ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA

 

Vontade e Espiritualidade


ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA  

Vontade e Espiritualidade 
 

Vontade é o ato de consciência no qual o indivíduo vive os seus objetivos. 

Ligados à vontade, estão os problemas do livre arbítrio e do determinismo, os quais, muito de perto, relacionam-se com os nossos estudos espirituais. De fato, é pela vontade que podemos exercer o nosso livre arbítrio, combatendo assim o  determinismo, sob cuja influência a maioria das pessoas vive condicionada. 

O ato volitivo é caracterizado por três fases: inibição total (fase emocional ou afetiva); inibição motora, mas não psíquica (fase intelectiva ou de deliberação) e resolução, quando o ato se exterioriza. 

A primeira fase é emocional porque, diante de um estímulo, o primeiro momento é puramente emocional. Surgem, de imediato, várias tendências afetivas: quem é? o que vai fazer? Na segunda fase, a situação se define na nossa consciência. As tendências mais forte se acentuam. A terceira fase pode corresponder a um ato ou pode ser negativa. 

A escolha é feita durante a inibição motora, também chamada fase de deliberação, dando, como resultado, uma resolução. Esta, na sua forma anormal, pode assumir os aspectos de exuberância, agressividade, timidez e medo. 

* 

Precisamos distinguir o impulso, da vontade. Quando a fase  de deliberação é muito curta, agimos por impulso. No ato volitivo normal, entram em ação a memória, o raciocínio e a inteligência que influem na escolha do fenômeno intelectivo, conduzindo à resolução. O tempo da fase de deliberação diminui com a experiência. Quando esta fase se alonga indefinidamente, a pessoa fica atraída por resposta que satisfaça a grupos antagônicos e torna-se hesitante. Há ambivalência na resposta. 

Tomando por base as considerações feitas,  podemos distinguir os três caracteres de reação: fase de deliberação curta, impulsividade; fase de deliberação demasiadamente alongada, hesitação; fase de deliberação equilibrada, ato de vontade normal, vontade refletida. 

A vontade pode apresentar distúrbios que se caracterizam por modificação do tônus volitivo, simples e global, e  por enfraquecimento parcial, súbito e irreprimível, permitindo atos súbitos ou nocivos. 

No primeiro caso, temos a hiperbulia, aumento anormal da vontade, como se verifica na paranoia; hipobulia, diminuição da vontade, e abulia, ausência da vontade, que ocorrem nas psiconeuroses. 

No segundo caso, temos os impulsos (desejos), os atos obsessivos (ideias) e os atos fóbicos (medos). Como exemplo de impulso, citaremos a cleptomania (tendência para o roubo), a dipsomania (tendência para a bebida) e a piromania (tendência para o fogo). Os atos obsessivos podem ser ilustrados com os seguintes exemplos: ideia de grandeza,  de humildade, de perseguição e de transformação corporal. Muitas personalidades importantes foram caracterizadas por atos fóbicos e, entre elas, citaremos: Pascal, que temia os espaços abertos (agorafobia), Napoleão, que temia os gatos (catufobia, galefobia ou felinofobia), Alexandre Magno, que temia a obscuridade (keraunofobia) e Creso, que temia a morte (tanatofobia). 

* 

Nos nossos estudos espirituais, devemos considerar que todos os obstáculos à realização se encontram na nossa mente. Precisamos, assim, impor silêncio a tudo quanto nos impede de pôr em prática as resoluções tomadas. Estas resoluções devem ter a prática do bem, do amor, da caridade, do altruísmo e da abnegação. 

Devemos desenvolver o autodomínio pelo controle com que o homem encara as circunstâncias da vida e tira partido de todas as eventualidades. É necessário dominar os impulsos, as emoções, os temores e mesmo as alegrias, permitindo a fase de deliberação da qual resultará o ato perfeito, fruto da vontade e da determinação. 

Nos contatos com os demais, temos oportunidade de evitar a irritação, ouvindo, calando a nossa opinião embora a saibamos autorizada, e reservando os nossos conhecimentos para serem transmitidos em ocasiões que nos pareçam mais oportunas. 

 

O exercício da retrospecção é um grande auxiliar no desenvolvimento e na educação da vontade, analisando e classificando os acontecimentos da vida diária. É de grande interesse e utilidade prever os resultados e consequências  de tudo que pretendemos realizar, a fim de que possamos tomar decisão rápida em qualquer emergência que se nos apresente. 

Pode parecer que, desenvolvendo a vontade, tornemo-nos autômatos, sem espontaneidade nem alegria. Porém, assim não é. Eliminando as reações instintivas, surgem novos valores, mais ponderados, que conduzem a maior facilidade e maior equilíbrio. 

E, parece-me que somente aquele que pode controlar os seus sentimentos conseguirá penetrar na senda árdua e doce da espiritualidade, atingindo, por fim, o contato com os seres superiores que regem e inspiram até os menores, e aparentemente insignificantes, atos da nossa vida. 
 

- Dra. Ophelia Guimarães.

Fonte: Correio Rosacruz, setembro-outubro de 1960.

 

 

 

Documento Histórico

Edição do CORREIO ROSACRUZ divulgando um Ciclo de Conferências Públicas Rosacruzes. Na foto, palestrando, a Dra. Ophélia Guimarães, compondo a mesa com a Sra. Irene Gómez Ruggiero, ao centro, e o Sr. Roberto Ruggiero, a direita. Na coluna da equipe do Correio, a Dra. Ophélia Guimarães compõe com a Sra. Irene Gómez Rugiero, a equipe de redatores principais.

 

HOME

FUNDAMENTOS

ATIVIDADES

LITERATURA

DRA. OPHELIA GUIMARÃES

 

 PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Ciência & Religião, Dra. Elsa Margaret Glover

A Visão Etérica e o que Revela por uma Probacionista

A Astrologia e as Glândulas Endócrinas, por Augusta Foss Heindel. Introdução de Manly P. Hall.

O Mistério das Glândulas Endócrinas por um Probacionista

Vegetarianismo: a solução para uma vida e um mundo melhor, por Delmar Domingos de Carvalho

 

 

 

 

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Temas Rosacruzes][Biblioteca Online][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.