ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA

 

Relaxamento Muscular e Concentração

 Todos os espiritualistas falam em concentração e pretendem praticá-la. Tal estado, porém, demanda condições físicas que nem todos são capazes de dispor.

A técnica da concentração está estritamente ligada ao relaxamento muscular e êste, será tanto mais eficiente quanto mais fôr  conhecida a situação e ação dos músculos. Para que uma pessoa se concentre conscientemente, é de grande valor o conhecimento de certas noções de anatomia.

Sabemos que os músculos são órgãos dotados da propriedade de se contrair. Esta propriedade, útil ao movimento e ao exercício, deve estar abolida nos momentos de concentração. Dividem-se os músculos de um modo geral, em dois grupos: vermelhos, estriados, voluntários ou da vida animal; e brancos, lisos, involuntários ou da  vida vegetativa. São inervados por sistemas diferentes e correspondem a diferentes funções no conjunto do organismo humano.

Especial atenção deve ser dada aos músculos dos membros superiores e inferiores, com suas atividades opostas de extensão e flexão. É muito importante saber relaxar os braços quando andamos e as pernas quando sentamos. Os hábitos de mover as pernas, os pés, as mãos ou os dedos, além de revelarem tensão nervosa, constituem dispendio de energia, perfeitamente dispensável.

Quando andamos, também, não é necessário manter todo o corpo em tensão. Basta que as pernas se movam. Além de proporcionar menor cansaço, tal providencia permite maior harmonia e leveza de movimentos. Nota-se, especialmente, a diminuição de fadiga, quando assim se procede, no subir escadas. Parece que não participamos do movimento, confiando apenas aos membros inferiores a tarefa de locomover-nos.

Quando nos dedicamos à concentração, certas condições devem ser preenchidas, para que aquela possa ser eficazmente conseguida. É comum verificarmos que, em ambiente de recolhimento e concentração, pessoas movimentam-se incessantemente, estalam os dedos, suspiram, produzem estalidos com as unhas sentem vontade de tossir, ou manifestam contrações nervosas incompatíveis com a tranqüilidade que tal ambiente demanda.

Tudo isso se deve à ausência de relaxamento. Precisamos, pois, como preparação a nosso estudo espiritualista, aprender a relaxar. Passear o nosso pensamento por todo o corpo, da cabeça aos pés, sentindo que todos os músculos estão em repouso, frouxos e plácidos. Conseguindo o domínio do físico, poderemos, então, dominar os corpos mais sutis, o que permitirá maior eficiência nos exercícios de concentração e meditação a que nos dedicarmos.

Esclarecida a relação entre o relaxamento e a concentração, diremos algumas palavras sobre os perigos da meditação, quando não é bem orientada. Um deles é a congestão cerebral provocando a inibição da circulação sanguínea, com a tensão do delicado tecido do cérebro. O estudante deve abster-se de meditar quando note o menor sintoma de cansaço. O sistema nervoso, de modo geral, também é atingido. Algumas pessoas sentem sonolência, excitabilidade, estado de tensão e desassossêgo, contrações nervosas dos membros, dos dêdos, dos olhos, depressão e diminuição da vitalidade e modos de nervosismo, que variam conforme a natureza e o temperamento de cada um.

Se disciplinarmos a nossa vida mais inteligentemente, se estudarmos com mais cuidado o problema da alimentação, se respeitarmos as horas destinadas ao sono com mais determinação, se trabalharmos com mais  parcimônia e menos impulsivamente (não importa quão elevado seja o objetivo), obteremos melhores resultados e os Irmãos Maiores poderão contar com auxiliares mais eficientes, na obra de servir ao mundo.

- Dra. Ophelia Guimarães.

Fonte: Correio Rosacruz, junho-julho de 1959.

 

 

Músculos Esquléticos - visão frontal

ANEXO

Tipos de Músculos

Fonte: Muscle - Wikipedia

  

 

Músculos Esqueléticos - visão dorsal

 

Músculo estriado esquelético

 

 

Músculo liso

 

 

Músculo estriado cardíaco

 

O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Os músculos esqueléticos possuem uma coloração mais avermelhada. São também chamados de músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras (fibrocélulas estriadas). São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.

 

 

 

Coloração esbranquiçada, também chamados de músculos viscerais que entram na constituição dos órgãos profundos, ou vísceras, para assegurar-lhes determinados movimentos (contrações). Estes músculos têm estrutura "lisa" e funcionam independentemente da nossa vontade. A maneira com que se dispõem suas fibras é bem diferente da musculatura estriada. São involuntários e, em geral são longos e lentos. Os músculos lisos não apresentam estrias. Suas células têm o formato de fuso e constituem parede de órgãos internos, como o estômago e o intestino. Um dos trabalhos que realizam são os movimentos do tubo digestivo - movimentos peristálticos - e o aumento e a diminuição da pupila.

 

 

É o mais nobre de todos os músculos, se analisado histologicamente tem característica de músculo esquelético, mas funcionalmente tem característica de músculo liso assim como o esquelético, apresenta fibrocélulas bastante compridas. É também chamado de miocárdio, é o que constitui a parede do coração. Apesar de ser estriado,possui movimentos involuntários. Este músculo se contrai e relaxa sem parar. Entretanto, elas são mononucleadas ou binucleadas, com núcleos localizados mais para o centro da célula. Também possuem discos intercalares, que são linhas de junção entre uma célula e outra, que aparecem mais coradas que as estrias transversais. No tecido cardíaco, têm bastante importância as fibras de Purkinje, células responsáveis pela distribuição do impulso elétrico que gera a contração muscular às diversas fibrocélulas cardíacas

 

 

 

Documento Histórico

Edição do CORREIO ROSACRUZ divulgando um Ciclo de Conferências Públicas Rosacruzes. Na foto, palestrando, a Dra. Ophélia Guimarães, compondo a mesa com a Sra. Irene Gómez Ruggiero, ao centro, e o Sr. Roberto Ruggiero, a direita. Na coluna da equipe do Correio, a Dra. Ophélia Guimarães compõe com a Sra. Irene Gómez Rugiero, a equipe de redatores principais.

 

 

HOME

FUNDAMENTOS

ATIVIDADES

LITERATURA

DRA. OPHELIA GUIMARÃES

 

 PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Ciência & Religião, Dra. Elsa Margaret Glover

A Visão Etérica e o que Revela por uma Probacionista

A Astrologia e as Glândulas Endócrinas, por Augusta Foss Heindel. Introdução de Manly P. Hall.

O Mistério das Glândulas Endócrinas por um Probacionista

Vegetarianismo: a solução para uma vida e um mundo melhor, por Delmar Domingos de Carvalho

 

 

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Temas Rosacruzes][Biblioteca Online][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.