ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA

 

Afetividade e Espiritualidade

 

 

Define-se a afetividade como sendo o mecanismo pelo qual somos capazes de perceber o agrado ou desagrado dos estímulos biológicos. Dentro do conceito de afetividade, compreendem-se as tendências: de conservação ou egoísticas, abrangendo os apetites (conteúdo sensorial) e de expansão ou altruísticas, abrangendo as paixões e sentimentos (conteúdo representativo). 

Como estamos depreendendo, a afetividade situa-se no Mundo do Desejo, correspondendo as tendências de conservação ou egoísticas às regiões inferiores e as de expansão ou altruísticas, às regiões superiores. O estudo do mecanismo da afetividade nos capacitará a maior controle do Corpo de Desejos, moderando os apetites e incrementando os sentimentos altruísticos. 

Entremos um pouco em contato com a nomenclatura dos diferentes estados de afetividade. Quando normal, denomina-se eutimia e, quando alterada, é designada pelos diferentes nomes, conforme a discriminação do seu estado: distimia-perturbada; atimia-ausente; hipotimia-diminuída; hipertimia-exagerada; braditimia-retardada; taquitimia-acelerada; metatimia-lábil; catitimia-inconsciente; paratimia-desviada ou anormal; esquisotimia-introvertida; ciclotimia-extrovertida. 

A afetividade traduz-se em sentimentos de prazer e dor, acompanhados de modificações orgânicas da vida vegetativa e de reações motoras correspondentes. No prazer, encontramos a taquipnéia, a taquicardia, o metabolismo aumentado e o aumento de apetite. Como reações motoras, verificamos a exuberância de movimentos, gritos de alegria, canto e dança. Na dor, há bradicardia, indo até à parada do coração, respiração irregular, com acúmulo de anidrido carbônico, metabolismo diminuído e inapetência. Nas reações motoras, apresenta-se a forma passiva, com depressão ou inibição, e a forma ativa, com agitação, movimentos convulsivos e contorções. 

Pelo exposto, podemos compreender o caráter negativo da dor e o caráter positivo do prazer. Um espiritualista deve saber ultrapassar a dor. Há sempre algo que possa fazer calar os nossos sofrimentos e esse algo é o Serviço. Se olharmos em torno, vemos tanta gente com problemas angustiantes, que os  nossos parecem pequenos ante a magnitude e multiplicidade dos outros. Por que não nos dedicarmos a suavizá-los ? Assim, os nossos serão esquecidos. 

Paixão, ciúme e morte são sentimentos instintivos, de caráter egoístico. Por que não cultivarmos os sentimentos altruístas, as idéias morais, que nos conduzem para as regiões superiores do Mundo do Desejo? 

Na vida, temos dois polos. No polo positivo, aceitamos, fixamos e usamos. Aceitamos as contingências da vida, fixamos as boas ideias, usamos os nossos conhecimentos. No polo negativo, repelimos, combatemos e neutralizamos. Repelimos o bem e a atividade, combatemos porque tememos, neutralizamos todas as tendências à atividade, permanecendo em inércia entorpecedora e improdutiva. 

Os objetos da afetividade são constituídos pelas ligações afetivas com seres ou coisas e denominam-se nexos afetivos. Podem ser compulsórios, procurados e aceitos. Pai e mãe são nexos afetivos compulsórios. O cônjuge é um nexo afetivo procurado. O marido de uma irmã é um nexo afetivo aceito. 

Para o espiritualista, ainda há outro nexo afetivo procurado: é o amor a Deus, que se traduz pelo amor à Humanidade e pela prática do Serviço. 

No estudo da afetividade, temos ainda a considerar o humor, ou afeto fundamental, e a emotividade. 

Humor é o estado de maior ou menor satisfação vital em um momento dado. Depende de quantidade e de ritmo. Quanto à quantidade, pode ser extremado ou ausente. É extremado quando manifesta satisfação exagerada, excitação ou exaltação. Encontra-se ausente no chamado humor neuro ou álgico, geralmente acompanhado de depressão. Quanto ao ritmo, pode ser estável e lábil ou instável. 

A emotividade é caracterizada pelas explosões afetivas, súbitas e breves, em face de estímulos mais ou menos súbitos. A emotividade pode estar inibida em certos estados patológicos, como na esquisofrenia. Pode manifestar-se em forma lábil, como na psicose maníaco-depressiva. É incontinente na velhice, onde não há controle para os estímulos emocionais. 

Cultivemos a afetividade no seu aspecto construtivo: amor, nexos afetivos normais, bom humor, emotividade controlada. Com isso, obteremos a paz interna, a tranquilidade mental, condições de harmonia para com nossos semelhantes e para com os seres sublimes que são os Irmãos Maiores.
 

- Dra. Ophelia Guimarães.

Fonte: Correio Rosacruz, novembro de 1960.

 

 

 

Documento Histórico

Edição do CORREIO ROSACRUZ divulgando um Ciclo de Conferências Públicas Rosacruzes. Na foto, palestrando, a Dra. Ophélia Guimarães, compondo a mesa com a Sra. Irene Gómez Ruggiero, ao centro, e o Sr. Roberto Ruggiero, a direita. Na coluna da equipe do Correio, a Dra. Ophélia Guimarães compõe com a Sra. Irene Gómez Rugiero, a equipe de redatores principais.

 

HOME

FUNDAMENTOS

ATIVIDADES

LITERATURA

DRA. OPHELIA GUIMARÃES

 

 PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Ciência & Religião, Dra. Elsa Margaret Glover

A Visão Etérica e o que Revela por uma Probacionista

A Astrologia e as Glândulas Endócrinas, por Augusta Foss Heindel. Introdução de Manly P. Hall.

O Mistério das Glândulas Endócrinas por um Probacionista

Vegetarianismo: a solução para uma vida e um mundo melhor, por Delmar Domingos de Carvalho

 

 

 

 

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Temas Rosacruzes][Biblioteca Online][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.