O PROCESSO EVOLUTIVO E O CICLO ANUAL COM CRISTO

Roberto Gomes da Costa


 

Quando visitamos o Templo em Mount Ecclesia podemos observar que o painel de Leo está colocado na parede oeste do Santuário, por sobre o Altar contendo o Emblema Rosacruz. O simbolismo do Templo (1) nos diz que “Leão é o signo do Cristo levantado e o emblema do desenvolvimento espiritual. Leão representa o caminho da Iniciação por meio do coração. O caminho Rosacruz da Iniciação se inicia na porta do intelecto sob o signo mental de Aquário (porta oriental do Santuário do Templo) e  conduz à liberação no altar do coração sob o domínio da Hierarquia de Leão.”

Esta posição proeminente de Leão como a meta de nossas aspirações no caminho da Iniciação estabelece um padrão que pode ser também reconhecido no Processo Evolutivo e no ciclo anual com Cristo.

Para identificar esse padrão, focalizaremos nossa atenção no esquema evolutivo, especialmente no período de tempo devotado à aquisição de auto consciência  e à construção dos veículos por meio dos quais o espírito manifesta-se no ser humano, e  o compararemos ao ciclo anual com Cristo.

Diz o Conceito Rosacruz do Cosmo (2) que, no Período de Saturno, durante sua primeira revolução, os Senhores da Chama ou a Hierarquia de Leão, trabalhando sobre o homem, de sua livre vontade, tiveram sucesso na implantação, na vida em evolução, do germe que deu lugar ao nosso presente corpo denso. Também, no meio da sétima revolução deste mesmo período, a mesma Hierarquia de Leão despertou o mais alto princípio espiritual na humanidade – o Espírito Divino.

O trabalho do Período de Saturno começou e terminou no Mundo do Espírito Divino por meio dos globos A e G. Esta região foi a mais elevada das regiões alcançadas pelos sete globos manifestados durante o esquema evolutivo.

Similarmente, considerando agora o ciclo anual com Cristo, depois que o Sol atinge a sua declinação setentrional máxima e transita pelo signo de Leo, Cristo ascende ao Reino Espiritual do Espírito Divino, conhecido biblicamente como o Trono do Pai. Durante este trânsito sob a supervisão dos Senhores da Chama  e unido com o Poder do Pai, o Senhor Cristo trabalha com o supremo poder do Amor, nota chave da Hierarquia de Leão e a força estabilizadora da Terra(3).

Prosseguindo com a análise do período involutivo, duas outras hierarquias trabalharam sobre a humanidade no segundo período de manifestação – o Período Solar – as Hierarquias de Virgem e Câncer, vizinhos da Hierarquia de Leão no círculo zodiacal.

Na primeira revolução do Período Solar,  ambas as Hierarquias de Leão  e de Virgem  conjuntamente reconstruíram o corpo denso germinal.

Os Senhores da Sabedoria (Virgem), que não eram tão altamente evoluídos como os Senhores da Chama, trabalharam para completar sua própria evolução. Começaram o trabalho próprio do Período Solar, irradiando deles mesmos o gérmen do corpo vital, durante a segunda revolução desse período. Na sexta revolução do período, os Querubins (a Hierarquia de Câncer), surgiram para despertar o segundo aspecto do tríplice espírito no homem – o Espírito de Vida.

A mais elevada região atingida pelos globos ( no caso, globos A e G), durante o Período Solar, foi o Mundo do Espírito de Vida. Similarmente, durante o ciclo anual com Cristo, o Mundo do Espírito de Vida é por Ele visitado durante os meses solares de julho (Câncer) e setembro (Virgem).

O trabalho realizado pelas Hierarquias de Virgem e Câncer no nosso corpo vital e em sua contraparte espiritual, o Espírito de Vida, foi preenchido com as mais puras vibrações e teve uma decisiva influência na construção dos correspondentes arquétipos de acordo com as características dessas Hierarquias.

As notas chave de Virgem são Serviço e Sacrifício. Os Querubins são os guardiões de todos os lugares santos dos Céus e da Terra, guardando também o grande mistério da Vida. O destino da humanidade é, portanto, luminosos e glorioso .na medida em que nos mantenhamos no caminho adequado, vivendo uma vida de serviço e de pureza, seguindo os padrões implantados pelas Hierarquias de Virgem e de Câncer no átomo-semente do corpo vital e em sua contraparte, o Espírito de Vida.

 A Escola Rosacruz nos ensina a aprender esta magnífica lição de serviço e pureza, especialmente através da participação no processo de cura. Podemos ler no ritual do Serviço de Cura (4):

“Não será possível irradiar uma força curadora pura e forte se não mantivermos limpos e puros os nossos corpos e as nossas mentes.(...) Quando uma pessoa está intensamente absorvida em fervorosa súplica a um poder superior, sua aura assume uma forma afunilada que se assemelha à parte inferior da tromba d’água. É lançada no espaço a grande distância e estando sintonizada com as vibrações de Cristo no Mundo do Espírito de Vida interplanetário, atrai para si uma força divina que entra na pessoa ou no grupo de pessoas e anima o pensamento-forma que eles criaram.”

O terceiro período de manifestação foi o Período Lunar. Depois do trabalho realizado durante as primeiras duas revoluções desse período, para adaptar os corpos denso e vital a terem uma interface com o germe de um novo veículo a ser dado à humanidade, o corpo de desejos, os Senhores da Individualidade {a Hierarquia de Libra), começaram o trabalho próprio do  período, durante a terceira revolução. Eles ajudaram o ser humano a se apropriar e construir um corpo de desejos germinal. Os Senhores da Individualidade trabalharam sobre e com a humanidade para  completarem sua própria evolução.

Durante a quinta revolução do Período Lunar os Serafins (a Hierarquia de Gêmeos), despertaram o terceiro aspecto do Espírito – O Espírito Humano.

No Período Lunar, os globos A e G atingiram a Região do Pensamento Abstrato, o mais alto dos planos atingidos pelos globos nesse período. Similarmente, durante o mês solar de junho (Gêmeos), o Senhor Cristo passa ao Terceiro Céu, isto é, a Região do Pensamento Abstrato. Esta é a mais alta esfera do ciclo de reencarnação atingido pela humanidade em seu presente estágio evolutivo.

Durante o mês de junho, Cristo torna-se o Canal para as radiações emitidas pelos Serafins. Ele os contata através do Espírito Santo. Uma das palavras chave dos Serafins é atividade. Também é a palavra chave do Espírito Santo(3).

Sabemos da Filosofia Rosacruz que o corpo de desejos, a contraparte do Espírito Humano, nos proporciona os incentivos para a ação. No entanto, temos de aprender a controlar essa força, por vezes vandálica e ingovernável.

Quando o Sol entra em Libra, o Sublime Cristo toca a superfície externa de nosso planeta. A grande lição a ser aprendida de Libra  é o desenvolvimento do poder do discernimento e da capacidade de distinguir entre o real e o irreal e o verdadeiro do falso, de modo a superar as ilusões criadas pelo corpo de desejos e controlá-lo(3).

No quarto período evolutivo, o Período Terrestre, a humanidade recebeu o gérmen da mente, por meio do trabalho da Hierarquia de Sagitário, os Senhores da Mente. Este estágio marca o nascimento do indivíduo.

As humanidades dos períodos anteriores (Saturno, Solar e Lunar), respectivamente os Senhores da Mente, os Arcanjos e os Anjos estão trabalhando com os Espíritos Virginais, a Hierarquia de Peixes, durante o Período Terrestre. Estão sendo assistidos pelos Senhores da Forma (a Hierarquia de Escorpião), à qual foi dada responsabilidade sobre o Período Terrestre.

Durante novembro (mês solar de Escorpião), a força de Cristo permeia o Mundo dos Desejos. O Raio Dourado de Cristo quando passa por Escorpião representa um tempo de transmutação. Transmutação é a palavra chave dominante de Escorpião. O Raio Dourado de Cristo penetra ainda mais profundamente na Terra quando o Sol transita por Sagitário e os Reinos Internos tornam-se intensamente luminosos com Sua Luz gloriosa. A força de Cristo chega ao coração da Terra no solstício de dezembro (Capricórnio). Este evento marca a Noite Santa do ano, quando uma calma e uma paz profundas penetram o mundo inteiro. Quando o Sol transita por Aquário o Senhor Cristo centra Sua atividade no reino etéreo. Durante o mês em que o Sol transita por Aquário os éteres superiores tornam-se luminosos à medida que a força de cristo está se elevando para a superfície da Terra, em preparação para Sua liberação triunfal na Páscoa. As forças dos dois éteres superiores estão se tornando cada vez mais potentes  em seus efeitos sobre a humanidade, com a proximidade da Idade de Aquário (3).

Conforme mencionado no início deste artigo, Aquário é a porta de entrada para o Caminho Rosacruz da Iniciação. Os dois éteres superiores podem conduzir as forças para o desenvolvimento das faculdades de observação e de discernimento, importantes requisitos para a construção do corpo-alma. Porém, o desenvolvimento dessas faculdades não é suficiente para prosseguir no Caminho da Iniciação. O coração, regido por Leo, deve estar profundamente envolvido. O ideal de Aquário está mostrado em seu signo oposto, Leão, e suas notas chave são: Amor e Luz.

“Deus é Luz. Se andamos na Luz, como Ele está na Luz, seremos fraternais uns com os outros”.

- Roberto Gomes da Costa, Rio de Janeiro, 2008.

 


Bibliografia

(1)  A Probationer, “Temple Symbolism”, Part II, Rays from the Rose Cross, vol 88, nº 4, July – August 1996, pgs 30-37.

(2)  Max Heindel, “The Rosicrucian Cosmo Conception, Part II – Cosmogenesis and Anthropogenesis, Capítulos VI a XII.

(3)  Corinne Heline, “Bible Interpretation”, Mystery of the Christos, vol VII, parts III e V.

(4)  Healing Service Form, The Rosicrucian Fellowship.


 


 

Título

Ano

Idioma

O Processo Evolutivo e o Ciclo Anual com Cristo

2005

Português

Construindo para o Futuro

2008

Português

Evolucionismo X Criacionismo

2005

Português

A Filosofia Rosacruz como base esotérica da Astrologia

2005

Português

Encontro de Natal - Palavras iniciais

2006

Português

Mensagem Esotérica de Páscoa

2007-08

Português

Alimentar, Curar e Ensinar: Os Três Exemplos deixados por Cristo e o Domínio do Corpo de Desejos

2007

Português

A Convergência espiritual dos diferentes grupos  que evoluem sobre a Terra e o advento da era cristã de Fraternidade Universal

2007

Português

Padrões da Evolução

2007

Português

 Páginas relacionadas

A VOZ ROSACRUZ    Online

HISTÓRIA DE NOSSO CENTRO   Online

FOTOS HISTÓRICAS    Online

 

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis

internacionais de copyright e propriedade industrial e pertencem aos seus respectivos fabricantes e proprietários.