Quarta Parte

A MORTE NÃO EXISTE

 

CAPÍTULO XXI

A NATUREZA REAL DA MORTE

 

Entre todas as incertezas que constituem a característica deste mundo, só uma cousa é certa: a morte. Vez por outra, depois de uma vida curta ou longa, chega a seu termo esta fase material da nossa existência. Havendo então o nascimento num novo mundo, o qual é, segundo as formosas palavras de Wordsworth, é o esquecimento do passado.

O nascimento e a morte podem ser considerados, portanto, como a transferência da atividade humana de um mundo para outro, e depende do nosso ponto de vista designarmos tal mudança por nascimento ou morte. Se entrarmos no mundo em que estamos vivendo, chamamos a isso nascimento, e, se deixamos o plano de nossa existência atual para entrar em um outro mundo damos a esse fenômeno o nome de morte. Para o indivíduo, todavia, a passagem de um mundo para outro não é mais do que a mudança de uma cidade para outra; ele vive inalteradamente, unicamente seu exterior que o rodeia e as condições são mutáveis.

A passagem de um mundo para outro ocorre, em geral, mais ou menos inconscientemente, como um sonho, segundo o diz Wordsworth, e por essa razão nossa consciência se fixa no mundo que abandonamos. Durante a infância o Céu está, de fato, ao nosso redor. As crianças são clarividentes durante um período curto ou longo após o nascimento e todo aquele que morre continua contemplando o Mundo Material ainda por algum tempo. Se morrermos enquanto nos encontramos na plenitude do nosso vigor físico, com fortes vínculos familiares, amizades ou outros interesses, o Mundo Físico continuará atraindo nossa atenção durante mais tempo do que ocorreria se a morte se produzisse na velhice, quando se rompem os vínculos terrenos antes de sobrevir a mudança que chamamos morte. Isto se baseia no mesmo princípio pelo qual a semente adere fortemente à fruta verde, ao passo que se solta facilmente da fruta madura. Por conseguinte, é mais fácil morrer em idade avançada do que em plena juventude.

A inconsciência por que passa o Espírito ao nascer ou ao morrer, deve-se à nossa incapacidade para ajustar o nosso foco de consciência ao novo plano de vida instantaneamente, e é semelhante à dificuldade que experimentamos ao passar de um quarto escuro para a plena luz do exterior em um dia ensolarado, ou vice-versa. Nestas condições sempre decorre algum tempo antes de podermos distinguir os objetos que nos cercam. O mesmo acontece com o recém-nascido ou o recém-morto: ambos têm que reajustar as suas percepções às novas condições.

Quando chega o momento que determina o final da vida no Mundo Físico, a utilidade do corpo denso terminou e o Ego se retira dele pela cabeça, levando consigo a mente e o corpo de desejos, como o faz todas as noites durante o sono. Mas agora o corpo vital já não tem utilidade e por isso também é retirado e uma vez que o cordão prateado que une os veículos superiores aos inferiores se parta, não poderá mais ser restaurado. Lembremo-nos de que o corpo vital é composto de éter, o qual durante a vida física é sobreposto ao corpo denso das plantas, dos animais e do homem. O éter é uma substância física e portanto tem peso. Os cientistas ainda não tem meios para recolhê-lo e pesá-lo mas quando se produz a morte e o corpo etéreo abandona o corpo físico, este sofre uma diminuição de peso. Isto demonstra que algo que tinha peso, embora invisível, deixou o corpo denso naquele momento.

A ciência sabe que, seja qual for o poder que move o coração, não procede de fora e sim de dentro desse órgão. O ocultista-cientista vê uma câmara no ventrículo esquerdo, próxima ao ápice, onde existe um pequeno átomo flutuando em um mar do éter mais superior. A energia que existe nesse átomo como a de todos os outros átomos, é a vida indiferenciada de Deus. Sem essa energia o mineral não poderia modelar a matéria em cristais, nem os reinos vegetal, animal e humano poderiam formar seus corpos. Quanto mais nos aprofundamos, tanto mais evidente se torna que em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.

Esse átomo é o chamado "átomo-semente". A energia nele encerrada é que move o coração e mantém vivo todo o organismo. Todos os outros átomos no resto do corpo, têm que vibrar em sintonia com ele. As forças dos átomos sementes impregnaram os corpos que o Ego habitou sucessivamente na sua marcha evolutiva. Como conseqüência, nesse átomo-semente estão escritas todas as experiências do Ego em suas vidas anteriores. Quando voltarmos a Deus, quando nos unirmos novamente com Ele, esse registro que peculiarmente é o registro de Deus, subsistirá, e dessa maneira conservaremos nossa individualidade eternamente. Nossas experiências serão transmutadas em faculdades: o mal se transformará em bem e este se transformará em poder, para produzir um bem ainda maior: entretanto o registro das experiências de todos os seres pertencem unicamente a Deus e em Deus no mais íntimo sentido.

O "cordão prateado" que une os veículos superiores aos inferiores, termina no átomo-semente, no coração. Quando a vida material chega a seu termo de modo natural, as forças do átomo semente se desprendem, passam pelo nervo pneumo-gástrico, pelo posterior da cabeça e pelo cordão prateado, junto com os veículos superiores. Sua ruptura no coração assinala a morte física mas o cordão prateado nem sempre se parte de uma só vez; em alguns casos demora vários dias.

 

 

Voltar para o Índice

Capítulo XXII - Efeitos do Suicídio

 

HOME

BIBLIOTECA ONLINE

ÍNDICE DE PRINCÍPIOS OCULTOS DE SAÚDE E CURA

MAX HEINDEL


 Max Heindel

 Princípios Ocultos de Saúde e Cura

 Adquira a versão impressa deste livro na

Loja Virtual da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil


[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Max Heindel] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic

Bulgarian

Deutsch

Dutch

English

Español

Finnish

Français

Italiano

Polish

Português

Rumanian

Russian

Svenska

Copyright(c) The Rosicrucian Fellowship.  All rights reserved.

_________________________________________________________________________________________________________________________________