Temas de  Saúde

Delmar Domingos de Carvalho
 

Prof. Delmar Domingos de Carvalho

 
Introdução

Que o teu “alimento” seja o teu medicamento.

Hipócrates

De novo esta máxima do chamado Pai da medicina, só que, colocámos entre aspas.

Porquê? Para lembrar que aqui está também em sentido figurado, refere-se não só aos alimentos para o corpo físico, como para a mente, o corpo de desejos e o corpo vital. Esta é a composição real dos corpos inferiores do ser humano: uma mente que também se subdivide em consciente, aqui devemos saber observar, discernir, desenvolver a concentração, o pensamento puro e positivo; a subconsciente, ligada à imaginação, com enorme poder para o bem mas também para o inferior, se imaginamos doenças, pois adoecemos, há que desenvolver a imaginação criadora, seja nas artes, na beleza, na harmonia, como em altruísmo, criar bons arquétipos, como está unida à memória, pelo que devemos saber esquecer o mal, perdoar do fundo do coração, e a mente supra - consciente, nos ensinamentos académicos, chamada de inconsciente, que é o reservatório de todo o nosso passado, ali está arquivado e tem de ser transmutado; um corpo de desejos composto de matéria de desejos e que envolve o físico como a clara envolve a gema do ovo e que está ligado ao fígado que exige cultivo de boas emoções e sentimentos, desde o altruísmo, o cultivo das artes, da harmonia, do domínio de nós mesmos; e o vital composto por éteres que vitalizam o físico que é o resultado dos nossos hábitos desde os alimentares até aos profissionais.

O medo, como ódio, sentimentos negativos são mais tóxicos que muitos dos alimentos.

Portanto, temos de usar bons “alimentos” para a mente, para os corpos de desejos e vital, senão os problemas agravam-se.

Vamos, nesta área, das mais ricas, inserir algo que possa contribuir para equilibrarmos o nosso passado e a seu tempo usufruirmos da maior riqueza: saúde perfeita.

E não se esqueça que pode fazer tudo com a ajuda de Cristo, Ele nos dá Forças.

 Paracelso e a Arte, a Ciência e a Religião  da Era do Aquário


“A minha grande aspiração é curar os enfermos de acordo com os ensinamentos de Cristo”.

 

Paracelso (1493-1541)

 

Paracelso-Busto na Câmara Municipal de Villach-Austria

 

Foto oferecida pela Câmara Municipal de Villach, Áustria,
nas comemorações dos 500 anos após o seu nascimento, 1993.

 

 

Estamos aproximando-nos do ano 2 658 quando, devido ao movimento de precessão dos equinócios, o Sol estará na cúspide da constelação do Aquário. Daqui até lá numerosas mudanças, algumas profundas, vão decorrer em todas as actividades, nas artes, nas ciências, nas religiões, como noutros domínios humanos, e ainda nas condições físicas e suprafísicas da Terra e nos nossos corpos (físico, vital, de desejos e na mente).

A saúde será um dos campos onde haverá maiores mutações. As alterações ambientais, climatéricas e as devido à Lei da Causa e do Efeito, como a necessidade de modificações em nossos corpos para se adaptarem a novas condições ambientais, com uma atmosfera menos húmida, com condições etéreas com maior vibração.

Os ensinamentos de Paracelso, do cristianismo esotérico, surgem como um farol nesta fase de grandes oportunidades e provas.

Como a medicina paracelsiana é uma profunda união entre a arte, a ciência e a religião, eis que, de novo, os seus ensinamentos serão reabilitados, contribuindo para a criação da medicina da Era do Aquário.

Paracelso deu exemplo com as suas investigações clarividentes, com a prática da sagrada arte de curar em sintonia com os ensinamentos de Cristo, seu Ideal, de quem se considerava como servo humilde.

De acordo com os relatos das suas viagens pela Europa que estão no arquivo da Universidade de Zurique, Suiça, esteve em diversas cidades desde Viena, Constantinopla, Palermo, Nápoles, Veneza, Munique, Estrasburgo, Barcelona, Granada, Sevilha, Lisboa, Santiago de Compostela, León, Salamanca, Saragoça, Paris, Oxford, Copenhaga, Estocolmo, Linz, Villach, Basileia e Salzburgo, entre outras. Nelas além de ajudar a curar, gratuitamente, especialmente os mais pobres, como os prostituídos da sociedade, qual apóstolo de Cristo, foi o precursor dos médicos sem fronteiras.

Aproveitou ainda para fomentar as Escolas de Iniciação Rosacruz, algumas já tinham dado bons frutos para a Humanidade, depois receberam novo impulso que serviu de água cristalina para outros iniciados que “de novo, voltaram ao mundo físico”.

No campo da astrosofia, Paracelso soube aplicá-la com sapiência ainda hoje demasiado elevada, basta ler “Les Sept Livres de l’Archidoxe Magique”, edição Bussiére, Paris, 1983, ou “O labirinto dos médicos errantes”. Não se limitava a levantar o tema astrosófico e a interpretá-lo com a sua capacidade de clarividente voluntário, investigava o melhor momento para curar determinada doença, para usar o remédio alquímico, mais eficaz.

Assim, para curar a lepra, devemos manufacturar o medicamento em uma hora de Saturno; os remédios como as operações devem ser feitas nos dias e horas apropriadas. Para a vista, numa hora de Mercúrio, consciente que cada ser humano, ao nascer contem em si o seu firmamento, os “sete princípios” numa união aos 7 Logos Planetários.

Porque a medicina é uma arte sagrada, defende que ela deve ser exercida com puro Amor, para bem dos enfermos e não dos médicos.

Por isso, os médicos egoístas pouco fazem a favor dos seus doentes.

Max Heindel, mais tarde, nos princípios do século XX dá valor aos estudos e ao trabalho de Paracelso e segue-o em muitos campos; o mesmo sucedeu com Francisco Marques Rodrigues que considerou o seu mestre.

Quereis encontrar Deus, perguntava Paracelso? O caminho é buscá-lo dentro de vós. Temos de saber ouvir o deus interno, parte do Absoluto, a única fonte de Vida, de Amor e de Luz.

Para este médico rosacruz, os micróbios etc, são o produto dos nossos maus pensamentos, desejos, sentimentos, acções, pelo que a verdadeira prevenção passa por viver de acordo com as sábias Leis Divinas.

No futuro, afirmou, serão criados órgãos para substituir outros, para isso é necessário profundo altruísmo e sabedoria; os remédios serão alquímicos, preparados com muito amor e no respeito total pela vida que é sagrada.

Não será de admirar que Paracelso tenha curado muitos enfermos que eram considerados como incuráveis e fê-lo por meio de CIÊNCIA MARAVILHOSA, como consta no túmulo onde estão os restos mortais, na Igreja de S. Sebastião, em Salzburgo, Áustria.

Ainda, hoje, são desconhecidos muitos dos produtos que usou!!!

Contudo, a filosofia rosacruz que comunicou está cada vez mais actual como uma das suas máximas de profundo pensamento positivo e do reconhecimento do Poder curativo de Deus:

“Não há nenhuma doença para a qual Deus não haja previsto a sua cura.”

Na Era do Aquário, os médicos paracelsianos saberão cumprir a Sua Vontade e as curas serão realidades para sempre, porque a saúde será o estado normal de cada ser humano.

  Não será hora de recordar Paracelso?   (PDF)
O quinzenário dos estudantes de Medicina de 1934 de Coimbra por Delmar Domingos de Carvalho

[

 
Excertos do Livro

PARACELSO E A COSMOBIOMEDICINA

de Delmar Domingos de Carvalho

 Anemia


Como é consabido, a redução da quantidade da hemoglobina nas hemácias (glóbulos vermelhos), ou a diminuição do seu número total, ou a baixa de ambas denomina-se: anemia.

Na hemoglobina existe uma substância proteica, a globina, e um pigmento ferruginoso que lhe dá a cor vermelha, chamado “heme”.

Graças aos átomos de ferro, existentes no sangue, em forma de hemoglobina, o oxigénio do ar dos pulmões é conduzido a todo o organismo e, através da formação da oxiemoglobina, combinação do oxigénio com a hemoglobina, se mantem a temperatura adequada para que o Espírito Interno do ser humano se possa manifestar no corpo denso, possuindo consciência focada no Mundo Físico. Graças a estes átomos marcianos, os raios vitais solares se transformam em energia dinâmica, impulsionadora de toda a nossa actividade.

A diminuição da hemoglobina produz efeitos em todo o organismo, causando insuficiência de oxigénio no corpo físico, especialmente no cérebro e nos músculos, incluindo o do coração, fazendo com que este acelere as suas pulsações.

Devido a todos estes factores a pessoa anémica está débil, tem pouca ou nenhuma iniciativa, tem fraca capacidade de trabalho e de criatividade, não sente entusiasmo, está pálida, designadamente nos lábios e na conjuntiva, sente tonturas, palpitações, falta de ar, visão embaçada.

Por isso, dada a sua vital importância, urge saber quais as causas da falta de ferro no organismo, como é absorvido e quais os meios preventivos e curativos, de acordo com a máxima de que o maior pecado é a ignorância. Contudo, neste caso, como em todos, há que ter sempre presente que compete ao médico o diagnóstico e a mais ninguém.

De acordo com a ciência espiritualizada a verdadeira cura de qualquer enfermidade só existe, realmente, quando se removem e eliminam as suas causas, substituindo-as por novas, geradoras de equilíbrio e de regeneração vital, definitiva.

No caso presente, elas vão desde lesões no aparelho digestivo, desde a boca até aos intestinos, que ocasionem perdas de sangue, por motivos de acidentes, por tumores, por fluxos menstruais exagerados, especialmente na puberdade, às enfermidades na medula óssea, nos rins, na circulação sanguínea, por motivos de parasitas ou problemas na flora intestinal, às doenças infecciosas, à falta de ar puro e de sol no local de trabalho e na habitação; às actividades profissionais em contacto com chumbo, com o mercúrio, como mineiros, etc; à alimentação inadequada, pobre em vitaminas e minerais e em aminoácidos, ao mau uso da energia criadora, sexual; ao abuso dos antibióticos e não só; até aos pensamentos impuros e destrutivos, negativos, e às emoções e sentimentos inferiores.

Uma vez diagnosticada a causa ou causas, importa suprimi-las, substituindo-as.

Em todos os casos, porém, uma correcta dieta alimentar e uma sábia renovação mental e emocional são factores importantes na criação de novas e regeneradoras causas que, a seu tempo, produzirão os efeitos benéficos apropriados.

No campo da dieta alimentar, e para que a medula óssea possa produzir a quantidade necessária de hemácias, torna-se necessária uma alimentação rica em vitaminas, designadamente do complexo B e C e ainda K, P e U; em minerais, ferro e cobre e em aminoácidos completos, entre os quais, glicocola, histidina e triptófano.

Como se sabe, a vitamina B 12 exerce acção sobre a medula óssea, estimulando a regeneração dos glóbulos vermelhos, para cuja actividade é preciso o ácido fólico. Esta exerce acção no metabolismo das proteínas, e, junto com o factor intrínseco, existente no estômago, forma um composto enzimático que evita e ajuda a curar a anemia perniciosa.

Aquela vitamina existe na caseína do leite, no sumo de tomate, na levedura de cerveja, no extracto de malte, no trigo germinado.

Quanto ao ácido fólico encontra-se nas folhas verdes dos vegetais, nas ervilhas, na beterraba e no queijo.

No caso da vitamina C, há boas doses no limão, na laranja, na tangerina, na acerola, no ananás, no tomate, nas castanhas e batatas, especialmente cozidas com casca, nos agriões.

A vitamina K, anti-hemorrágica, ajuda a coagular o sangue; a sua função é servir para que o fígado sintetize a protrombina, fermento necessário para a coagulação do sangue. Se houver problemas neste importante órgão, como na vesícula, haverá problemas com esta vitamina que também é útil como preventiva de acidentes vasculares cerebrais e da hipertensão. A congelação dos alimentos destrói esta vitamina; também as gorduras rançosas e o abuso dos antibióticos por via oral; por outro lado, deve haver muito cuidado com o uso da aspirina. Havendo boa flora intestinal o organismo produz esta vitamina, havendo bom funcionamento do fígado melhor ainda; só que devido a vários factores, incluindo ao estado do meio ambiente, como dos produtos alimentares, à vida anti-natura que levamos, há que estar atento e sempre que necessário consultar o médico, pois poderá ser imprescindível, conforme os problemas, de medidas que só os profissionais de saúde poderão ajudar a resolver e a evitar sérios ou graves problemas.

Esta vitamina existe nas couves verdes, na soja, nos tomates, na aveia, cenouras, algas. Quanto à vitamina P ela protege os vasos sanguíneos e é útil nas hemorragias. Como fontes: os pimentos e a pele das frutas cítricas, mas cuidado com abusos.

Quanto à vitamina U, os médicos investigadores russos descobriram-na como um meio valioso para ajudar a curar úlceras benignas. Em 34 dias de curas com sucos de couve verde obtiveram excelentes resultados no aparelho digestivo com efeitos benéficos na parte circulatória e nos problemas dermatológicos.

Para os que seguem o regímen lacto-ovo-vegetariano a soja, os ovos, o leite, o queijo, são fontes completas de aminoácidos. Os cereais integrais possuem também boas e várias espécies de aminoácidos. No caso do triptófano existe no trigo integral, como no milho; este, porém, deve-se ter cuidado com o consumo pois tem uma substância que anula a acção da vitamina PP, niacina, a qual faz parte dos co-fermentos respiratórios dos glóbulos vermelhos. Ela existe na levedura de cerveja, no amendoim, no trigo integral.

Sobre os alimentos mais ricos em ferro: maçãs, peras, bananas, cerejas, uvas, damascos, ameixas, laranjas, manga, alface, agrião, couves, aipo, cenoura, cereais completos, flocos de aveia, mel, frutos oleaginosos (amêndoas, amendoins, avelãs e nozes).

Sobre as fontes alimentares do cobre, de um modo geral, são idênticas.

Em todos os casos, dever-se-á ter em atenção que os legumes e frutos deverão ser essencialmente crus e frescos. A actual civilização contra-natura tem desprezado esta sábia regra, muito antiga, com nefastos efeitos.

Quanto às necessidades de ferro no organismo: no adulto rondam as 12 mg por dia; nas crianças, 12 a 15 mg; nas grávidas, 15 a 20 mg. Estas necessidades aumentam nos estados febris, na puberdade, na menstruação e quando estamos perdendo sangue, devido a várias causas desde acidentes até feridas ou infecções internas.

A absorção do ferro dá-se no duodeno, sendo conduzido pela circulação sanguínea para o fígado, baço e medula óssea, onde é transformado em ferritina. Esta, uma vez sintetizada, irá servir de base à constituição de novas hemácias. E porque estas vivem, em média, 90 a 100 dias, torna-se evidente uma quase constante necessidade de substituição.

Graças ao baço, as hemácias são filtradas e, quando velhas ou anormais, desintegradas e transformadas noutros elementos.

Por tudo isto, para uma boa oxigenação e como tal fixação do ferro no organismo, é muito importante não só evitar o tabagismo, como levar, tanto quanto possível, uma vida ao ar livre e puro, (muitos locais de trabalho, como habitações são edifícios doentes) passeios pela floresta, especialmente na montanha, dormindo em locais arejados, evitando, contudo, que o ar vá directamente para o nosso corpo.

A hidroterapia é valiosa, especialmente o banho vital, isto é, um banho com água fria, tomado logo a seguir ao levantar, no bidé, por exemplo, durante entre 3 a 5 minutos, usando uma esponja ou uma luva e molhando somente a zona que vai do umbigo até perto dos órgãos sexuais, seguindo-se um pouco de ginástica para reaquecer o corpo. Os enfermos cardíacos e renais deverão ter cuidado com este banho.

Os banhos de sol, devidamente tomados e não como quase todo o mundo faz, com enorme imprudência, são meios preventivos e curativos.

Como plantas medicinais use-se a bolsa do pastor, a cauda do cavalo e o sumo fresco da urtiga.

Quanto aos produtos químicos à base de ferro, como é evidente, só o médico é que poderá prescrever e determinar, pois cada caso é um caso.

Muito importante é a renovação mental, melhorando a imaginação, cultivando a pureza e o pensamento positivo, tal como cultivar boas e elevadas emoções.

A ciência espiritualizada alerta para os perigos do ódio, dos ressentimentos, da raiva, da inveja, da traição, do despotismo, da inveja, do egoísmo, pois matam glóbulos vermelhos. Também o medo, o pessimismo, a melancolia geram corpúsculos brancos, prejudicando as acções metabólicas e supra-físicas necessárias à manutenção do teor dos glóbulos vermelhos, como da sua recuperação.

Já o Pai da Medicina, Hipócrates, como Paracelso, defenderam que muitas doenças provinham dos maus pensamentos e das emoções negativas; ambos envenenam o corpo físico e destroem o corpo vital que o vitaliza e que tem ligações com ele por meio do baço etéreo.

Por outro lado, a mente carregada de sensualidade, os abusos nesta área, especialmente as aberrações, a seu tempo ocasionam efeitos muito nefastos, incluindo o cancro, a SIDA, etc.

Por isso, cultivemos uma mente pura, jovial, altruísta, sejamos honestos, leais, sabendo amar e perdoar, cooperando na construção de um mundo melhor para todos.

Saibamos aprender as lições, seguindo as Leis Naturais ou Divinas, em obras e em Verdade, para que a saúde seja uma realidade, a nossa maior riqueza que é o produto das rosas florirem dentro de nós.


 

VEGETARIANISMO

NUTRICIONISMO

O VALOR MEDICINAL DE ALGUNS ALIMENTOS

 

 Delmar Domingos de Carvalho

Técnico em Nutrição e Dietética,

 Membro da The Rosicrucian Fellowship

 


Cosmocracia Rosacruciana - Página de Delmar Domingos de Carvalho   http://cosmocraciarosacruciana.pt.vu/

Organização Mundial de Saúde  A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. A directora-geral é, desde novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan.] A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Criméia). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu comité de higiene, que foi o embrião da OMS. Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um « estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade. »  http://www.who.int/en/

Organização Panamericana de Saúde A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência. Sua missão é orientar os esforços estratégicos de colaboração entre os Estados Membros e outros parceiros no sentido de promover a eqüidade na saúde, combater doenças, melhorar a qualidade de vida e elevar a expectativa de vida dos povos das Américas.  http://devserver.paho.org/

Portal da Saúde - Site Oficial do Ministério da Saúde de Portugal

http://www.portaldasaude.pt/portal

Saúde - Site Oficial do Ministério da Saúde do Brasil

http://portal.saude.gov.br/saude/

 

 
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska