MAX HEINDEL REDIVIVO

 

Capítulo III

  

Sua Busca

 

 Relato de Sua Preparação e Trabalho no Campo Oculto

 

 

 

 

 

 

 

“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

Reparte com sete, e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra.

Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra: caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que cair ficará.

Quem somente observa o vento, nunca semeará e o que olha para as nuvens nunca segará.

Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de deus, que faz todas as cousas.

Semeia pela manhã a tua semente, e à tarde não repouses a tua mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela, ou se ambas igualmente serão boas.

Doce é a luz, e agradável aos olhos ver o sol.

Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles, contudo deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quanto sucede é vaidade”

- Eclesiastes, Cap.11, vers. 1-8.

 

 

Ao início do século XX, a  Califórnia parecia como um El Dorado, e Max Heindel decidiu  então tentar sua fortuna lá. In 1903, foi para Los Angeles, onde trabalhou  como engenheiro consultor por certo tempo, mas tal época não foi muito venturosa para ele. Privações e até mesmo fome foram suas companheiras diárias, todavia, nunca deixou-se abater.

Foi no outono de 1903 durante uma conferencia de C.W.Leadbeater no Blanchard Hall, em Los Angeles , que Max Heindel conheceu Augusta Foss, a mulher que nos anos seguintes se tornaria sua inspiração espiritual, e que  foi instrumental no interesse de Max Heindel pela ciência da Astrologia, na qual foi mais tarde reconhecido como um dos maiores astrólogos esotéricos do século XX, e um dos responsáveis pelo renascimento desta ciência no mundo ocidental.

Augusta Foss nasceu em Mansfield, Ohio, filha de William Foss e Anna Richt as 5:15 da tarde de 27 de janeiro de 1865. William Foss veio de Mogendorf, ao este de Koblenz, Alemanha, onde nasceu em 6 de março de 1831. Ele veio para a América quando tinha 22 anos de idade, em 1853. Seu nome era originalmente Vosz. Anna Marie Richt nasceu em Neuwied, norte de Koblenz, em 4 de Junho de 1827. Casaram-se em 6 de junho de 1855 e tiveram sete filhos, todos nascidos em Mansfield, Ohio. Augusta foi a segunda filha mais jovem. A família Foss mudou-se para Los Angeles nos anos de 1880 e construiu sua residência em Bunker Hill em 1885. Augusta Foss, que procedia de uma família luterana, começou a estudar filosofia oculta e astrologia em 1898. Inicialmente esteve associada a Ordem dos Hermetistas e posteriormente a Sociedade Teosófica, servindo  como bibliotecária.

Dotado de um destemido espírito  e determinado a lograr êxito junto às mais avançadas linhas de pensamento, Max Heindel  tornou-se um dos maiores e entusiásticos admiradores de Blavatsky e da Doutrina Secreta, e  associou-se  a Sociedade Teosófica em Los Angeles,  na qual durante pouco tempo tornou-se conferencista e  serviu como   vice-presidente em 1904  e 1905. Excertos de suas palestras sobre H.P. Blavstsky e a Doutrina Secreta foram publicadas em um pequeno livro em 1933, por Manly P. Hall.

 Seu coração continuamente aspirava ao conhecimento dos  mais profundos mistérios da vida. Seus primeiros anos foram abundantes de sofrimento e despertaram sua mente à busca de uma explicação da vida e do ser provando um intenso desejo de compreender as aflições, privações e sofrimentos da humanidade. O pensamento que sempre sobressaia em sua mente era o de descobrir  algum meio pelo qual ele poderia ajudar a erguer o fardo de seus irmãos e irmãs do mundo. Esta luz começou a despontar quando ele contatou os ensinamentos que foram dados por Madame Blavatsky da Sociedade Teosófica.

 Dia a dia aumentava-lhe a ânsia de conhecer as causas dos sofrimentos humanos e o meio de aliviá-los. Iniciou seus estudos de Astrologia, nos quais foi ajudado pela senhorita Augusta Foss, que mais tarde relatou:

 

 “Por solicitação sua facilitei-lhe livros que ajudaram-no na busca de ampliar seu conhecimento das verdades espirituais; todos os dias ele ia à casa de minha mãe onde lhe dei as primeiras lições de Astrologia.”

 

 Nesta ciência ele descobriu um campo com muitas possibilidades. A Astrologia é efetivamente uma verdadeira ciência da alma, dando-lhe a chave pela qual ele poderia revelar os mistérios da natureza interna do homem. Aprendendo a conhecer e compreender as fraquezas do caráter ele podia então ajudar a guiar as pessoas, auxiliando-as a descobrir seu lugar mais apropriado no mundo.

 

 Heindel dava conferencias por toda parte e sobre ele escreveu C. Jinarajadasa:

 

Eu devo um grato reconhecimento a Max Heindel. Quando o conheci em Tacota, Washington, ele era um conferencista teosófico, e informou-me que estava ministrando suas aulas com slides. Isto era então para mim uma  idéia nova, e ao meu desejo para ser melhor informado ele levou-me ao seu escritório e exibiu seus slides e demonstrou como projetá-los ampliadamente com uma lanterna mágica ( o projetor de slides )numa tela branca. Eu percebi as novas possibilidades de palestrar com estes recursos e ao retornar a Chicago passei a utilizar tais diagramas, incluindo outros tomados de livros, formando o trabalho "Primeiros Princípios de Teosofia".

 

 Durante o verão de 1905, o excesso de trabalho e privações provocaram uma severa crise  de insuficiência cardíaca em Los Angeles, e por  vários meses esteve acamado e no limiar da morte. Nesta época sua primeira experiência de translocação e  percepção dos mundos suprafísicos.  Quando a sua grande amiga Alma Von Brandis ia partir para a Europa  sentiu um grande desejo de se despedir; viu-se, então, fora do corpo e transportado para bordo do navio, tendo a sua presença ficado registrada numa fotografia tirada na altura. Porém tão breve recuperava-se, ele estava mais agudamente desperto para as necessidades da humanidade. Ele compreendia que não era tanto da necessidade de alimento físico que a humanidade padecia. Era da fome anímica que resultavam os sofrimentos humanos.

 

Em maio de 1906 Heindel deixou  a Sociedade Teosófica em 1905 por discordar da forte influência orientalista e iniciou, por sua conta, um ciclo de conferências sobre misticismo cristão e astrologia. Seu trabalho como conferencista teosofista foi interrompido em São Francisco pelo grande terremoto, e viajou para  Seattle e para o norte dos Estados Unidos da América. Depois de uma série de palestras por várias cidades, ele foi novamente forçado a recolher-se num hospital devido à insuficiência cardíaca de origem valvular. Porém, todavia intrépido, uma vez recuperado, recomeçou seu trabalho como conferencista viajando para o noroeste dos Estados Unidos.

 

 De novembro de 1907 a Março de 1908, Max Heindel dedicou seu tempo a investigação dos ensinamentos do Dr. Rudolf Steiner, viajando para a Alemanha a convite de sua amiga , a  Dra. Alma Von Brandis  para assistir um ciclo de conferencias deste famoso escritor, então responsável pela Seção Alemã da Sociedade Teosófica, e mais tarde fundador da Sociedade Antroposófica. Na última das seis entrevistas pessoais com o Dr. Steiner,  Max Heindel mencionou que havia começado a escrever um livro no Campo das Ciências Ocultas; um compêndio que sintetizava os  ensinamentos orientais e ocidentais.  Steiner então ponderou que se algum dos ensinamentos  por ele promulgados fosse utilizado ,  deveria mencioná-lo  como a autoridade e fonte da informação. Conseqüentemente Max Heindel concordou em dedicar tal compendio, que nunca foi concluído e jamais publicado, ao Dr. Steiner.

 

Posteriormente, o Irmão Maior, que Max Heindel passou a chamar e reverenciar como Mestre, apareceu-lhe várias vezes vestido em seu Corpo Vital e esclareceu-o em vários pontos.

 

Em Abril e Maio de 1908 após ter passado numa prova a qual fora submetido, em Março de 1908,  sem saber que estava sendo testado, Max Heindel foi convidado a viajar a um local onde se encontrava uma casa que  abrigava o Templo Secreto da Rosa Cruz

 

Lá ele encontrou o Irmão Maior em seu Corpo Denso; lá ele recebeu os ensinamentos rosacruzes, sintetizados no Conceito Rosacruz do Cosmos, reconhecido pelos maiores estudiosos das tradições esotéricas como um clássico da literatura ocultista, que engloba sinteticamente as tradições esotéricas do passado e introduz assuntos jamais abordados publicamente.

 

 Apesar, do manuscrito inacabado do livro mencionado ao Dr. Steiner ter sido destruído, as últimas e mais completas revelações  dos Irmãos Maiores confirmavam os ensinamentos do Dr. Steiner em suas linhas principais . Pareceu-lhe  conveniente dedicar o “Conceito Rosacruz do Cosmos” ao Dr. Rudolf Steiner para não ser acusado de plagiador. Teria sido um dano menor ter assumido este risco do que conferir a autoridade dos ensinamentos ao Dr. Rudolf Steiner. Tal dedicatória foi portanto um erro, que levou muitas pessoas que meramente folhearam o livro a inferir que se tratava de uma síntese autorizada  dos ensinamentos do Dr. Steiner, que seria o responsável pelas afirmações nele contidas .

 

 Tal inferência parecia anti-ética ao Dr. Steiner. Um exame das páginas 8 e 9 irá mostrar que Max Heindel jamais pretendeu provocar tal idéia, mas não faltaram acusações de oportunismo em desejar provocar o sucesso editorial da obra associando seu nome ao do famoso instrutor.

 

 Não vendo como transmitir a verdadeira idéia em uma sentença dedicatória, então resolveu retirá-la , com um pedido de desculpas ao Dr. Steiner por algum aborrecimento que possa ter sido causado pelas    conclusões apressadas que associaram seu nome como responsável pelas afirmações contidas no “Conceito Rosacruz do Cosmos”.

 

 

anigreen07_next_1.gif

CAPÍTULO IV

Seu encontro com o Mestre, sua prova iniciática e sua iniciação nos Mistérios Rosacruzes

 

CRONOLOGIA

PREFACIO

CAPÍTULO I

CAPÍTULO II

CAPÍTULO III

CAPÍTULO IV

CAPÍTULO V

CAPÍTULO VI

CAPÍTULO VII

 CAPÍTULO VIII

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@hotmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.

 

This Website hosted for free by @MacarloHost.Net