

Isto dá lugar a que muitas almas incrédulas pensem que os que sustêm a vida espiritual são uns sonhadores. Ó, invertida realidade! O mundo da ilusão, o mundo fenomenal é este mundo no qual estamos! Graças ao entendimento que temos, já sabemos que este é o mundo da origem dos fenômenos e o mundo real das causas, do qual o Mundo Físico é um espelho obscurecido que apenas se deixa perceber para que a humanidade não esqueça que esta é uma grande escola à qual viemos para aprender. Ao andar por esta escola, no mundo obscurecido, nos é dado observar a beleza das estrelas, porque, nessa ânsia de alcançar as distâncias, vai o Espírito encontrando dentro de si a realidade. 

E, amigos, as estrelas nos mostram de certa forma o mundo da realidade, ao qual se mantêm juntas ou distanciadas, para seguirmos adiante neste mundo ou sofrer. Assim, seremos sempre o resultado do que fomos capazes de alcançar. É preciso sentir que nós estamos vestidos com um Corpo Físico aparente, de matéria do mundo em que habitamos. No Mundo Celeste, as almas também estão vestidas do material do mundo em que vivem. Como vivem num mundo etéreo completamente oposto ao Mundo Físico, não as podemos ver, a não ser que aquele que busca ver tenha conseguido estabelecer em seu interior um contato com o poder das estrelas. O que é o poder das estrelas senão o reflexo de Corpos Luminosos que dirigem este e outros mundos, os planetas? Se bem que alguns destes mundos sejam muito superiores ao nosso em poder de vida e dinamismo. 

Assim, estamos vestidos com um Corpo Físico e nos fazemos visíveis porque nos identificamos com a matéria que estamos usando. Com a morte, desintegra-se este corpo que volta a formar parte do poder químico da vida física, enquanto, na “real” vida, o Espírito já tem preparada a roupagem para usar no mundo invisível. Todos somos visíveis e invisíveis, tal qual nosso mundo. Então, o Espírito se veste com um corpo visível para o mundo em que vai atuar. E deixa de ser visível para o mundo em que cessou sua atuação. É semelhante  a quando um mecânico vai entrar em sua oficina e veste um macacão, algo que o identifica, mas, quando sai ao mundo social, veste outra roupa, relacionada com o ato social a que vai assistir.  

Assim, naturalmente, somos nós em Espírito. O vestido que o Espírito usa no mundo invisível denomina-se do Corpo de Desejos, o qual é invisível para o Mundo Físico e passa a ser realmente vivo, com reações. Apenas é um corpo  mais leve, mais dinâmico e que o impulsiona tão rápido quanto o pensamento. É palpitante, tem o poder dinâmico que não poderia ter de forma nenhuma um ser que tivesse de manifestar-se fisicamente, pois não poderia concentrar-se no trabalho e atuar ao mesmo tempo. Este corpo responde à vibração do Mundo do Desejo. 

Perguntarão os amigos: Todos possuem este corpo? Sim, por isso denominamos: “O Espírito e seus quatro veículos”. Este (Corpo de Desejos) é um veículo do Espírito com o qual se manifestam os que chamamos mortos. Assim, veremos que os mortos estão mais vivos do que nós, no pensamento e desejo, e têm atividade muito maior que um Espírito no Corpo Físico. 

Podemos avaliar, pela imaginação, esta transformação que se identifica de um mundo a outro. O Espírito pode seguir amando sua família, seus amigos. Sim, amigos, nos primeiros tempos, o Espírito não faz outra coisa. Nos primeiros tempos, o Espírito não faz nada mais que permanecer em volta da família, do círculo de amigos, atuando, ou somente pretendendo agir da mesma forma que atuava. Perguntarão: Ama como amava quando tinha seu Corpo Físico? Tudo o que o sentimento irradiou uma vez, já que está no Corpo de Desejos, manifesta-se muito mais amplamente. Pode-se dizer que o sentimento se multiplica, cresce e vem agitado pelo amor daquele que amou.  E o que não amava, e o que era para ele rancor, ódio, inveja, ambição? Isto também se multiplica muitas vezes. E tem uma vantagem sobre esta situação: é que ele pode entrar em casa, e pode vê-lo internamente e externamente, enquanto que, quando estava com o Corpo Físico, só podia ver externamente.  

