ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA

 

 

Hipófise e Espiritualidade


Hipófise e Espiritualidade 

Hipófise
Grays pituitary.png
Localizada na base do crânio, a hipófise é protegida por uma estrutura óssea chamada sela túrcica.
Gray1181.png
Diagrama de um corte sagital mediano através da hipófise de um macaco adulto.
Latim hypophysis

A hipófise ou corpo pituitário é constituída de massa ovóide, situada na sela túrcica entre os dois seios cavernosos. Mede um centímetro e meio no sentido transversal, cinco a sete centímetros de frente para trás e de alto a baixo. Consta de dois lobos de origem diferente: um anterior e outro posterior. Possui, ainda, uma parte intermediária. 

O lobo anterior da pituitária é a glândula mestra do sistema endócrino. Pelo menos, onze tipos de efeitos histológicos têm sido identificados com esta parte da glândula. Seis destes, uma vez que possam ser produzidos relativamente livres de outros efeitos, são constituídos pelos hormônios: do crescimento, tireotrópico, adrenocorticotrópico, gonadotrópico e prolactina ou hormônio lactogênico. Os efeitos restantes dos extratos do lobo anterior, para os quais ainda não foram conseguidos hormônios separados, são: cetogênico, glicotrópico ou antagônico da insulina, diabetogênico, paratireoidotrópico e pancreatotrópico. 

Vemos, assim, como  é imensa a importância do lobo anterior da hipófise na proporção em que seus hormônios estão associados com as demais glândulas de secreção interna. 

Os hormônios do lobo posterior são em menor quantidade e de funções mais específicas. São constituídos pela pitrecina e pela pitocina. Ambas, além de outros efeitos, elevam a pressão arterial, são antidiuréticas e ocitócicas. 

* 

Fizemos um rápido esboço da hipófise, também chamada glândula pituitária ou corpo pituitário, sob o aspecto científico. Entretanto, chegou-nos às mãos um pequeno livro editado pela Fraternidade Rosacruz de Oceanside, Califórnia. É a própria Fraternidade Rosacruz de Max Heindel. Sob o modesto pseudônimo de “um estudante”, é encarada a hipófise sob o ponto de vista espiritual. Assim sendo, o que se segue é citação do mencionado livro. 

O corpo pituitário corresponde ao Mundo do Espírito de Vida. Encontra-se sob o controle de Urano. A nota-chave deste grande espírito planetário expressa-se no plano físico como: originalidade, universalidade, amor pela liberdade, compaixão, ingenuidade, independência, reforma, progresso, invenção, ação rápida, intuição, clarividência, misticismo e altruísmo. 

Na sua polaridade negativa, encontramos estas expressões manifestando-se como: excentricidade, irresponsabilidade, ação espasmódica, turbulência, perversão, impaciência e anarquia. 

A nota-chave pura, celestial, do Espírito planetário de Urano eleva-se sobre o de Vênus e, no devido tempo, desperta a nova correspondente no corpo pituitário. Então, a sexta rosa na cruz do corpo vital desdobra as suas pétalas douradas e floresce. Esta elevada vibração da hipófise conduz a consciência do indivíduo ao reino da vida espiritual, onde todos os filhos de DEUS, eventualmente, se tornam em unidade com Ele. Os indivíduos podem, então, perceber a força vital de DEUS que penetra  toda a criação, unindo cada um com o todo. Este é o reino do puro altruísmo. 

O corpo pituitário é um dos elos da cadeia espiritual que une o homem com o grande Espírito de Cristo que, habitualmente, funciona no Seu veículo de Espírito de Vida. Coração, corpo pituitário, éter superior, Urano, alma intelectual e vida espiritual são usados pelo indivíduo no desenvolvimento do Cristo interior que é a sua própria vida espiritual. A hipófise é o assento primário da vida espiritual, sendo o coração o seu assento secundário.  Por assento, quer-se exprimir o meio pelo qual o indivíduo trabalha no desenvolvimento das potencialidades latentes da sua vida espiritual, que representam o pólo feminino do seu ser  -  o imaginativo, o educacional, a energia maternal protetora do seu Espírito. A cor da vida espiritual é o amarelo; a cor de Urano é o amarelo; a cor do éter superior é o amarelo; e quando o corpo pituitário está despertado, ele brilha com luz amarela. 

O corpo pituitário está intimamente relacionado com o caminho que conduz à  Iniciação. 

Pode-se, assim, entender claramente que o despertar do corpo pituitário para a ação é a realização mais importante a ser atingida nos poderes feminino e de amor  -  sabedoria do Espírito. 

Conhecendo a anatomia e a fisiologia da hipófise, meditando sobre as suas potencialidade psíquicas, chegaremos à nova compreensão da vida, pelo despertar de forças latentes que nos tornarão melhores e mais eficientes, mais poderosos e mais capacitados para amar e bem servir.

Imagens adicionais


- Dra. Ophelia Guimarães.

Fonte: Correio Rosacruz, setembro-outubro de 1960.

 

 

 

Documento Histórico

Edição do CORREIO ROSACRUZ divulgando um Ciclo de Conferências Públicas Rosacruzes. Na foto, palestrando, a Dra. Ophélia Guimarães, compondo a mesa com a Sra. Irene Gómez Ruggiero, ao centro, e o Sr. Roberto Ruggiero, a direita. Na coluna da equipe do Correio, a Dra. Ophélia Guimarães compõe com a Sra. Irene Gómez Rugiero, a equipe de redatores principais.

 

HOME

FUNDAMENTOS

ATIVIDADES

LITERATURA

DRA. OPHELIA GUIMARÃES

 

 PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Ciência & Religião, Dra. Elsa Margaret Glover

A Visão Etérica e o que Revela por uma Probacionista

A Astrologia e as Glândulas Endócrinas, por Augusta Foss Heindel. Introdução de Manly P. Hall.

O Mistério das Glândulas Endócrinas por um Probacionista

Vegetarianismo: a solução para uma vida e um mundo melhor, por Delmar Domingos de Carvalho

 

 

 

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Temas Rosacruzes][Biblioteca Online][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.