ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA 

 

O Fígado e o Corpo de Desejos 

Representação esquemática do aparelho digestivo humano


O fígado é uma glândula volumosa que secreta a bílis, elabora o glicogênio e produz, por transformação deste, o açúcar de glicose. Ocupa a região denominada subfrênica direita, sendo limitado pelo diafragma acima e exteriormente. Ultrapassa, entretanto, esta região, chegando a atingir a loja subfrênica esquerda. É de coloração vermelho-castanho, de consistência firme, friável, e deixa-se deprimir pelos órgãos vizinhos. O seu peso atinge a 1.500g, contendo cerca de 800 a 900g de sangue. Mede, aproximadamente, 28cm de comprimento, estando dividido em duas partes denominadas lobos. A distância antero-posterior é de 16cm e a espessura é de 8cm na parte mais volumosa do lobo direito. O fígado, além das suas funções secretória e excretória, representa papel importante em muitos processos fisiológicos, tais como: formação do sangue no embrião, princípio hematínico do adulto, produção de fibrinogênio, de protombina e de heparina, armazenamento de cobre e de ferro, regularização do volume sanguíneo, atividade retículo endotelial, desintoxicação, metabolismo das proteínas, síntese dos aminoácidos, da uréia, do ácido úrico e do ácido hipúrico, metabolismo dos carbohidratos e das gorduras, produção de calor e formação da vitamina A do caroteno. 

Por aí, vemos a grande importância do fígado no organismo e a conveniência do seu funcionamento normal. 

 

O homem e seus veículos

 

Representação esquemática dos corpos físico (ou denso), vital (ou etérico), de desejos (ou astral) e mente (ou corpo mental)

durante a vida física. Após a morte do corpo denso ou físico o corpo de desejos assume durante um tempo a forma do corpo físico .

 

  Ilustração  de María Augusta e José María Subirachs, de Asunción, Paraguay.

 

 

Por outro lado, segundo a Filosofia Rosacruz, o Corpo de Desejos está radicado no fígado e as correntes deste corpo fluem para o exterior através dele. A matéria de desejos está continuamente fluindo em correntes que viajam ao longo de linhas curvas para todos os pontos da periferia do ovóide e, então, voltam ao fígado através de certo número de vórtices, pela mesma forma que a água em ebulição flui continuamente para cima, voltando para baixo uma vez completado seu ciclo. 

Está, assim, evidenciada a relação do Corpo de Desejos com o fígado. 

O Corpo de Desejos está relacionado, naturalmente, com o Mundo do Desejo, cuja matéria o forma, através de sete subdivisões denominadas regiões, compreendendo três inferiores, uma neutra e três superiores. 

As três regiões inferiores denominam-se: Região da Paixão e do Desejo Sensual, Região da Impressionabilidade e Região dos Desejos; a neutra denomina-se Região do Sentimento e as três superiores: Região da Vida Anímica, Região da Luz Anímica e Região do Poder Anímico. 

Desejo, aspirações, paixões e sentimentos expressam-se na matéria das diferentes regiões do Mundo do Desejo, como as formas compostas da matéria emocional, durante mais ou menos tempo, de acordo com a intensidade do sentimento que encerram. 

Geralmente, agimos nas três regiões inferiores do Mundo do Desejo. Somos dominados por paixões, ambições, egoísmos, rivalidades, ódios e temores. Todos estes sentimentos se refletem na função hepática. É muito freqüente uma crise de fígado seguir-se a algum aborrecimento. Procuramos, geralmente, corrigir o funcionamento do órgão, mas não cogitamos da causa que o perturbou. 

Será interessante que cada um de nós observe os reflexos de sua vida emotiva, das vibrações do seu Corpo de Desejos, na harmonia ou desarmonia da função hepática. 

Sempre que nos deixamos levar por sentimentos negativos, pomos em ação a região inferior do Mundo do Desejo com reflexos desarmônicos sobre o Corpo de Desejos, dos quais resultam conseqüências mórbidas para o mecanismo funcional do fígado. 

 

Diagrama 2 do Conceito Rosacruz do Cosmos de Max Heindel, representando Os 7 Mundos do 7º Plano Cósmico

 

É do senso popular dizer que o riso desopila o fígado. Realmente, o riso, de modo geral, traduz alegria e bem estar. É natural que ele alivie o estado de tensão e propicie a oportunidade de que este órgão, tão importante no organismo, possa trabalhar em paz. 

De nada adianta visitar clínicos, andar de consultório em consultório, se não é removida a causa fundamental que nos provoca a doença. Quantas operações não se processam sem necessidade, e muitas vezes sem objetivo, acedendo à pressão de pacientes que julgam poder melhorar o seu estado físico à custa de ato cirúrgico! 

Já dizia um grande médico: Não há doenças, há doentes. E doente nem sempre é um doente físico. Este apenas reage ao estímulo emocional a que é submetido, ao qual responde pela disfunção da parte mais frágil do organismo. Daí haver doenças denominadas psicossomáticas nas quais o desequilíbrio orgânico se manifesta como resposta a estímulo desagradável de caráter emocional. 

Experimentemos, pois, harmonizar o nosso Corpo de Desejos com a nossa função hepática: cultivemos o sorriso, o bom humor, a simpatia, a compreensão,  a tranquilidade de espírito e veremos acontecer algo de extraordinário: o nosso ambiente se modificará. Haverá mais amizade, mais harmonia e aquelas feias regiões inferiores do Mundo do Desejo serão suplantadas pelas regiões superiores onde habitam a arte, a filantropia e todas as atividades superiores da vida da alma.

- Dra. Ophelia Guimarães


 

 

 

Documento Histórico

Edição do CORREIO ROSACRUZ divulgando um Ciclo de Conferências Públicas Rosacruzes. Na foto, palestrando, a Dra. Ophélia Guimarães, compondo a mesa com a Sra. Irene Gómez Ruggiero, ao centro, e o Sr. Roberto Ruggiero, a direita. Na coluna da equipe do Correio, a Dra. Ophélia Guimarães compõe com a Sra. Irene Gómez Rugiero, a equipe de redatores principais.

HOME

FUNDAMENTOS

ATIVIDADES

LITERATURA

DRA. OPHELIA GUIMARÃES

 

 PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Ciência & Religião, Dra. Elsa Margaret Glover

A Visão Etérica e o que Revela por uma Probacionista

A Astrologia e as Glândulas Endócrinas, por Augusta Foss Heindel. Introdução de Manly P. Hall.

O Mistério das Glândulas Endócrinas por um Probacionista

Vegetarianismo: a solução para uma vida e um mundo melhor, por Delmar Domingos de Carvalho

 

 

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Temas Rosacruzes][Biblioteca Online][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.