Mas este Mundo se subdivide em Regiões para quê? Para que os Espíritos atuem dentro das  afinidades do sentimento da ação, e paixão, que envolvem o conjunto de pensamentos e sentimentos. Este Mundo, poderíamos dizer que são “escalas sociais”. Um Espírito que atue muito inferiormente na vida, a morte não lhe tira o estado natural de Espírito pensante; pelo contrário, dá-lhe então a oportunidade de multiplicar o que tem em seu interior. 

Perguntarão: Mas é um perigo? Naturalmente. É o perigo de atuar com aquilo que não se pode ver. Quantas vezes descobrimos que temos nosso coração ocupado com rancores ou ódios, com paixões; é como canais abertos por onde este perigo pode entrar e, de certa forma, impulsionar-nos. Por isso, é perigoso não estar atento com nossa vontade e sobretudo tendo em mente que aquilo que pensamos é produto exclusivo nosso. 

Dirão os amigos: E as almas boas? Os que amam cercam seus amados, acariciam-nos, envolvem-nos e os amparam. Quereis algo mais belo que ver uma mãe que deixou crianças e que vem cuidar delas, pois toda a sua vida vibrava através deste dever! Esta mãe voltará e não quererá sair de seu lar, quererá tratar, amá-lo, ampará-lo, antes de dar-se conta de que nada físico pode fazer. Quando se dá conta, procura inspirar seus familiares, derramar amor, seus cuidados sobre aqueles que vão tomando seus deveres e com quanta alegria a mãe abraça a alma daquele que dedica sua vida àqueles que ela não pode continuar tratando.  

A morte não os separa; somente os tira do Corpo Físico para deixá-los num Corpo de Luz. Eis aqui o Grande Corpo de Luz. O Corpo de Luz faz com que não vejamos. Sim, nós vemos a luz física, a Luz que está adaptada aos nossos olhos, mas a Luz do Corpo de Desejos é uma Luz imensa, uma Luz que obscurece nossa visão física. A luz física é treva perante a Luz de um Corpo de Desejos. Esta Luz vai ofuscando os olhos de nosso mundo. É tão sutil que penetra todos os átomos. E quando dizemos que não há ninguém numa habitação e nosso amado foi-se do mundo e que estamos completamente sós, a Luz está ali. Junto a ele, nosso estado de consciência e nossa materialidade não nos permitem vê-lo, nem senti-lo. Ele está envolvido no Corpo de Luz. 

É muito mais fácil ver estas almas nos primeiros dias após sua partida, nos primeiros meses, porque o Corpo de Luz está aderido à matéria inferior e este é muito mais denso e opaco, porque  a matéria de pecado ainda lhe está aderida e é muito mais fácil, com um pouco de matéria física, poder materializar o Corpo de Desejos e fazer-se visível a nossos olhos e fazer-nos ouvir o que deseja. 

Que a Paz seja convosco e a Paz seja entre todos nós!

- Palestra radiofônica feita ao microfone da Rádio Copacabana, no Programa "A Voz Rosacruz",  16/02/1961

 

 

O homem e seus veículos

 

Representação esquemática dos corpos físico (ou denso), vital (ou etérico), de desejos (ou astral) e mente (ou corpo mental)

durante a vida física. Após a morte do corpo denso ou físico o corpo de desejos assume durante um tempo a forma do corpo físico .

 

  Ilustração  de María Augusta e José María Subirachs, de Asunción, Paraguay.



HOME

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

IRENE GÓMEZ RUGGIERO


Páginas relacionadas

A VOZ ROSACRUZ   Bibliografia e dados biográficos da Sra. Irene Gomez Ruggiero.  Online

HISTÓRIA DE NOSSO CENTRO   Online

FOTOS HISTÓRICAS    Online

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

 

 Os  Símbolos Bíblicos à Luz da Filosofia Rosacruz

Irene Gomez Ruggiero

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org