EVOLUCIONISMO X CRIACIONISMO

Roberto Gomes da Costa


 

Recentemente, em um dos jornais de maior circulação do Brasil surgiu a notícia de uma polêmica, que vem crescendo ultimamente, sobre a origem das espécies. Apesar de sua ampla aceitação, especialmente nos meios científicos, a teoria da evolução, conforme exposta por Darwin, vem sendo fortemente questionada nos meios religiosos, por aqueles que não admitem que a Criação do Universo não seja considerada um projeto divino. Essa corrente de protesto é chamada modernamente de criacionismo. Os evolucionistas acham que essa reação é um retrocesso, especialmente porque, à semelhança do que já se fez no passado, essa polêmica já atinge as salas de aula.

Do ponto de vista da Filosofia Rosacruz, as posições extremas defendidas pelos evolucionistas e criacionistas podem ser aproximadas, desde que se admita que a criação e o desenvolvimento do universo é um projeto da mente divina e a evolução é um fato decorrente desse projeto. O grande problema para a ciência é que ela não admite causas ou forças que não possam ser medidas e quantificadas e na raiz do projeto divino estão causas não mensuráveis pelos atuais instrumentos da ciência.

A teoria evolucionista admite dois mecanismos para explicar a evolução: as mutações fortuitas e a seleção natural. Ocorre que as mutações que têm prevalecido na evolução das espécies são muito complexas para serem explicadas pelo acaso. Imaginem um rio sobre o qual caiu um tronco de árvore, que passa a ser utilizado pelas pessoas para atravessar o rio. A queda do tronco pode ser considerada uma mutação fortuita, causada pelo vento, pelo apodrecimento da raiz, etc e a travessia do rio pelo tronco uma seleção natural para melhorar essa travessia. O modelo evolucionista funciona nesse caso simples. Mas imaginem uma ponte Rio Niterói ou a Golden Gate, obras de arte muito mais complexas. Para existir, elas tiveram de ser projetadas e construídas segundo seus respectivos projetos. Um mutação fortuita nesse caso seria equivalente a se imaginar um vento muito forte jogando todo o material das pontes sobre os cursos de água e esse material caindo, ao acaso, para formar as pontes. Ainda assim, a probabilidade de se ter essa construção das pontes ao acaso seria menor do que a probabilidade das espécies, tais como existem, terem se formado fortuitamente.

È difícil de se imaginar a ciência oficial se liberando de seu dogma de só aceitar como forças e causas possíveis as que possam ser medidas em experimentos controlados. Hà, no entanto, um aspecto que poderá mudar, no futuro, a visão atual da ciência, quando uma parcela significativa da humanidade desenvolver a visão etérea ou outras formas de clarividência, chamadas genericamente de sexto sentido. Serão novas forças e causas que passarão a ser consideradas pela metodologia científica e que poderão aproximar mais os evolucionistas dos criacionistas.

- Roberto Gomes da Costa, Rio de Janeiro, 2005


 


 

Título

Ano

Idioma

O Processo Evolutivo e o Ciclo Anual com Cristo

2005

Português

Construindo para o Futuro

2008

Português

Evolucionismo X Criacionismo

2005

Português

A Filosofia Rosacruz como base esotérica da Astrologia

2005

Português

Encontro de Natal - Palavras iniciais

2006

Português

Mensagem Esotérica de Páscoa

2007-08

Português

Alimentar, Curar e Ensinar: Os Três Exemplos deixados por Cristo e o Domínio do Corpo de Desejos

2007

Português

A Convergência espiritual dos diferentes grupos  que evoluem sobre a Terra e o advento da era cristã de Fraternidade Universal

2007

Português

Padrões da Evolução

2007

Português

 Páginas relacionadas

A VOZ ROSACRUZ    Online

HISTÓRIA DE NOSSO CENTRO   Online

FOTOS HISTÓRICAS    Online

 

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis

internacionais de copyright e propriedade industrial e pertencem aos seus respectivos fabricantes e proprietários.