Irene Gomez Ruggiero

Sra. Irene Gómez Ruggiero

 (+ 15 de setembro de 1991)

Natural do Uruguai, imigrou para o Brasil em 1940, a conselho da Sra. Augusta Foss-Heindel, onde fundou a Fraternidade Rosacruz Max Heindel. Pensadora e Instrutora rosacruz, por excelencia, pode ser considerada a maior divulgadora do idealismo rosacruz de inspiração heindeliana no Brasil. Suas aulas, dentro e fora da Fraternidade Rosacruz, formaram e inspiraram várias gerações no estudo e vivência da Filosofia Rosacruz. Seus alunos, de diversas gerações,  profissões e formações acadêmicas, vinham de todos os bairros da cidade, e a expressão original dessas aulas permanece como uma boa semente na produção intelectual, artística e anímica de todos os que tiveram o privilégio de assisti-las.   Seu ministério ultrapassou fronteiras geográficas e sociais. Ministrou milhares de conferências por diversos estados do Brasil e também em diversos países latino-americanos. Manteve durante várias décadas um programa radiofônico na antiga rádio Copacabana, chamado A VOZ ROSACRUZ. Prestou assistência espiritual a presidiários em institutos penais do Rio de Janeiro, procurando estimular os valores espirituais entre aqueles que a sociedade condena, mas não salva. Promoveu diversos conclaves rosacruzes, promovendo o vegetarianismo e valores aquarianos de resolução de conflitos.  Foi redatora e editora,   durante várias décadas, do CORREIO ROSACRUZ, Jornal Cristão-Espiritualista. Oficiou serviços esotéricos e palestras para adultos e jovens na Escola que estabeleceu, até ser chamada para um trabalho maior nos mundos invisíveis. Todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar sua presença e assistir suas memoraveis aulas são testemunhas de seu profundo conhecimento espiritual, carisma, eloqüência, inquestionável clarividência, raro misticismo e de uma vida consagrada absolutamente ao idealismo rosacruz.

 

O  FOGO  DO  CRISTO  CÓSMICO

"A Luz Branca do Sol contém as sete cores do espectro. O ocultista, porém, vê até doze cores existindo cinco entre o vermelho e o violeta, além do vermelho, laranja, amarelo, verde, etc., do espectro visível. Quatro dessas cores são totalmente indescritíveis, mas a quinta - isto é, a que se encontra no meio das cinco - tem a cor da flor do pessegueiro recém aberta. Esta é a cor do corpo vital. Os clarividentes treinados que a descrevem como azul acinzentado ou vermelho acinzentado, etc., estão tentando descrever uma cor que não tem equivalente no Mundo Físico, pelo que se vêem obrigados a usar o símile que lhes parece mais aproximado na nossa linguagem."

- Max Heindel

 

O Fogo Universal é “frio” enquanto permanece adormecido na rocha e no espaço cósmico. É também “frio”, ainda, no reino vegetal, muito embora tenha, para a visão etérea, a aparência de uma chama. Não uma chama que arde e salta, mas um firme resplendor rosa pálido cercado de uma orla azul bem claro, coloração que caracteriza o Éter de Vida no reino vegetal.

Nos animais e no homem, assume um tom rosa ou vermelho mais profundo, porque, assim como a irradiação de energia das partículas atômicas não é visível ao olho humano, embora exista, assim também a “cor” dos animais de sangue frio e o das plantas não é percebido pelos sentidos humanos comuns.

O Fogo “frio” do espaço se manifesta como cor e é sentido como tal pelo sistema sensorial humano.

O aspecto “cor” do Éter de Vida no corpo humano é realmente uma propriedade conferida pela atividade de forças que operam no polo positivo do Éter de Vida, do qual nos ocuparemos neste artigo. Não que separemos o Éter de Vida do Éter Químico, como tampouco podemos separar completamente o Éter Luminoso e o Éter Refletor. Todos os éteres agem e reagem entre si.

Assim como a cor está associada à luz solar na esfera comum da visão, para a visão etérea a  cor associa-se ao magnetismo do corpo.

As cinco cores especializadas pelos Éteres, que vão do violeta ao vermelho em um círculo cromático, não se encontram no espectro solar conhecido pela visão comum, nem tampouco no arco-íris, que é a luz solar refratada. Estas cores vão desde o ultravioleta ao infravermelho, passando pelo púrpura e pelo magenta, que é a cor da flor de pessegueiro.

Ainda que não se encontrem no espectro solar, estas cores são  verdadeiramente primárias no Mundo do Desejo, e são, ainda, a cor da Força Vital, como é vista no Éter de Vida do corpo humano.

Max Heindel diz que esta tonalidade nem sempre é descrita em termos idênticos por aqueles que a vêem. Ele mesmo denomina-a “azul-cravo” ou “púrpura-cravo”.

É a expressão do Espírito de Vida Universal, como já foi dito. E sendo, pois, um Éter de Vida, só se manifesta nos vegetais, nos animais e no homem; não no reino mineral.

Como dissemos que os éteres são inseparáveis, mencionaremos algo sobre o Éter Químico: caracteriza-se pela cor azul ou índigo bem profundo, aproximando-se do púrpura escuro, às vezes quase negro!

Outras cores podem também aparecer nestes dois éteres, mas as mencionadas são as tonalidades básicas.

Quando o éter solar flui através do baço e se refrata no átomo-semente do Corpo Vital, no plexo solar, circula através do corpo, de modo que todo átomo corpóreo, tanto físico como etéreo, recebe seu estímulo. As forças excedentes irradiam-se então para fora, em linha, agora cor de rosa.

Este éter é visto como chuva magnética e não como luz solar, caindo através do espaço, tanto em densa obscuridade quanto em plena luz. Por isto, a ciência oculta o classifica de Éter de Vida.

Conforme o Ego progrida na evolução, especializa cada vez maior quantidade deste fluido magnético cósmico.

 

 



HOME

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

IRENE GÓMEZ RUGGIERO


Páginas relacionadas

A VOZ ROSACRUZ   Bibliografia e dados biográficos da Sra. Irene Gomez Ruggiero.  Online

HISTÓRIA DE NOSSO CENTRO   Online

FOTOS HISTÓRICAS    Online

 

 

 http://commons.wikimedia.org/wiki/Prunus_persica

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

 

 Os  Símbolos Bíblicos à Luz da Filosofia Rosacruz

Irene Gomez Ruggiero

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska