Primeiro Centenário da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel

Delmar Domingos de Carvalho

 

Por Delmar Domingos de Carvalho

 



Embora o símbolo da Rosacruz venha de tempos antigos, já em persa, a palavra rosanan queria dizer Os Filhos da Luz,; muito embora após a fundição do Mar de Bronze do Templo de Salomão, Hirão Habiff tenha recebido um novo disco e uma nova palavra; ao reencarnar como Lázaro, S. João Evangelista, viu que o malhete que tinha recebido era agora uma CRUZ e o disco transmutou-se numa ROSA, acabando por receber o nome de Christian Rosenkreuz, Cristão Rosacruz, só mais tarde surgem publicamente alguns dados sobre esta augusta Ordem.

No século XIII reencarna com o nome de Germelshausen, na Alemanha, viajou por diversas partes da Terra, até que, ao entrar em Espanha, juntou-se aos Alumbrados, Escola Iniciática rosacruciana, mudando o seu nome para Christian Rosenkreuz. Já na Alemanha de novo forma a Fraternidade Rosacruz com 13 membros.

Em pleno século XVII surgem então publicamente os manifestos tão conhecidos.

Reúnem-se diversos altos Iniciados entre Salzburgo e Munique e formam a Ordem Rosacruz que ficou apenas acessível a elevados iniciados.

No começo do século XX, os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz reconhecem a necessidade de serem divulgados publicamente alguns ensinamentos da Escola. Depois de vencer várias provas Max Heindel é o escolhido.

Em pouco tempo eis que é constituída, em 1909, a Fraternidade Rosacruz de Max Heindel, a qual está já espalhada por vários continentes, a sua obra principal, o Conceito Rosacruz do Cosmo está traduzido em diversos idiomas, desde o original em inglês, ao espanhol, português, alemão, francês, sueco, polaco, russo, italiano, holandês, romeno e prevê-se que no ano 2009 seja editado em Turco.

Ao aproximarmo-nos do ano 2009, fará 100 anos esta Associação de valor incalculável. Em diversos Centros há já alguma preparação para esse evento; há alguns Encontros como meios preparatórios, enfim, esperamos que tenham a dignidade como a humildade em sintonia com os puros e elevados ensinamentos dos Rosacruzes, que estão em perfeita sintonia com Cristo.

Como participação humilde nesta página vamos inserindo alguns dados sobre esta dinâmica.

Fraternidade Rosacruz de Max Heindel

 

Max Heindel

 

Max Heindel

(1865-1919)

 

Nenhuma pessoa inteligente deve limitar o trabalho de outra.

Temos a obrigação de procurar o conhecimento em todas as direcções,

sabendo assimilá-lo, de modo a usá-lo com originalidade.

Max Heindel  in Temas Rosacruzes Volume II

 

Apesar de ter nascido no seio de uma nobre família teutónica germânica, cedo, por motivos imperiosos, teve de partir, indo estudar e trabalhar nos estaleiros de Glasgow, na Escócia. Aqui se formou em engenharia naval, tendo viajado por toda a parte, então os transportes entre os continentes e não só eram por via marítima, o que lhe permitiu conhecer diversos povos e sentir os problemas de muitas pessoas.

Cedo anseia por Luz profunda que possa transmitir a todos, especialmente, aos irmãos que sofrem.

Porque a Humanidade estava já numa fase em que cada vez existiam mais pessoas sedentas de Luz, os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz procuravam algum ser humano que fosse digno de receber ensinamentos aquarianos e divulgá-los. Carl Louis Von Grasshoff, mais tarde conhecido pelo seu pseudónimo de Max Heindel, viria a ser a pessoa certa. Venceu todas as provas incluindo não querer os conhecimentos só para si, mas para todos os que desejassem e necessitassem.

Max Heindel continuara no caminho estreito do puro cristianismo, preparando todas as áreas para a criação da Fraternidade como dos ensinamentos a divulgar publicamente. No ano 1909, eis a fundação da Fraternidade Rosacruz com o seu nome. Como sede, Mount Ecclesia, Oceanside, pequena cidade perto de São Diego, na Califórnia.

 


Vista panorâmica do campus da The Rosicrucian Fellowship

 

Mount Ecclesia, onde, no cimo de um monte, se pode ver o Templo de Cura.

 

Escreve o Conceito Rosacruz do Cosmo, a principal obra, na qual teve a ajuda dos Irmãos Maiores; continua organizando os cursos e escrevendo outros livros desde Ensinamentos de um Iniciado até Mistérios das Grandes Óperas.

Embora a obra base seja o Conceito, contudo, pela nossa experiência, sabemos que se deve ler toda a sua vasta obra para, então, sim, termos uma concepção mais precisa dos ensinamentos rosacrucianos. Ler, mais do que uma vez, discernir, investigar, comparar, concluir, aplicar e inovar.

No seu trabalho, Coletâneas de um Místico, Max Heindel foca os objectivos da Fraternidade: mostrar o caminho da iniciação para todos os que desejam seguir o caminho mais curto para a libertação, desde como construir o corpo alma como obter o conhecimento directo, como clarividente voluntário.

Na obra Os Ensinamentos de um Iniciado lembra que só quando o conhecimento se une ao amor, os dois produzem a verdadeira sabedoria.

Noutra obra, Os Mistérios Rosacruzes, no capítulo, Educação da Criança, diz: é da maior importância que as roupas da criança sejam folgadas, especialmente dos mais pequenitos, porque os adornos que oprimem, produzem vícios que seguirão a pessoa por toda a vida.

Noutra obra, Filosofia Rosacruz, em Perguntas e Respostas, Volume II, outra de grande valor, Max Heindel, na Pergunta nº 37 lembra que a mulher foi árbitro do destino do Mundo em civilizações passadas, enquanto o homem o foi noutras, como agora é o caso…vem aí uma época em que a igualdade será um facto, para depois a mulher voltar a ter o poder.

Na mesma obra, mas no Volume I, e na Pergunta 185, afirma: a mulher é mais idealista e imaginativa, tem muito interesse por tudo o que possa ajudar a melhorar o sentimento ético de cada pessoa e povo... A Humanidade inteira será beneficiada no dia em que existirem direitos iguais entre os dois sexos.

Na obra Princípios Ocultos de Saúde e Cura, entre muitos ensinamentos valiosos, lembra que o medo é uma das principais causas das enfermidades, e a melhor solução para o vencer é o Amor Puro e Verdadeiro.

Na obra Os Mistérios das Grandes Óperas lembra: a lealdade é uma prerrogativa sem a qual não há iniciação.

 

Jesus-Cristo, pintura na Sede Mundial, Oceanside, USA

Jesus-Cristo, pintura na Sede Mundial, Oceanside, USA

 

Desde então, a Fraternidade se espalhou por diversos países e continentes.

Em Portugal graças a vários membros é fundada, surgindo em 21 de Março de 1926 o primeiro número da revista Rosacruz, mas é com Francisco Marques Rodrigues que acaba por se alicerçar, dando bons frutos para bem dos que sofrem e dos que desejam cumprir melhor as Leis Divinas.

Suas obras são de enorme valor, seus estudos reflectem a Luz profunda que existe em seu interior. Tudo isso se pode ver nas análises sobre o Apocalipse, artigos escritos na revista Rosacruz, da Fraternidade Rosacruz de Portugal que funda com outros membros, em 18 de Julho de 1975, ver Diário do Governo, III Série, de 20 de Agosto de 1975.

As suas cartas a Cristina estão plenas de Amor e de Luz; as suas investigações sobre a obra de Luís de Camões são produto da sua elevada intuição e quiçá da sua clarividência voluntária.

Também, noutros países têm havido numerosos membros que irradiaram Amor e Luz desde os Estados Unidos da América até diversos países da América Latina, como da Europa.

Em algumas páginas na Internet se pode verificar algo das suas obras.

Máximas actuais

Na medida em que nos aproximamos da Idade do Aquário, cada vez são actuais os ensinamentos de Max Heindel, muito embora alguns pequenos dados em suas obras possam precisar de notas de esclarecimentos, dado que passaram já cem anos.

 

Sobre a Liberdade de Opinião e de Criação

Nenhuma pessoa inteligente deve limitar o trabalho de outra. Deve-se procurar o conhecimento em todas as direcções e logo fazê-lo próprio, utilizando-o de modo original.

Temas Rosacruces
Tomo II

     *

Devemos aprender a lição do trabalho para um propósito comum, SEM LIDERANÇAS. Cada qual, igualmente induzido pelo espírito do Amor que lhe vem do íntimo, deve empenhar-se pela elevação física, moral e espiritual da Humanidade à altura de CRISTO, O SENHOR E A LUZ DO MUNDO.

O Conceito Rosacruz do Cosmo não é dogmático nem apela para qualquer outra autoridade que não seja a própria razão do estudante.

Não é uma controvérsia.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Dizer que esta exposição é infalível, seria o mesmo que pretender que o autor fosse omnisciente. Até os próprios Irmãos Maiores nos dizem que, às vezes, se enganam nos juízos que fazem, pelo que está fora de qualquer discussão um livro que tenha a pretensão de trazer a última palavra sobre o mistério do mundo.

 

Paracelso  e a Cosmobiomedicina

Obra de Delmar Domingos de Carvalho para o 1º Centenário da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel

 

Em Janeiro ou Fevereiro do ano 2009 irá sair ao público um novo trabalho sob o título: PARACELSO E A COSMOBIOMEDICINA, pelo Editorial Minerva de Portugal.

Trata-se da primeira biografia na língua portuguesa, sobre este Irmão Maior, por quem Max Heindel tinha uma grande veneração, e que muito o influenciou.

Como também exerceu influxos no nosso querido mestre e amigo Francisco Marques Rodrigues, entendemos por bem dedicar este trabalho com muitas investigações inéditas, sobre a sua vida e obra, como pelo valor da sua intemporalidade, ao 1º Centenário da F.R.M.H.

Nele o inserimos para as suas Comemorações.

Paracelso é o médico da Idade do Aquário.

Clique aqui para continuar.

Os Rosacruzes

 

Johann Wolfgang von Goethe aos 69 anos, pintura de Joseph Karl Stieler, 1828

 

 

Johann Wolfgang von Goethe


(1749 - 1832)

 

  Sua obra abrange, além das inúmeras peças dramáticas, como o célebre Fausto, romances, contos, poesia lírica, cartas e descrições de viagens,

bem como estudos de ciências humanas e naturais, onde se destacam a Teoria das cores e a Metamorfose das plantas

Clique aqui para continuar.

  Meditações

 SOBRE QUEM É O PRÓXIMO? E QUEM É DEUS?DE ACORDO COM OS ENSINAMENTOS DE MAX HEINDEL E DOS ROSACRUZES, EM SINTONIA COM OS DE CRISTO.

Foto tirada ao meio-dia, ao nosso Irmão Sol, Cristo Cósmico,debaixo de intensa ramagem de pinheiros mansos. Produziu
este efeito, cor de fogo, vibrações intensas, lembrando queo Amor é Fogo que arde...
Autor: D.D.C., 1987.

 

 

Clique  aqui  para  continuar.

 

Max Heindel e os Direitos Humanos

 

Um dos temas que não tem sido abordado acerca da obra do arauto dos Rosacruzes relaciona-se com os direitos humanos, uma área onde os Rosacruzes são os pioneiros.

Jan Amos Komenský

(28 de março de 1592-15 de novembro de 1670)

Lembremos João Amós Coménio, (1592-1670) considerado nos meios académicos e em Organismos Internacionais, como o pioneiro da democratização do ensino; defendeu em sua obra Didáctica Magna o direito à educação universal, afirmando: Todas as crianças devem ser enviadas às escolas não apenas os filhos dos ricos ou dos cidadãos principais, mas todos por igual, nobres e plebeus, ricos e pobres, rapazes e raparigas, em todas as cidades, aldeias ou casais isolados. E mais à frente alerta que não vê motivo válido para que as mulheres devam ser excluídas dos estudos.

Ora, como é consabido só em 1989 é que foi aprovada pela ONU a Convenção sobre os Direitos da Criança e nos seus artigos 28º e 29º surgiu o reconhecimento do direito da criança à educação na base da igualdade de oportunidades, sendo o ensino primário obrigatório e gratuito para todos.

 Portanto, o rosacruz Coménio, patrono da UNESCO adiantou-se mais de 300 anos, como em outros assuntos estamos ainda muito longe de atingir.

Clique aqui para conhecer melhor as contribuições da Escola Rosacruz à causa dos Direitos Humanos.

 

Fraternidade & Solidariedade

Com irmãos quenianos, rumo à Fraternidade Universal.

Foto de Maria Amélia em 2002.

 

Estamos numa fase em que em vez de se fomentar a Fraternidade, fala--se cada vez mais em solidariedade.

Já Max Heindel nos legou que, quando as suas conferências tinham como tema a Fraternidade, a plateia estava vazia!!!

E porquê?

Ele deu-nos a sábia resposta.

A Fraternidade encerra o fim da exploração de um ser humano por outro; encerra a vivência fraterna rumo à igualdade na diversidade; a uma nova civilização em que impera o altruísmo, o perdão sincero, a ajuda sem esperar recompensa; o fazer bem sem olhar a quem; como contribuir para uma sociedade em que não seja preciso a ajuda material para outros seres humanos, pois haverá uma perfeita justiça social.

Ora, estamos numa fase em que até os ideais da Fraternidade, Liberdade e Igualdade dos filósofos franceses está ficando no esquecimento e em vez disso fala-se em solidariedade, criam-se Associações para ajudar os mais necessitados, os refugiados, as vítimas de guerras fratricidas, etc, quando devíamos é colocar em prática o amor fraterno, ajudar a que não haja mais guerras, não mais explorações de seres humanos.

É evidente que é uma positiva ajuda nesta fase de materialismos, de egoísmos ferozes, pois a solidariedade tem o seu valor, contudo temos de seguir a caminho da construção da Fraternidade Universal.

O resto tudo virá por acréscimo.

Clique aqui para saber mais.

 

 

Primeiro Centenário da Fraternidade Rosacruz

 de Max Heindel

(1909-2009)

Clique AQUI para voltar para a lista de artigos supracitada.

 

Paracelso e a  Cosmobiomedicina

 

 Meditações

 

 Referências à J.W.Goethe

na obra de Max Heindel

Max Heindel

e os Direitos Humanos

J.W.Goethe

Iniciado Rosacruz

 João Amós Coménio

O cosmocrata rosacruciano

 

Fraternidade & Solidariedade

  [Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210 ,

celular:  (21) 9548-7397 , rosacruzmhrio@gmail.com

Associada a The Rosicrucian Fellowship - Associação Internacional de Cristãos Místicos

2222 Mission Ave. , Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA