Nutricionismo

Delmar Domingos de Carvalho

Nutricionismo

Introdução

O Homem é aquilo que come.

Paracelso
(1493-1541)

 

O que devemos comer, como e quando, eis uma pergunta que está cada vez mais na ordem do dia.

Com efeito, a alimentação tem muita influência sobre a nossa saúde. É um dos principais factores.

Só que, com a poluição do ar, das águas, dos solos, como podemos usufruir de bons frutos, legumes, cereais, assim por diante, como da melhor bebida, a água?

É urgente mudar de rumo; muito já está sendo feito, mas muito mais há que realizar; Portugal é um dos países que tem de apostar muito mais na agricultura biológica para bem do meio ambiente e da saúde pública.

Em Lisboa e em outras localidades aumentam o número de restaurantes vegetarianos, como noutros países; as pessoas estão mais atentas e mais conscientes.

 

Feijão seco, Leguminosas
Leguminosas secas, como o feijão, há que saber consumir.

 

Nesta área como em tudo há que saber o que comer. Por exemplo, as leguminosas secas (feijão, grão, lentilha, ervilhas, favas, algumas orientais) além de não possuírem as proteínas completas, faltam-lhes alguns aminoácidos, têm, na sua composição, purinas, metilxantinas, que prejudicam o corpo físico. Embora sejam produtos ricos em vitaminas B1 e B2, como PP, devem-se usar com muita parcimónia, e as pessoas que têm problemas de reumatismo, artritismos, renais, pois devem evitar consumir estes produtos.

Por isso, vamos, nesta área, informar algo sobre este tema muito valioso: nutricionismo, numa perspectiva naturista, vegetariana.
 

Útil e breve estudo sobre as proteínas - I    (PDF)

Como sabemos o nosso organismo precisa de determinados compostos químicos os quais se dividem em: proteínas ou albuminas, hidratos de carbono (amidos e açúcares), gorduras, minerais, vitaminas, água, celulose, etc.

 

Útil e breve estudo sobre as proteínas - II   (PDF)
Com relação ao conteúdo em aminoácidos as albuminas classificam-se segundo Dr. Martinez Wopis em...

 

Útil e breve estudo sobre as proteínas - III   (PDF)
Também o excesso de proteínas conduz a enfermidades dos rins, das artérias, das articulações, velhice precoce, principalmente se são as da carne e do peixe, pois os excessos não são armazenados

 

Breve e útil estudo sobre as gorduras - I   (PDF)
Depois de termos estudado as proteínas vamos passar a um outro composto químico: a gordura ou lípido. As gorduras ou lípidos são fontes de energia, que podem ser armazenadas.

 

Breve e útil estudo sobre as gorduras - II   (PDF)
Vimos pois duma forma geral as diversas gorduras. Vamos agora tratar da digestão das gorduras. Ela começa no estômago pela acção da lipase gástrica que transforma as gorduras em glicerina e ácidos gordos.

 

Nutricionismo - A Pêra, e o seu valor
Nos estudos realizados por biólogos franceses e americanos concluíram que a Pêra é um produto com grande valor fisiobiológico, fisioterapêutico e fisioestético.

 

Nutricionismo por Delmar Domingos de Carvalho, Técnico em Nutrição e Dietética

Útil e breve estudo sobre as proteínas - III   (PDF)

Introdução

Breve e útil estudo sobre as gorduras - I   (PDF)

Útil e breve estudo sobre as proteínas - I

Breve e útil estudo sobre as gorduras - II   (PDF)

Útil e breve estudo sobre as proteínas - II   (PDF)

Nutricionismo - A Pêra, e o seu valor

 
  

 

 Não será hora de recordar Paracelso?   (PDF)
O quinzenário dos estudantes de Medicina de 1934 de Coimbra por Delmar Domingos de Carvalho

 

VEGETARIANISMO por Delmar Domingos de Carvalho

NUTRICIONISMO por Delmar Domingos de Carvalho

TEMAS DE SAÚDE por Delmar Domingos de Carvalho


 

 


Cosmocracia Rosacruciana - Página de Delmar Domingos de Carvalho   http://cosmocraciarosacruciana.pt.vu/

Organização Mundial de Saúde  A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. A directora-geral é, desde novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan.] A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Criméia). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu comité de higiene, que foi o embrião da OMS. Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um « estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade. »  http://www.who.int/en/

Organização Panamericana de Saúde A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência. Sua missão é orientar os esforços estratégicos de colaboração entre os Estados Membros e outros parceiros no sentido de promover a eqüidade na saúde, combater doenças, melhorar a qualidade de vida e elevar a expectativa de vida dos povos das Américas.  http://devserver.paho.org/

Portal da Saúde - Site Oficial do Ministério da Saúde de Portuga

http://www.portaldasaude.pt/portal

Saúde - Site Oficial do Ministério da Saúde do Brasil

http://portal.saude.gov.br/saude/

 

 
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska