Leonardo Da Vinci

(1452-1519)

 

 O Gênio Rosacruciano

Provável auto-retrato de Leonardo da Vinci, cerca de 1512 a 1515.

Nascimento

15 de abril de 1452 em Anchiano, Itália

Morte

2 de maio de 1519 (67 anos) em Amboise, França

Nacionalidade

Italiano

Ocupação

pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, escritor, poeta e músico

Movimento estético

Alto Renascimento

Trabalhos mais conhecidos

Mona Lisa; A Última Ceia; A Virgem das Rochas; Homem Vitruviano

 

 

Não é de um momento para outro, ou numa só vida no mundo físico que um Ego obtém qualidades para além do comum dos mortais.

Por isso, no caso de Leonardo, como em outros, já em vidas anteriores souberam aproveitar as oportunidades como criaram outras de modo que possuíam uma riqueza interior onde brilhava a sabedoria.

Quando nasce em Vinci, localidade muito perto de Florença, uma criança de elevada estatura espiritual e cultural, em 15 de Abril de 1452, a quem lhe foi dado o nome de Leonardo, filho do amor entre uma camponesa de nome Catarina e de um advogado apelidado de Piero da Vinci, estávamos perante um Ego avançado. Como era de esperar os costumes convencionais e outros cristalizados, como mentes feudais, não permitiram que esse amor desse mais frutos. Logo o menino de famílias ricas teve de se casar com alguém do seu estatuto.

Resultado, Leonardo nunca conheceu a mãe, o amor maternal muito importante faltou-lhe, estava recebendo o que teria semeado. Contudo acabaria por ser educado com meios suficientes numa paisagem cheia de bucolismo que lhe seria benéfica e em parte a mãe natura veio ajudá-lo a substituir o amor maternal. Isto viria a ter influência nos seus trabalhos.

Quando o pai tem conhecimento das qualidades do filho para desenho e não só, eis que o manda para Florença, mais precisamente para a oficina de Verrocchio, onde iria encontrar Botticelli e outros. Com o rosacruciano Botticelli a amizade surge e irá dar os seus frutos, alicerçados em alguns ideais comuns.

Estávamos no ano 1469 e aqui fica até 1482 ano em que segue para Milão.

 

Rosacea na Catedral de Santa Maria del Flore, Florença

Rosácea colocada acima do pórtico em estilo gótico dos construtores rosacruzes, na Catedral de Santa Maria del Flore, ou seja de Santa Maria da Flor numa ligação ao nome da localidade, Florença, e ao símbolo da Pureza. Este monumento foi começado nos finais do século XIII e terminado em meados do século XIV. Contudo só no século XIX é que acabaram as obras de revestimento desta fachada com mármores.

 

Leonardo aqui viveu até aos 30 anos, deixando alguns trabalhos como sejam a Anunciação em que é bem visível o seu estilo muito ligado à Natureza, reflexo do meio ambiente da sua infância, nele vemos as flores silvestres, as árvores ao fundo, o anjo com as suas belas asas apontando com a mão direita para Maria que recebe a graça com a mão esquerda.

 

A Anunciação de Leonardo da Vinci (1472-1475).

 

Entre os dois uma mesa de altar, como símbolo esotérico onde estão alguns elementos como a espiral, a concha e outros; e ainda a Adoração dos Reis Magos, quadro que não completou devido à sua ida para Milão. Nele estão de novo os elementos naturais, árvores, como cavalos, animal que muito estudou e cavalgou com o seu amigo Botticelli, notando-se visivelmente a carga emocional que cada figura contem em seu interior, em cores do pôr-do-sol.

 

A Adoração dos Magos, (1481-1482)—Uffizi. Em Março de 1481, a Leonardo foi encomendada esta pintura, pelos monges de São Donato Scopeto em Florença. O notário do mosteiro era o pai de Leonardo, e é muito provável que tenha induzido os monges a contratar seu filho. Esta importante comissão foi interrompida com a ida de Leonardo para Milão.

 

Durante este período Leonardo teve acesso a várias bibliotecas, soube escolher as leituras desde as de Marsílio Ficino até Hermes Trimegisto, como a Bíblia, designadamente o Evangelho de S. João, aquele que recebeu a rosa e a cruz, o discípulo amado de Cristo.

Estas correntes neoplatónicas, como trovadorescas, caso do rosacruz Dante, natural de Florença, mais precisamente, rosacrucianas estão em suas obras desde a pintura até aos escritos.

Aprende música e canto com facilidade, algo que já em anteriores vidas tinha experiência, toca e canta com elevação, chegando mesmo a criar algumas canções que desapareceram...

Antes de Bacon defende que a experiência é a base do progresso seja no ensino seja em qualquer ramo da actividade da vida, no fundo ele seguia o rosacruz Paracelso que afirmou que a Teoria vem da prática.

Leonardo avança os estudos, as investigações em quase todas as áreas desde a anatomia até às ciências militares, passando pela filosofia, teologia, artes, ciências.

Concebe a criação e a evolução em sintonia com os ensinamentos rosacrucianos, numa dinâmica panzoísta, ele vê a vida manifestada em toda a parte desde as flores ao Sol a quem criou um hino. Nele reconhece que este Mundo é belo como um Sol.

Como rosacruciano ei-lo defensor dos animais, considerando-os como irmãos, por isso segue o vegetarianismo, facto que estava narrado na recente Exposição no Palácio Cristal no Porto sobre Leonardo da Vinci, o Génio, que finalizou a 27 de Janeiro de 2008.

No campo da astronomia mais uma vez Leonardo defende as teorias da Escola Rosacruz afirmando que a Terra é que gira em volta do Sol, como defende uma idade da Terra muito superior à que era ensinada.

No campo filosófico e religioso defende a Lei dos Renascimentos, como a maioria das grandes figuras da História da Humanidade.

No célebre esquema da proporção do corpo humano que ele idealizou lá está o círculo e a cruz, numa proporção áurea expressão da beleza do microcosmo na união com o Macrocosmo.

 

O Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções. O desenho actualmente faz parte da colecção/coleção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália. Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel. O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquitecto/arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano:

 

Estamos perante um ser que muito amou, que, embora tenha sido algo popular, recebeu muitos cálices amargos, teve de fugir, acabando por vir a nascer para os mundos superiores em França.

Considerava o seu rosto como cárcere do amor. Com efeito, o deus interno está num local da cabeça, na sua parte frontal, como deus é amor, logo Ele está prisioneiro dentro de nós.

Também dizia que não se cansava de ajudar, como cristão rosacruciano ele sabia que o melhor caminho era servir com amor.

Contudo, foi incompreendido pelos que não sabem amar, difamado, o que lhe causou profundo desgosto, caindo em depressão.

Para Leonardo o nosso muito obrigado.

- Delmar Domingos de Carvalho

 

 

 

Mona Lisa

Com base nas próprias anotações de Leonardo: o mestre fez aflorar essa expressão no modelo com o toque do alaúde. Conforme Vasari: "Mona Lisa era muito bela e Leonardo, ao mesmo tempo que a pintava, procurava que tivesse alguém cantando, tocando algum instrumento ou brincando. Desta forma, o modelo foi mantido em um bom humor e não adotava um aspecto triste, cansado".

A Virgem e o Menino com Santa Anna

Esta obra,  retrata a Virgem Maria, seu filho Jesus e sua mãe Santa Ana (ou Sant’Ana), avó de Jesus, numa cena privada e intimista da vida dos personagens. O que faz esta pintura incomum é que há duas figuras posicionadas obliquamente, sobrepostas. Maria está sentada no joelho de sua mãe, Sant’Ana. Ela se inclina para frente para segurar o menino Jesus que brinca  com um cordeiro, sinal de seu próprio e vindouro sacrifício.

A Virgem dos Rochedos

Esta obra retrata  um enfático momento da infância de Cristo quando o pequeno João Baptista, com a proteção do anjo Uriel, conheceu a Sagrada Família numa gruta do Egito, cena aceita pela tradição cristã mesmo não constando na Bíblia. Neste cenário rochoso , João reconhece e adora Jesus como o Cristo.

 

 

 

A Última Ceia(1498)—Convento de Sta. Maria delle Grazie, Milão, Itália

Leonardo pintou A Última Ceia, um incrível trabalho, o mais sereno e distante do mundo temporal, durante anos caracterizados por conflitos armados, intrigas, preocupações e emergências. A declarou como concluída, embora eternamente insatisfeito, continuou trabalhando nela. Foi exposta a vista de todos e contemplada por muitos. Desde então ele foi considerado sem discussão como um dos primeiros mestres da Itália, si não o primeiro. Os artistas vinham de muito longe, no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie, para analisar cuidadosamente a pintura, copiando-a e discutindo-a. O rei da França, ao chegar em Milão, acariciou a idéia de remover o afresco da parede para levar para o seu país. Durante a sua realização inúmeras lendas foram tecidas em torno do mestre e seu trabalho. Os relatos de Bandello e Giraldi, dedicados a temas radicalmente diferentes, inclui também a gênese de A Última Ceia.

 

 

Platão representado por Rafael em A Escola de Atenas

 

 

Sêlo

 com o auto-retrato de Leonardo

Selo em que surge oauto-retrato de Leonardo, qual Fausto de Goethe, ou Platão,rosto que comunica o sábio, o homem sofredor, cujo Cristo interno o iluminava. com o Rosto de Leonardo Da Vinci

 

 

Carta natal de Leonardo Da Vinci, mostrando Sagitário, como signo ascendente; Touro como signo solar; Piscis como signo lunar e Meio-Céu em Libra. Destaca-se Netuno, o planêta da instrumentação espiritual, em conjunção com o Meio-Céu, em Libra, em sextil com Plutão , em Leão e na casa 8  e em trino com o amoroso Venus, dignificado em Touro e na sexta casa, a casa do serviço. Os lumninares estão harmonicos. O sol, o astro do poder configura um sextil com a Lua e Júpiter, que estão em conjunção. A Lua, estando depositada em Piscis por Júpiter e Netuno, co-regentes deste signo, reflete os raios destes astros, que na casa 3 indicam pequenas viagens e mudanças. Marte, o planeta da ação, em Aquário, e na casa 2, configura um trino com Saturno, em Libra e na casa 10, indicando  ganhos por meios próprios, favorecidos por associação com pessoas que exercem poder. Mercúrio, em Áries, em sextil com Plutão em Leão e Urano em sextil com Venus facultam originalidade. As provas estão representadas pela oposição de Mercúrio com Saturno e Netuno e pelas quadraturas entre Marte e Venus; Lua e Venus e Sol e Plutão.

Estátua de Leonardo


 da Vinci, Milão, Itália

Leonardo da Vinci, monumento  em sua honra em Milão. Foto de D.D.C. em 1996

Leonardo da Vinci, estátua no monumento em  sua honra em Milão.

 

 

Retrato de um Músico (1485)

Pintura-retrato, em óleo sobre papel,  de um homem atribuída a Leonardo da Vinci.   Alguns acreditam ter  sido Franchino Gaffurio, professor da capela da Catedral de Milão nos anos de 1484. Outros, dada a semelhnça com o desenho do Homem Vitruviano (1490) e o auto-retrato (1512) acreditam ser em realidade um auto-retrato de Leonardo com cerca de 33 anos de idade.

 

O Homem Vitruviano (face)

Possível representação do rosto do pintor aos 38 anos.

 

 

 

Provável Auto-retrato de Leonardo da Vinci, cerca de 1512 a 1515, retratando o pintor com cerca de 60 anos de idade.

 

 

Web Gallery of Leonardo Paintings

  • Paintings until 1480
  • Paintings in the 1480s
  • Paintings in the 1490s
  • Late paintings (1501-20)
  • Copies and workshop works
  • The Battle of Anghiari
  • Studies to paintings later executed (page 1)
  • Studies to paintings later executed (page 2)
  • Head studies
  • Various studies
  • Anatomical studies
  • Studies of nature
  • Drawings of engineering themes
  • Maps
  • Architectural studies
  • Sculptures and studies to sculptures
  • Complete text & images of Richter's translation of the Notebooks

    Site sobre Leonardo da Vinci ( em inglês ) no Museu Nacional de Itália de Ciência e Tecnologia    

    The Notebooks of Leonardo Da Vinci Complete @ Project Gutenberg

    Drawings of Leonardo da Vinci

    Leonardo da Vinci Exhibit at the Boston Museum of Science

    Leonardo da Vinci's Ethical Vegetarianism

    The true face of Leonardo Da Vinci?

    Da Vinci Decoded Article from The Guardian

    Leonardoda Vinci by Maurice Walter Brockwell at Project Gutenberg

    Informações sobre A Virgem do Rochedo ( em inglês )

    Vasari Life of Leonardo : in Lives of the Most Eminent Painters, Sculptors, and Architects.

     "Leonardo da Vinci " in the 1913 Catholic Encyclopedia.

    Da Vinci Decoded Article from The Guardian

    Milan Science Museum

    Leonardo - History

    Willamette University site on Vitruvian man

    Stanford University site on Vitruvian man

    The Vitruvian Man and the squaring of the circle

    The Vitruvian Man and the squaring of the circle detailed

    Vitruvian Man Video

    Geometry behind the Vitruvian man

    Leonardo Da Vinci  from Wikipedia

    Vitruvian Man  from Wikipedia

     

     

    " Eu sou a luz do mundo;

    quem me segue, de modo algum andará em trevas,

    mas terá a luz da vida."

                                                                          João 8:12

     

     

     

    HOME

    TEMAS ROSACRUZES

    DIRETÓRIO D.D.C.

    [ Home ][ Fundamentos ][ Atividades ] [ Literatura] [ Temas Rosacruzes ] [ Biblioteca Online ] [ Informações ]

     

    Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

    Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

    Telefone celular:  (21) 9548-7397  -   E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

    Filiada a Rosicrucian Fellowship

    2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

    www.rosicrucian.com

      www.rosicrucianfellowship.com

     www.rosicrucianfellowship.org