Irene Gomez Ruggiero

Sra. Irene Gómez Ruggiero

 (+ 15 de setembro de 1991)

Natural do Uruguai, imigrou para o Brasil em 1940, a conselho da Sra. Augusta Foss-Heindel, onde fundou a Fraternidade Rosacruz Max Heindel. Pensadora e Instrutora rosacruz, por excelencia, pode ser considerada a maior divulgadora do idealismo rosacruz de inspiração heindeliana no Brasil. Suas aulas, dentro e fora da Fraternidade Rosacruz, formaram e inspiraram várias gerações no estudo e vivência da Filosofia Rosacruz. Seus alunos, de diversas gerações,  profissões e formações acadêmicas, vinham de todos os bairros da cidade, e a expressão original dessas aulas permanece como uma boa semente na produção intelectual, artística e anímica de todos os que tiveram o privilégio de assisti-las.   Seu ministério ultrapassou fronteiras geográficas e sociais. Ministrou milhares de conferências por diversos estados do Brasil e também em diversos países latino-americanos. Manteve durante várias décadas um programa radiofônico na antiga rádio Copacabana, chamado A VOZ ROSACRUZ. Prestou assistência espiritual a presidiários em institutos penais do Rio de Janeiro, procurando estimular os valores espirituais entre aqueles que a sociedade condena, mas não salva. Promoveu diversos conclaves rosacruzes, promovendo o vegetarianismo e valores aquarianos de resolução de conflitos.  Foi redatora e editora,   durante várias décadas, do CORREIO ROSACRUZ, Jornal Cristão-Espiritualista. Oficiou serviços esotéricos e palestras para adultos e jovens na Escola que estabeleceu, até ser chamada para um trabalho maior nos mundos invisíveis. Todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar sua presença e assistir suas memoraveis aulas são testemunhas de seu profundo conhecimento espiritual, carisma, eloqüência, inquestionável clarividência, raro misticismo e de uma vida consagrada absolutamente ao idealismo rosacruz.

 

A Saúde da Alma

 

 

Que a Paz seja convosco e a Paz seja entre todos nós! Demos graças a DEUS pelo poder da vida de compreender e servir! 

Amigos, falarei hoje sobre a saúde da alma, a saúde da alma como essencial força do Espírito. 

O Espírito é uno e absoluto em si. Apenas tão sutil e diáfano, inimaginável por nós, mantém-se em um poder abstrato e dali pode ele estender-se a todos os nossos sentidos e emoções. Por isso, o Espírito tem alma, mas a alma não é em si o Espírito, como o Corpo Físico não é o Espírito e também não é a alma. 

A alma é aquela força que se vai amalgamando através da evolução consciente. Houve tempo em que não tínhamos alma e agíamos instintivamente. Não tínhamos razão, não sabíamos distinguir entre o mal e o bem. Hoje, graças ao poder infinito da evolução, possuímos Espírito e esse Espírito possui uma alma. A alma é a força do Espírito através da evolução. 

Quando não tínhamos consciência, porque não tínhamos o poder mental, que é o último Corpo do Espírito, agíamos por instinto e, por instinto, não tínhamos noção do exato e também muito pouca noção do belo. O belo, podia-se dizer, consistia na força. Portanto, mais belo era um ser quanto mais força muscular possuía. 

Hoje, através da evolução, quanto mais alma, mais sensível, quanto mais sensível mais sede de Amor. 

Nos tempos passados, havia a sede de luta, a luta do poder da alma que não existia, dessa alma instintiva, diríamos, dessa força que o Espírito precisava desenvolver. Ao percorrer os dias evolutivos, o mistério sensível de todo o nosso ser -  corpo e alma  -  foi adquirido numa vibração lentíssima e com ela um sentido de beleza e uma ânsia infinita de transpor os umbrais da luz. 

Por que não foi sempre assim? Pelo simples motivo de o Espírito não possuir alma. 

E que é a alma para o Espírito? É como o coração para o Corpo Físico; é a força onde palpita, onde sente, onde se expande, onde alegre ou triste palpita essa alma. Quanto  mais sensível o Espírito, quanto mais evoluída uma criatura, mais sensível é a vibração da alma. Costuma-se dizer: Sinto mesmo as correntes dessa alma, sinto o calor, sinto o Amor que me envolve, sinto a ânsia de estar perto dessa alma. 

Será, amigos ouvintes, que compreendestes o poder da alma? É verdade que uma criatura não consegue se omitir quando sentiu profundamente a alma de outra. É que essas almas têm correntes afins. É uma força que vinha se compenetrando e fundindo através dos laços de duas almas, isto no sentido superior da alma, pois, quando se sentiu a alma, deixou-se de sentir o corpo. Dirão os amigos, como pode haver sensação deixando de sentir o corpo? 

Havendo deixado de sentir as forças do corpo, deixa-se de sentir o desejo inferior. Há, então, um sentido de pureza, um sentido de Amor tão elevado e tão superior que parece como se DEUS  mesmo nele estivesse. É a alma, a alma enriquecida pelas forças do Amor. Uma alma rica não poderá ser nunca lei, não poderá ser nunca dura, não poderá ser nunca áspera, porque a alma é constituída de toda a força da beleza, da Luz e do Amor. Eis, então, quanta necessidade do mundo inteiro, de todos os seres cultivarem a beleza da alma na força do Amor. 

Tereis visto, amigos, que o Amor é o mais poderoso de todos os dons. É verdade que DEUS criou por Amor e que magnânima é a obra de DEUS! É inconcebível por nós, mas é visível a nossos olhos a grandeza imortal desse Amor de DEUS. 

DEUS, em princípio, criou almas para que se sentissem na beleza e na profundeza desse Amor, mas nós, que estávamos despidos de alma e que éramos a força de uma floração de carne, perdemo-nos  e vivemos no marasmo da dureza de nosso ser. Adquirimos instintos, não suportamos (desde o ser vivo de DEUS) que fôssemos de certa forma como os anjos. Mas, no Mundo Físico, vestindo roupas ou um corpo de carne tornou-se quase impossível que esta “roupagem” não nos governasse, que a carne não nos seduzisse. A alma é imortal, a alma é um poder que absorve o Espírito. Este, uma vez deixada a Terra e entrado nos mundos supra-físicos, absorve esta alma, e a absorve como força de Amor, como uma força poderosa para crescer em glórias a DEUS. 

Isto, amigos, é a alma. É comum dizer: “Esta alma, aquela alma”. Sim, é a sede da própria criatura humana em ânsias de possuir uma alma. Quantas vezes queremos uma alma irmã, quantas vezes sonhamos com o desconhecido, quantas vezes desejamos estar tão perto de uma alma, amigos! 

Mas a alma nos envolve e nos sustém, ela nos faz valentes e nos dá força de titãs. Quando toda essa força de nosso ser está dirigida na magnitude da glória para uma alma, a alma se constrói. Tudo o que temos sentido de útil e que transcende o interesse vai-se amalgamando na alma, e as almas são poderes de um Espírito. 

Quando um Espírito possui uma forte alma, grande missão tem a cumprir porque já tem valores próprios e já trabalhou sua riqueza imortal. Esses Espíritos que vão construindo uma alma, vão-se convertendo em senhores da evolução. 

As almas são invulneráveis; a elas, nenhum mal físico pode atingir. As almas não podem sofrer de nenhuma forma concreta, mas, como têm saúde, também têm doença. Há almas que adoecem, e a doença da alma é algo muito difícil de curar. Só outra alma pode curá-la, outra alma que possua as mesmas correntes com afinidade na alma. E quando a alma adoece, como poderá haver saúde?  Quando a alma adoece, vai paulatinamente adoecendo todo o nosso ser. E há doenças que não são do físico; há doenças que começaram na alma. Por isso, a ciência é impotente diante da alma, não tem como tratá-la. 

Mas as almas que conhecem o impalpável, que se banham na Luz da Alma Universal, conhecem o tom, conhecem a força, conhecem o alimento e o medicamento para as almas doentes. 

Oh! Há almas doentes de tristeza, há almas que se afligem no secreto silêncio de si e logo tudo de dobra, tudo murcha, tudo perde o seu valor, até mesmo a vida vai perdendo os encantos e, por mais beleza que tenham as estrelas, por mais que brilhe o Sol, a alma adoece, vai apagando e, como, vai apagando, não tem jamais com que viver 

Tratai, amigos, que nenhuma doença lhes atinja a alma. Tratai de ser alegres, tratai de viver positivamente, tratai de ser otimistas, tratai de pensar que dessa forma. Confiando no Mundo Celeste e nas Forças Eternas da Alma Universal podeis ressuscitar as forças de vossa alma. Que nunca vos adoeça a alma, porque a doença da alma é algo mais que doloroso, é algo maior que perder tudo, é muito mais que perder o mundo todo se não se tem a força e a vida da alma. 

Amigos, cuidai de vossa alma, dai-lhe alimento puro, enchei-a de Amor, transmiti, por todo o vosso ser, a alegria da vida, dai graças a DEUS pelo poder de compreender e deixai que vossa alma cresça. Buscai a vossa alma, irmão, senti as correntes do Amor de vossa alma irmã. Então, diante destas forças, o mundo será pequeno e os obstáculos deixarão de existir e a própria morte será a vida eterna na saúde e na força da alma. 

Amigos todos, a Paz seja convosco e a Paz seja entre todos nós!

- Palestra radiofônica feita ao microfone da Rádio Copacabana, no Programa "A Voz Rosacruz",  25/04/1961



HOME

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

IRENE GÓMEZ RUGGIERO


Páginas relacionadas

A VOZ ROSACRUZ   Bibliografia e dados biográficos da Sra. Irene Gomez Ruggiero.  Online

HISTÓRIA DE NOSSO CENTRO   Online

FOTOS HISTÓRICAS    Online

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

 

 Os  Símbolos Bíblicos à Luz da Filosofia Rosacruz

Irene Gomez Ruggiero

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org