António de Macedo

António de Macedo

Filósofo, escritor, professor e cineasta. Fellow de The Rosicrucian Fellowship

 

 Pintura de Macarlo, também conhecido como Frater Velado. Publicada com a autorização do autor.

 

«A inclinação para o maravilhoso, inata a todos os homens em geral, o meu particular apreço pelas impossibilidades, a inquietação do meu cepticismo habitual, o meu desprezo pelo que sabemos e o meu respeito pelo que ignoramos — eis as motivações que me levaram a viajar pelos espaços imaginários.»

Barão de Gleichen (Séc. XVIII)


António de Macedo nasceu, em Lisboa, em 5 de Julho de 1931.

No início da sua carreira, e durante alguns anos, exerceu a profissão de arquitecto que abandonou em 1964 para se dedicar ao cinema, à literatura, à pesquisa de músicas de vanguarda. Especializou-se na investigação das religiões comparadas, das tradições esotéricas, de história da filosofia e da estética audio-visual, da literatura fantástica e da ficção científica, temas que tem abordado em inúmeros colóquios e conferências, e em diversas publicações.

Inclui na sua extensa filmografia dezenas de documentários e programas televisivos, bem como filmes de longa-metragem entre as quais se destacam Domingo à Tarde (1965), Nojo aos Cães (1970), A Promessa (1972), O Princípio da Sabedoria (1975), As Horas de Maria (1976), Os Abismos da Meia-Noite (1982), Os Emissários de Khalôm (1987), A Maldição de Marialva (1989), Chá Forte com Limão (1993), etc.

Entre os seus livros contam-se, no ensaísmo, A Evolução Estética do Cinema (1959-1960), Da Essência da Libertação (1961), Instruções Iniciáticas (1999) e Laboratório Mágico (2002), e, na ficção, O Limite de Rudzky (1992), Contos do Androthélys (1993), Sulphira & Lucyphur (1995), A Sonata de Cristal (1996), Erotosofia (1998) e O Cipreste Apaixonado (2000).

Tem leccionado em diversas instituições de ensino desde 1970: no IADE, na Universidade Lusófona, na Universidade Moderna e na Universidade Nova de Lisboa, regendo cadeiras como Teoria e Prática do Cinema, Análise de Imagem, Arte Narrativa e Esoterismo Bíblico.

Foi um dos promotores dos «Encontros Internacionais de Ficção Científica & Fantástico de Cascais», que se iniciaram em 1996, e de cuja Comissão Coordenadora tem feito parte.

 

 Obras de António de Macedo

 

1. Principais filmes:

1962 – VERÃO COINCIDENTE, curta-metragem

1963 – NICOTIANA, curta-metragem

1965 – DOMINGO À TARDE, longa-metragem

1967 – SETE BALAS PARA SELMA, longa-metragem

1969 – ALMADA-NEGREIROS VIVO HOJE, curta-metragem

1970 – NOJO AOS CÃES, longa-metragem

1972 – A PROMESSA, longa-metragem

1975 – O PRINCÍPIO DA SABEDORIA, longa-metragem

1975 – FATIMA STORY, telefilme

1976 – AS HORAS DE MARIA, longa-metragem

1976 – O OUTRO TEATRO, telefilme

1978 – O PRÍNCIPE COM ORELHAS DE BURRO, longa-metragem

1983 – OS ABISMOS DA MEIA-NOITE, longa-metragem

1987 – OS EMISSÁRIOS DE KHALÔM, longa-metragem

1988 – FERNANDO LANHAS - OS 7 ROSTOS, telefilme

1989 – A MALDIÇÃO DE MARIALVA, longa-metragem

1992 – O ALTAR DOS HOLOCAUSTOS, série-TV

1993 – CHÁ FORTE COM LIMÃO, longa-metragem

1996 – SANTO ANTÓNIO DE TODO O MUNDO, telefilme

 

2. Ensaio:

A EVOLUÇÃO ESTÉTICA DO CINEMA, vol. 1 1959, vol. 2 1960

DA ESSÊNCIA DA LIBERTAÇÃO, 1961, 2.ª ed. 2002

INSTRUÇÕES INICIÁTICAS, 1999, 2.ª ed. 2000, Ed. HUGIN

LABORATÓRIO MÁGICO, 2002, Ed. HUGIN

 NEOPROFETISMO E A NOVA GNOSE, 2003, Ed. HUGIN

ESOTERISMO DA BÍBLIA, 2006, Ed. ESQUILO

 

3. Teatro:

A POMBA, 1983

A NOVA ILUSÃO, 1984

O OSSO DE MAFOMA, 1989

  

4. Ficção:

O LIMITE DE RUDZKY, contos 1992

CONTOS DO ANDROTHÉLYS, romance 1993

SULPHIRA & LUCYPHUR, romance 1995

A SONATA DE CRISTAL, romance 1996

EROTOSOFIA, romance 1998

O CIPRESTE APAIXONADO, romance 2000

 


ARTIGOS PUBLICADOS EM HTML - LEITURA ONLINE

O QUE É O ESOTERISMO  por Antonio de Macedo

MAX HEINDEL: Em Busca do Templo Ignoto  por António de Macedo

BIOGRAFIA DE CORINNE HELINE  por António de Macedo

BÍBLIA E REENCARNAÇÃO por António de Macedo

A ALQUIMIA ESPIRITUAL DOS ROSACRUZES  por Antonio de Macedo

A RESSURREIÇÃO CORPORAL JUDAICA por Antonio de Macedo

GRAAL BRANCO, GRAAL NEGRO por Antonio de Macedo

MAGIA AUREA: A Questão do Eneagrama Sagrado por A. de Macedo

ORIGEM DA ORAÇÃO ROSACRUZ por Antonio de Macedo

PAULO, O INICIADO  por Antonio de Macedo

O PÁSSARO AZUL DA FELICIDADE por Antonio de Macedo

REGRESSO AO PAI DE AMOR por Antonio de Macedo

INICIAÇÃO FEMININA:

ASTROLÓGICA, MÁGICA, ALQUÍMICO-HERMÉTICA

OU CABALÍSTICA?

SOMOS TODOS MÁGICOS?

O USO DO PERGAMINHO E O PECADO ORIGINAL A. Macedo

Entrevista com Prof.António de Macedo :

Esoterologia bíblica, apócrifos, gnosticismo, hermenêutica bíblica, rosacrucianismo, iniciação, etc.

Concedida a Daniel Placido, em abril de 2007.

 

Solstícios e Equinócios por António de Macedo


ANTOLOGIA DE SUA OBRA EM  EDIÇÃO DIGITAL ( E-Book)

A Alquimia Espiritual dos Rosacruzes e Outros Ensaios

Antologia

Artigos, Ensaios e Excertos de Obras Esotéricas Publicadas

António de Macedo

img1.gif

 

 

 

O Primeiro Estágio do Grande Trabalho

mais conhecido como o “Laboratório do Alquimista” da obra Amphitheatrum

Sapientiae Aeternae de Heinrich Khunrath (1560-1605)

 

Prefácio

A presente coletânea de artigos e textos de António de Macedo reúne um pouco das várias facetas de sua obra acadêmica, ensaística e mística, servindo de introdução à mesma. Compõe-se de artigos dispersos em diferentes sítios da Internet; materiais inéditos apresentados em colóquios e encontros acadêmicos; excertos de livros publicados; entrevistas concedidas, nos últimos anos etc. Tudo complementado por ilustrações, apêndices e adendos.

António de Macedo, nascido em 1931, em Portugal (onde reside ainda), é cineasta, esteta, ensaísta, romancista, professor de Esoterologia Bíblica (Universidade Nova de Lisboa), membro da Rosicrucian Fellowship e (como ele mesmo prefere) “alquimístico”. Em todas essas áreas e especialidades tem se destacado, obtendo reconhecimento internacional, todavia, por limites de espaço, e coerente com a proposta da presente antologia, vamos nos ater apenas ao António de Macedo esoterólogo e esoterista.

O que é Esoterologia? Significa “estudo do Esoterismo”, e por tal hoje se entende a disciplina acadêmica surgida há alguns decênios em universidades importantes tais como Sorbonne (França), Estadual de Michigan (EUA), Amsterdam e Utrecht (Holanda), Londres (EUA), Turim (Itália), Novakchott (Mauritânia) e outras, acompanhando uma reaproximação entre o mundo dos esoteristas, de um lado, e o mundo acadêmico, do outro, após uma “déblacê” de certo positivismo...Reaproximação esta fundada em sutis distinções metodológicas e ontológicas (Cf. “O que é Esoterismo”, A. de Macedo, nesta coletânea).

