The Rosicrucian Fellowship

Cartas aos Estudantes

Março de 1944


Estimado Amigo:

Max Heindel na sua mensagem ao mundo dá muita ênfase ao desenvolvimento do coração porque sendo o assento do amor, o coração chega sempre a uma decisão sobre coisas relacionadas com a conduta mais rapidamente que o intelecto. Mas adverte que todo o verdadeiro desenvolvimento no homem acontece quando a cabeça e o coração trabalham juntos em harmonia. Sem dúvida que no homem, o departamento do coração domina sempre e é através do coração que recebe a sua maior ajuda nos problemas do mundo.

A razão disto é que a parte mais importante do corpo é o coração visto que nele reside o que São João chama em várias ocasiões na Revelação, “O Livro da Vida”, um pequeno átomo-semente no ventrículo esquerdo perto do ápice.

Este átomo-semente é a única coisa que o Espírito leva consigo de vida para vida. Dizem-nos também que o Espírito age através do sangue, e o coração é o único veículo pelo qual passa o sangue em cada revolução circulatória. Sobre este átomo-semente gravam-se cada pensamento e cada experiência que contribuem para edificar ou para destruir o carácter. O carácter constrói o homem espiritual. Este átomo-semente é também o assento da consciência.

Além disso, todos os outros átomos físicos se desagregam e são eliminados pelo espírito ao morrer, e este pequeno átomo-semente este “livro da vida”, permanece estável. Tem estado connosco não apenas durante uma vida, mas durante toda a existência do espírito virgem. Max Heindel diz no Conceito Rosacruz do Cosmos, pág. 100 (versão inglesa): “Ainda que todos os átomos deste corpo denso se vão renovando de vez em quando, este átomo permanente tem subsistido. E tem feito parte de todos os corpos densos utilizados por um determinado Ego”. O que está gravado neste átomo-semente permanente, constitui a base do juízo final de cada um. As almas que seguiram com a corrente, numa vida sem objectivos, numa existência irreflectida, quando voltam à Terra carecem de bom juízo; têm apenas um cérebro pueril, não confiável.

Os Ensinamentos Rosacruzes dão ao estudante um exercício que se o praticarem, será de um valor inestimável para o crescimento anímico. Na pág. 114 do Conceito Rosacruz do Cosmos (versão inglesa), Max Heindel dá um exercício que quando se pratica todas as noites, faz não só com que o estudante cresça em carácter, mas também que encurte o seu período de purgatório ao repassar a sua experiência do dia; começando com o último acto da noite, percorrendo cada acto que passou durante o dia de uma maneira retrospectiva, reprovando-se por cada acto falso de bondade ou egoísta, e aplaudindo-se por cada acto bom.

“Serão feitos muitos progressos que geralmente estariam reservados para as vidas futuras, se o homem se der ao trabalho de se examinar e julgar a si próprio, desalojando os vícios e reformando o seu carácter. "

Esta prática é muito recomendável”

Seus em serviço da humanidade,

The Rosicrucian Fellowship,

Mrs. Max Heindel


Cartas de Augusta Foss Heindel aos Estudantes da Fraternidade Rosacruz

 

Abril 1937

Agosto 1937

Setembro 1937

Outubro 1937

Setembro 1939

Outubro 1939

Maio 1940  

Novembro 1940

Março 1941

Maio 1941

Junho 1941

Agosto 1941

Setembro 1941

Novembro 1941

Janeiro 1942

Setembro 1942

Dezembro 1943

Janeiro 1944

Fevereiro 1944

Março  1944

 

CARTAS DE AUGUSTA FOSS HEINDEL AOS ESTUDANTES ROSACRUZES em Espanhol

 


 [Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com