Construindo para o Futuro

Roberto Gomes da Costa


Todos os Estudantes da Filosofia Rosacruz sabem das dificuldades que envolvem a realização de aspirações espirituais. Surgem dramas de consciência, porque muitas vezes não nos sentimos capazes de viver de acordo com os elevados e nobres ideais que perseguimos. Muitos até acham que seria mais honesto abandonar a doutrina e voltar para a vida comum.

A explicação para esse estado de conflito interno está no fato de que nosso ser, formado por corpo, alma e espírito, está longe de ser um todo homogêneo. Há em nós duas naturezas distintas, uma vinculada à vida material e outra à vida espiritual. Houve uma época em que só éramos conscientes dos Mundos Superiores, durante a época Lemúrica e vivíamos todos em perfeita harmonia, respeitando a Natureza e ainda capazes de proferir a Palavra Criadora. Sentíamo-nos como parte de um todo. Mas foi necessário, para nosso progresso como indivíduos, quando já dispúnhamos da mente, que a nossa consciência descesse até a Região Química e, sob a guarda dos Anjos, estávamos passando por essa transição, quando houve a interferência dos Anjos Lucíferes. Essa transição de consciência deu-se então em ritmo muito rápido, antes que estivéssemos preparados. Essa transição rápida nos tornou muito enamorados do Mundo Físico e de suas sensações e passamos a viver uma vida materialista por essência, com o total adormecimento da natureza espiritual.

Assim, é natural que, na maioria das vezes, os estudantes venham de uma situação em que, em sua existência, não havia lugar para aspirações espirituais. A natureza espiritual estava, portanto, adormecida, e assim vivíamos em paz. Mas um dia, a natureza espiritual é despertada e então começa a luta interior que só termina quando a personalidade sucumbe ante o Eu Superior e se obtém outra paz, que supera tudo o que conhecíamos.

Enquanto esse estado de luta interior permanece continuamos, como diz Paulo, a fazer o mal que não desejávamos e a não fazer o bem que queríamos. E não nos resta nada a fazer senão seguir adiante, pois esse é o nosso destino, já que a natureza espiritual é permanente e a material é sempre transitória, vinculada a uma determinada vida. Somos, de fato, peregrinos na Terra.

Já que esse é o nosso destino, por que então não nos prepararmos permanentemente para essa realização? O conhecimento da Filosofia Rosacruz pode bem nos ajudar nesse esforço.

A idéia de planejar para o futuro nem é uma idéia nova para o mundo material. Fazemos isso em relação às nossas carreiras profissionais e em relação às nossas vidas pessoais, tanto individual como coletivamente. O elemento novo sendo introduzido é o horizonte a ser contemplado. Se aceitamos as leis do Renascimento e de Causa e Efeito, por que não considerar um horizonte de tempo que contemple também as próximas vidas, especialmente a próxima?

Sabemos do estudo da Filosofia Rosacruz que, após a morte do corpo físico, o Ego passa por várias avaliações de sua vida anterior visando à incorporação dos valores obtidos nas experiências vividas ao seu patrimônio espiritual, como alma. Os valores  conquistados são a consciência, através da purgação de seus erros, no Purgatório (Regiões inferiores do Mundo do Desejo) e as virtudes resultantes de seu reto proceder, na estada no Primeiro Céu (Regiões superiores do Mundo do Desejo).

Após essa incorporação de valores, feita no Mundo de Desejos, o Ego chega ao 2º Céu (a Região do Pensamento Concreto), onde irá preparar o ambiente  e as condições de sua próxima vida, trabalhando sobre os arquétipos envolvendo o ambiente em que irá viver, a sua fauna e a sua flora, de modo a encontrar, quer individual ou coletivamente, um ambiente adequado às suas necessidades evolutivas. O Ego também trabalhará sobre suas qualidades morais, com as quais enfrentará sua próxima existência.

Mas tudo isso será feito exatamente de acordo com a maneira pela qual tenhamos vivido aqui, na atual existência. Não nos esqueçamos que a mente, o veículo restante de sua personalidade anterior que será usado no 2º Céu para esse trabalho, é o mesmo veículo que dispúnhamos aqui na Terra. Portanto, os valores, hábitos e práticas cultivados em nossa vida anterior serão a base para o trabalho a ser realizado no 2º Céu, com a matéria fluida e maleável da Região do Pensamento Concreto, com tanta maior eficácia quanto mais esses valores, hábitos e práticas estejam identificados com a espiritualidade.

Durante nossa existência no Mundo Físico vivemos muitas experiências que nos trouxeram dores, doenças e dissabores e procuramos entender suas causas e razões ainda aqui nesta vida, através do exercício de retrospecção feito à noite, antes de dormir, nos antecipando ao que iremos vivenciar no Mundo dos Desejos, conforme acima comentado. A consciência resultante de como proceder corretamente para evitar a repetição desses problemas deve ser cultivada e aprimorada, mesmo que seus efeitos não se observem ainda na atual vida.

Muitas coisas deixamos de fazer e lamentamos não termos tido condições para cumpri-las. Vale a pena então nos esforçarmos em idealizar as melhores condições para essa realização, pois isso será um excelente ponto de partida para o trabalho no 2º Céu no tocante a essas coisas que não realizamos.

Os valores, hábitos e práticas positivos que adquirimos nesta vida são, em contrapartida, um forte ponto de apoio paro o trabalho de preparação da próxima existência.

A nossa vida, quer na Terra, quer nos Mundos Invisíveis é, a rigor, uma sucessão de escolhas. A dualidade está indelevelmente vinculada ao Ego, desde que os Serafins, a Hierarquia de Gêmeos, despertaram o Espírito Humano e os Senhores da Individualidade, a Hierarquia de Libra, nos concederam o gérmen do Corpo de Desejos. Os respectivos signos são de natureza dual, por excelência. Esse processo de escolha é, portanto, contínuo e não precisa ser interrompido na transição de nossa consciência da Região Química para as regiões superiores.

Além dos aspectos comentados, há uma vantagem adicional para aqueles que já transitam para o final de sua existência na chamada terceira idade. É muito comum encarar esse final de vida como uma espera para o desenlace, pois reduzem-se ou terminam as perspectivas profissionais, os descendentes já estão criados e normalmente vivendo em outros domicílios, além dos problemas de saúde que se agravam com o avanço da idade. Os mais velhos acabam muitas vezes se entregando ao ócio ou entram em depressão, com um marcante sentimento de inutilidade, que acaba acelerando a partida deste mundo.

Com essa nova visão de futuro que inclui as vidas que ainda virão, o vazio e a falta de perspectivas podem ser substituídos por uma nova atividade de preparação para esse futuro expandido, como se não houvesse nenhuma descontinuidade na existência. Essas atividades de preparação devem ser desenvolvidas como se estivéssemos de mudança para outro país, corrigindo aquilo que consideramos falho em nosso caráter e aperfeiçoando o que de melhor já conquistamos. Devemos para isso aproveitar as oportunidades que se apresentarem diante de nós, principalmente se essas oportunidades representam novos desafios ou aspectos ainda não contemplados em nossa experiência anterior. Assim, as escolhas continuam diante de nós em todos os momentos, mesmo na idade avançada. Podemos definir um ideal a ser seguido nesta e nas próximas vidas e fazer nossas escolhas de acordo com esse ideal.

Em relação a nossa vida futura há uma importante escolha a fazer quando estivermos no Terceiro Céu (Região do Pensamento Abstrato). Apresentar-se-á para nós uma visão futura da vida na Terra, em quadros dispostos  na mesma ordem em que ocorrerão. O Ego escolhe então uma vida, dentre uma série. Uma vez escolhida essa vida, não poderá mudar de opinião e escolher outra. Daí a conveniência de começar esse preparo desde a vida atual.

Para encerrar, cabe citar como um magnífico exemplo de escolha a que nos mostra Max Heindel, aquela a ser feita ao final da trajetória evolutiva na Terra, quando os Iniciados que já passaram pelas Iniciações Menores e Maiores terão que escolher: ou ficarem aqui na Terra, ajudando seus irmãos menores ou irem para Júpiter, entrando por seus satélites até chegar a esse planeta para preparar as condições sob as quais a humanidade deverá evoluir no futuro Período de Júpiter. Por que não pensar desde já sobre essa escolha?

 


FRATERNIDADE ROSACRUZ MAX HEINDEL

Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Palestra de 17 de agosto de 2008, por Roberto Gomes da Costa, Irmão Probacionista.

BIBLIOGRAFIA:

- Max Heindel, Cartas aos Estudantes de números 69 e 70.

- Max Heindel, Filosofis Rosacruz em Perguntas e Respostas, Vol II, Pergunta nº  77.


 

Título

Ano

Idioma

O Processo Evolutivo e o Ciclo Anual com Cristo

2005

Português

Construindo para o Futuro

2008

Português

Evolucionismo X Criacionismo

2005

Português

A Filosofia Rosacruz como base esotérica da Astrologia

2005

Português

Encontro de Natal - Palavras iniciais

2006

Português

Mensagem Esotérica de Páscoa

2007-08

Português

Alimentar, Curar e Ensinar: Os Três Exemplos deixados por Cristo e o Domínio do Corpo de Desejos

2007

Português

A Convergência espiritual dos diferentes grupos  que evoluem sobre a Terra e o advento da era cristã de Fraternidade Universal

2007

Português

Padrões da Evolução

2007

Português

 Páginas relacionadas

A VOZ ROSACRUZ    Online

HISTÓRIA DE NOSSO CENTRO   Online

FOTOS HISTÓRICAS    Online

 

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis

internacionais de copyright e propriedade industrial e pertencem aos seus respectivos fabricantes e proprietários.