E dentro deste quadro esboçado, A. de Macedo se destaca outrossim como especialista/professor de uma sub-disciplina, baseada numa abordagem transdisciplinar combinando hermenêutica, filologia, teodicéia, sociologia da religião etc.: a Esoterologia Bíblica, ie, “estudo do Esoterismo da Bíblia”; e diante de possíveis objeções vindas de outros estudiosos bíblicos, ou mesmo autoridades religiosas, A. de Macedo trata de esclarecer: “Que os próprios textos da Bíblia contêm material esotérico, é um dado observacional indiscutível, além do facto, também indiscutível, de terem sido objeto de interpretações esotéricas, quer por parte da tradição judaica, quer da tradição cristã desde os seus primórdios” (In: “O Esoterismo da Bíblia”. Lisboa: Ésquilo, 2002, p.19).

Enquanto no mundo civilizado atual a Esoterologia obtém força, credibilidade e espaço (por exemplo, em Portugal, nosso irmão de laços histórico-culturais, além de A. de Macedo, nesta área ainda são notáveis J. M. Anes e J.A. Mourão, também da Universidade Nova de Lisboa), no Brasil em contraste desconhecemos em absoluto qualquer iniciativa institucional – por motivos cuja análise foge ao escopo deste Prefácio- , sendo escassa a bibliografia especializada, mal existindo traduções de obras básicas (a não ser: “O Esoterismo: uma antologia”, P. Riffard, Mandarim; e “O Esoterismo”, A. Faivre, Papirus). Por semelhante razão, outrossim o contato do leitor virtual de aquém-mar com a obra de A. de Macedo implica em certo sentido acessar o que há de mais ousado, inovador e sério na área acadêmico-esotérica pelo mundo afora, não sem contar com a feliz coincidência idiomática, ie, a tardia “flor do Lácio”...

Mas não só acadêmico: António de Macedo é místico rosacruzista, membro da Fraternidade Rosacruz, fundada no início do séc. XX, nos EUA, pelo ocultista dinamarquês Carl Louis Von Grasshof que ao emigrar para a América adotou o pseudônimo de Max Heindel (Cf. “Max Heindel em busca do Templo Ignoto”, “Max Heindel: uma cronologia”, “Origem da oração rosacruz”, “Prayer and the new Panacea”), se inserindo merecidamente numa linhagem de pensadores fecundos e versáteis engendrados por este movimento, a titulo de exemplo, Manly P. Hall e Corinne Heline (Cf. “Corinne Heline”, “Corinne Heline: uma vida em imagens”, “Meu tributo à Max Heindel”).

Destarte, seja revolvendo a tradição rosacruz (Cf. “Alquimia espiritual dos rosacruzes”, “A cosmologia dos rosacruzes”), herdeira do hermetismo e da alquimia, ou seja esquadrinhando os múltiplos aspectos (esotéricos, teológicos, históricos) do paleocristianismo (Cf. “Logos e Lithos”, “Paulo: o iniciado”, “O uso do Pergaminho e o Pecado original”, “Inquisição e Tradição esotérica”, “As diferentes concepções sobre o Jesus histórico”, “Entrevista: Esoterologia Bíblica”), por sua vez tributário das tradições judaica (Cf. “A Misteriosa escrita de Jesus”, “A ressurreição corporal judaica”) e helênica, A. de Macedo demonstra conhecer os fundamentos do Esoterismo do Ocidente, transitando de modo livre pelas vários autores, escolas e correntes, de antanho e de hoje. Além do mais, é-lhe possível ainda falar de problemas intrínsecos da história oculta de Portugal (Cf. “Magia Áurea: o eneagrama sagrado”), da questão premente da iniciação feminina e do feminino universal (Cf. “Eu e o Pai somos Um”, “Iniciação feminina: astrológica, mágica, alquímico-hermética ou cabalística?”), ou filosofar sobre as relações entre estética, ética e gnose (Cf. “Graal Branco, Graal Negro”, “Regresso ao Pai de Amor”, “O pássaro azul da felicidade”), sem deixar de apresentar um lado mais intimista e desenvolto (Cf. “Entrevista a Estela Guedes”).

E isso é apenas uma tentativa inábil de nossa parte em resumir o presente material por temas centrais, entretanto, a bem da verdade, não há como fazê-lo, pois todos os textos e artigos se complementam na forma e no conteúdo, na amplitude e na profundidade, refletindo a unidade deste rico, colorido e fascinante moisaco que é a obra de António de Macedo.

São Paulo, 17 de outubro de 2007.

Daniel R. Plácido*

com a colaboração de Alexandre David *

______________________________________________________________________

· Daniel R. Plácido, nascido em 1983, em São Paulo, Brasil, é livreiro e pesquisador de Filosofia e Esoterismo.

· Alexandre David, nascido em  1956, no Rio de Janeiro,  é designer digital e webmaster do site da Fraternidade Rosacruz no Rio de Janeiro.

 

Index

 

Prefácio - Pág 02

Sobre o Autor e Sua Obra - Pág. 05

I O que é o Esoterismo?  - Pág 08

II Logos e Lithos: A Palavra Criadora e a Pedra Angular - Pág 15

III Graal Branco, Graal Negro - Pág 25

IV Paulo, O Iniciado 36 - Pág

V Magia Aurea: O Eneagrama Sagrado - Pág 48

VI Os Solstícios e os Equinócios - Pág 59

VII A Alquimia Espiritual dos Rosacruzes -  Pág 66

VIII A Cosmologia dos Rosacruzes - Pág. 80

IX Eu e o Pai Somos Um: O Eterno Feminino na Nova Religiosidade 94

X Iniciação Feminina: Astrológica, Mágica, Alquímico-hermética ou cabalística? 112

XI A Misteriosa Escrita de Jesus - Pág. 156

XII O Uso do Pergaminho e o Pecado Original - Pág. 159

XIII A ressurreição corporal judaica - Pág. 183

XIV Regresso ao Pai de Amor - Pág. 188

XV O Pássaro Azul da Felicidade - Pág. 196

XVI Max Heindel: Em Busca do Templo Ignoto - Pág. 203

XVII Max Heindel – Cronologia , Segundo Ger Westenberg - Pág. 211

XVIII Corinne Heline - Pág. 227

Corinne Heline: Uma vida em imagens - Pág. 234

Meu Tributo à Max Heindel por Corinne Heline - Pág. 237

XIX Prayer and The New Panacea - Pág. 241

XX Origem da Oração Rosacruz - Pág. 248

XXI Inquisição e Tradição Esotérica - Pág. 252

XXII As diferentes concepções sobre o "Jesus Histórico - Pág. 270

XXIII Esoterologia Bíblica: Entrevista concedida à Daniel Plácido em abril de 2007. -  Pág. 276

XIV Os Reinos Mágicos estão aqui mesmo: Entrevista concedida a Estela Guedes. - Pág. 291

XV Amor ou Caridade  - Pág. 297

XVI Apelo às Novas Gerações - Pág. 300

XVII Resenha de livros publicados - Pág. 308

O  e-Book "A ALQUIMIA ESPIRITUAL DOS ROSACRUZES E OUTROS ENSAIOS", editado em pdf, pode ser aberto, baixado e lido offline  no  seguinte endereço, em nosso site:

http://www.christianrosenkreuz.org/antologia_antoniodemacedo.pdf

 Para conexões mais lentas recomendamos o download do arquivo zipado:

http://www.christianrosenkreuz.org/antologia_antoniodemacedo.zip


 Para contactar o autor, escreva para:  ademac@netcabo.pt


 

 

À Conversa com...

António de Macedo

http://aeterna.no.sapo.pt/lusophia/lusophia44-am.htm

 

por Sérgio S. Rodrigues
e Miguel Campos-Reis

Fotos:
Alexandre Gabriel

 

 

 

http://paginasesotericas.tripod.com

 

 

  • O Pensamento de António de Macedo - Antologia pela SBO
  •  António de Macedo na Wikipedia - A Enciclopédia Livre
  • António de Macedo em Novo Cinema Português.
  • Depoimento de António de Macedo e excertos do filme Domingo à tarde, de António de Macedo, 1966.
  • Artigo biográfico de Alcides Murtinheira, no Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Hamburgo.
  • O Percurso Singular de António de Macedo em Bissaide, blogue.
  • António de M acedo em Projecto Vercial.
  • Entrevista em Intempol.
  • Entrevista -: Nos Interstícios da Realidade (SPA)
  • António de Macedo na Editorial Caminho.

  • Centro Rosacruz Max Heindel (Minde - Portugal)

  •  


  •  

    [Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

     

    Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

    Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210 ,

    celular:  (21) 9548-7397 , rosacruzmhrio@gmail.com

    Associada a The Rosicrucian Fellowship - Associação Internacional de Cristãos Místicos

    2222 Mission Ave. , Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA