O Rosacrucianismo e a Religião III

 

A PALAVRA DE MAX HEINDEL

 

 Primeira edição da série "Rosicrucian Christianity", Rosicrucian Fellowship , Seattle, 1909.

 

"A Fraternidade Rosacruz não é uma seita ou organização religiosa. É uma Escola de Pensamento. Não visa o proselitismo, mas tornar os Ensinamentos Cristãos um fator vivo na Terra encorajando as pessoas a permanecerem com suas igrejas enquanto faculta-lhes explicações que foram obscurecidas pelo tempo."

Max Heindel

 

 

 

Quando a Capela da Fraternidade foi construída, Max Heindel batizou-a como "Pró-Ecclesia", pronunciando estas textuais palavras: "Reunimo-nos aqui, esta noite, para consagrar o primeiro edifício construído por nossas mãos, inteiramente à adoração de DEUS".

Ao estabelecer Centros de Cura, uma das recomendações de Max Heindel se reporta aos exercícios de natureza devocional, como forma de equilibrar a mente e o coração.

"Em primeiro lugar devemos lembrar que tudo o que se faça deve ser feito em nome de Cristo e que os exercícios devocionais no começo das reuniões são uma necessidade absoluta para contrabalançar o aspeto intelectual. Lembremos que o Cristo está atualmente, aprisionado na Terra para nossa salvação, suportando este pesado fardo para que tenhamos condições adequadas para nossa Evolução. Lembremos também que a enfermidade é o resultado da ignorância das Leis Cósmicas e, por conseguinte, um fator que prolonga o aprisionamento do Cristo na Terra. E finalmente, que aliviando os sofrimentos humanos aliviamos também os sofrimentos de Cristo e apressamos o dia de Sua Libertação.

Os exercícios devocionais são meios poderosos para nos pormos em harmonia com o Cristo. Graças a eles obtemos faculdades intuitivas pelas quais podemos sentir o sofrimento dos outros e ao mesmo tempo encontramos o caminho para aliviar suas dores, como o fêz Parsifal no caso do sofrimento de Anfortas, quando estava no jardim com Kundry e lá compreendeu como poderia curar o rei ferido. Assim, antes de tudo, devemos realizar exercícios devocionais, lendo algo da Bíblia acerca de como o Cristo curava os enfermos e consolava os aflitos. Talvez alguns comentários para bem conduzir a reunião seriam úteis.

Leiamos "A Imitação de Cristo", de Tomás de Kempis ou outra obra de natureza puramente devocional e depois ocupemo-nos do estudo do corpo humano porque o conhecimento da anatomia é absolutamente essencial. O corpo é o templo do Espírito interior e assim como é necessário que o arquiteto saiba como reparar os pilares de uma igreja quando os estragos do tempo afetaram as fundações, para substituir com novos materiais os que se deterioraram e pôr o edifício outra vez em boas condições, assim também temos que saber como fortalecer as diversas partes do templo vivo que temos de tratar. Há um livro intitulado "The Story of the Living Temple" (A História do Templo Vivente), por Rossiter, que trata do corpo de maneira espiritual e que serve admiravelmente de ajuda para uma concepção mais elevada do mesmo ao utilizarmos os livros comuns de texto."

Convidamos todos os estudantes e simpatizantes da Filosofia Rosacruz a (re)lerem com atenção "Maçonaria e Catolicismo", de Max Heindel.   Max Heindel põe em paralelo as duas grandes linhagens da espécie humana, segundo uma interessante lenda maçónica que diverge nalguns pontos da tradicional génese bíblica: antes de conhecer Adão, Eva conheceu o anjo luciferino Samael, e dele teve Caim. Como entretanto Samael se revoltou contra Jahvé, foi expulso por este, e o filho de ambos, Caim, foi chamado «o filho da Viúva». Jahvé criou Adão, que se uniu a Eva e nasceu Abel. Mas Abel foi morto por Caim e Adão e Eva tiveram um novo filho, Seth, para substituir Abel.

O anjo Samael representa as forças marcianas de Lúcifer, que fizeram a sua morada no planeta Marte, são as «Hierarquias do Fogo» e deram origem à Ordem Maçónica e à «luz interna», aprisionada, que permite ver e conhecer. É a linhagem do intelecto, ou «linhagem mental» (Ocultismo — Escolas de Mistérios). Caim e seus descendentes são os seus representantes humanos.

Por sua vez o anjo Gabriel, anunciador dos nascimentos, representa as Hierarquias Lunares presididas por Jahvé, ou seja, as «Hierarquias da Água» que deram origem à Igreja católica e à «fé devocional», e se opõem à Gnose; é a linhagem do coração, ou «linhagem cordial» (Misticismo — Igrejas). Seth e seus descendentes são os seus representantes humanos.

Desde tempos imemoriais que existe antagonismo entre ambas as linhagens:

(a) A do homo faber que trabalha o fogo: — o aparelho de Estado e os reis, os artífices, a indústria, descendentes de Caim e associados ao luciferino planeta Marte, deus do ferro, do fogo e da guerra, cuja Organização Iniciática, a Ordem Maçónica, tem como ideal Hiram Abiff, descendente de Caim e construtor do Templo de Salomão, modelo da «linhagem mental», também chamada «linhagem real»;

(b) A do homo pius submetido à água benta: — os clérigos, os devotos, os sacerdotes, descendentes de Seth e associados à húmida Lua, planeta da alma, da fecundação, das emoções, cuja Organização Sacramental é a Igreja; o seu ideal feminino é a Virgem Maria, modelo da «linhagem cordial», também chamada «linhagem sacerdotal».

Houve porém um tempo, recuadíssimo, em que aquele antagonismo não existia, simbolizado pelo mito de Melquisedec, misteriosa personagem bíblica que, sendo Rei e Sacerdote (união das duas linhagens) fez um sacrifício de pão e vinho (Génesis 14, 18-20), prefigurando a vindoura Dispensação Crística, que eliminou os sacrifícios de carne e sangue.

A desunião deu-se na quarta Idade, onde começa o terceiro capítulo do Génesis, e tem-se mantido até aos nossos dias — e manter-se-á ainda por toda a Época Ariana.

O Arcangélico Espírito de  Cristo veio abolir tal  luta. Os poderes extraordinários de Hiram Abiff e Salomão , que num remotíssimo passado estavam  debilitados por suas imperfeições, encontraram em Lázaro (nome iniciático de João Evangelista) e Jesus os esteios imprescindíveis para que a Nova Palavra fosse dada à humanidade, já baseada e formada na união e no amor dos filhos  de Caim e de Seth - atualmente, Cristãos todos, seja de um modo consciente ou não.

A Idade Vindoura, ou Nova Galileia, promoverá a re-união em Cristo, também Ele Rei e Sacerdote, «proclamado por Deus Sumo Sacerdote segundo a Ordem de Melquisedec» (Hebreus 5, 10). Esta Ordem de Melquisedec, regida por Cristo, Rei e Sacerdote, justo e santo, reinará portanto na Sexta Época, a Nova Jerusalém do Apocalipse, em que todos os seres se reunirão em perfeito AMOR.

Por conseguinte, ambas as vias são indispensáveis, na fase actual, para se chegar a uma desejável, ainda que futura, plena convergência, e para que os seres humanos atinjam a perfeição de sentir com a mente e pensar com o coração.

Está assim explicada a perplexidade de certos estudiosos de Max Heindel que encontram, nos seus escritos, ora desenvolvimentos místicos (cordiais), ora desenvolvimentos ocultos (mentais); é que Heindel já se encontrava num grau de avanço em que a convergência começava a fazer-se sentir de forma marcante, ao longo de ambas as linhas. O mesmo sucede com Corinne Heline: sendo uma Iniciada numa Escola de Mistérios (Ocultismo), o seu avanço exige igualmente o desenvolvimento devocional feminino. Assim, a sua devoção à Virgem Maria, ou à Divina Mãe, é a indispensável via cordial (mística) paralela e complementar à via mental (oculta), sendo esta proporcionada não só pelo intelectualismo imperante na nossa Época (razão científica e filosófica) mas também pelas Escolas de Mistérios, como por exemplo a actual Escola de Mistérios Rosacruzes.

 

 

- Por um Probacionista

Primeira edição da série "Rosicrucian Christianity", Rosicrucian Fellowship , Seattle, 1909.

 

"A Fraternidade Rosacruz não é uma seita ou organização religiosa. É uma Escola de Pensamento. Não visa o proselitismo, mas tornar os Ensinamentos Cristãos um fator vivo na Terra encorajando as pessoas a permanecerem com suas igrejas enquanto faculta-lhes explicações que foram obscurecidas pelo tempo."

Max Heindel

 

 ROSACRUCIANISMO E RELIGIÃO I

Introdução

 ROSACRUCIANISMO E RELIGIÃO II

A Posição de Mount Ecclesia

 ROSACRUCIANISMO E RELIGIÃO III

A Palavra de Max Heindel

 

PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

A Maçonaria e o Catolicismo por Max Heindel

Iniciação Antiga e Moderna por Max Heindel

Mensagem em homenagem  ao  50º Aniversário da Rosicrucian Fellowship por Manly P. Hall

Biografia de Corinne Heline pelo Prof. António de Macedo

A Nota Chave dos Ensinamentos de Max Heindel por Elsa Margaret Glover, PhD.

 

 


 [Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Elsa M. Glover] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Copyright(c) The Rosicrucian Fellowship.  All rights reserved.