CAPÍTULO XIX

O PROPÓSITO DA CURA

 

 

The Rosicrucian Fellowship

TEMPLO ROSACRUZ DE CURA

A lei do destino

Um número sempre crescente de médicos está convencido de que a Lei do Destino é um fator importante para produzir as enfermidades o retardar o restabelecimento, embora na realidade não acreditem na falácia de um destino inexorável. Reconhecem que Deus não nos aflige voluntariamente e não tem intenção de punir o transgressor. Compreendem que todos os sofrimentos e dores são destinados a ensinar-nos lições que não poderíamos ou não quereríamos aprender de outro modo. Os astros apenas assinalam a época conveniente para recebermos a lição. Mas nem Deus pode determinar o tempo exato ou a quantidade de sofrimento necessários por que nós temos essa prerrogativa, porque somos divinos. Se reconhecermos nossa transgressão e fase de provação prescrita pelas estrelas, ficaremos curados da nossa desordem mental, física ou moral. E se persistirmos até o fim de uma aflição estelar em não aprender nossa lição, então outra configuração muito mais hostil nos obrigará à obediência mais tarde.

O câncer e a tuberculose são aparentemente incuráveis, mas sempre existe a possibilidade de que possam ceder, se a força dirigida contra esses males é suficiente. Como todas as manifestações físicas, são o resultado de causas espirituais, e se pudermos chegar a elas, contrabalançando-as com algo de natureza oposta, existirá uma oportunidade, ao passo que uma atitude apática e carente, nunca melhorará a condição do paciente. Vivendo em clima saudável e sentindo forte anseio pela saúde, uma esperança que não conheça e nem permita desalento, e uma dieta simples, nutritiva e adequada, podem curar até os piores casos de tuberculose. Quanto ao câncer, é muito difícil determinar quando passou a dívida do Destino que causou a afecção, e existem muitos casos registrados em que o câncer pode ser curado, isto é, naturalmente, em suas formas mais brandas. Todavia, mesmo nos casos graves não se deve abandonar a esperança, enquanto existe vida.

No que diz respeito à arterioesclerose existem vários métodos mediante os quais podem ser eliminados seus depósitos, e uma vez removidos, o paciente se sente tão bem como antes. Assim sucede, especialmente quando se consegue que o enfermo reconheça que violou as leis da Natureza, o que causou a enfermidade nesse caso específico, e para esse objetivo devemos trabalhar. Seja a doença curada ou não, se a pessoa pode ser ensinada sobro quais as leis que foram transgredidas, se ela ou ele pode ser levada a ver qual é a causa espiritual da doença e andar segundo as leis da virtude - que são as leis de Deus - então, no futuro não existirá doença para eles. É para este fim que estamos trabalhando a fim de apressar o dia da libertação, para que toda a humanidade chegue à realização da saúde perfeita.

Quanto à objeção, se devemos ou não interferir no destino, deveríamos pensar em primeiro lugar em quem fez esse destino. Nós mesmos! Pusemos em movimento forças que agora estão se manifestando como destino e uma vez que o criamos, temos o direito de modificá-lo conforme a nossa capacidade. De fato, isto constitui o selo da nossa própria divindade, o poder de reger-nos a nós mesmos. A imensa maioria da humanidade é governada pelos corpos celestes aos quais podemos chamar: o "Relógio do Destino". Os doze signos do Zodíaco marcam as doze horas do dia e da noite; os planetas são como ponteiro das horas e assinalam o ano em que certa dívida do destino está madura para ser paga em nossa vida. A Lua indica o mês, e atrai certas influências que sentimos, embora não saibamos que se exercem sobre nós e ignoremos que nossas ações sigam a linha marcada pelo destino que provocamos em nossas vidas anteriores, e invariavelmente as cousas prognosticadas acontecerão a menos que... sim, porque existe um A MENOS QUE graças a Deus, porque se assim não fosse, se não houvesse possibilidade de mudanças no nosso destino então nos sentaríamos e "comeríamos e beberíamos e nos casaríamos porque amanhã teríamos que morrer". Estaríamos então nas mãos de um destino inexorável e incapacitados para ajudar-nos a nós mesmos. Mas, graças a Deus, existe uma probabilidade que não se vê no horóscopo isto é a vontade humana que pode impor-se e frustrar o destino.

Como expôs em forma poética Ella Wheeler Wilcox:

"Um navio veleja para Leste e outro para Oeste,

Com o mesmo vento que sopra.

É a posição das velas e não a força do vento

Que determina o rumo a seguir".

É da maior importância fixarmos as velas das naves de nossa vida como queiramos e que nunca tenhamos escrúpulo de interferir no destino.

Devemos também repelir a idéia de que as simples afirmações sejam suficientes para melhorar as nossas vidas. Em si mesmas, são uma tolice. Na vida, necessitamos de trabalho e ação, como veremos facilmente pela seguinte ilustração. Suponhamos que uma pequena semente de cravo fosse dotada da palavra e nos dissesse: "Sou um cravo". Responderiamos: "Não, não és um cravol Tens as potencialidades necessárias mas ainda terás que ir ao jardim e enterrar-te por algum tempo, germinar e crescer. Somente por esse meio poderás converter-te em um cravo, e não mediante sugestões e afirmações". O mesmo sucede conosco. Todas as "afirmações" de divindade são vãs a menos que sejam acompanhadas pelas ações de caráter divino, as quais provarão nossa divindade como as palavras jamais poderão fazê-lo.

Relação da espiritualidade com a saúde

Muitas vezes para que se possa alcançar uma certa evolução é necessário que se quebre a robustez da saúde física e quanto mais forte e vigoroso seja o instrumento físico, tanto mais drástico deverá ser o método para quebrantá-la. A esta fase pode seguir-se outra menos dura em que a saúde se encontra em estado de "flutuação", até que finalmente possamos reajustar-nos de tal forma que consigamos manter a saúde no Mundo Físico e até se nos capacitarmos para isso, obter faculdades que nos permitem atuar nos Planos Superiores.

Quando compreendermos a filosofia superior e vivermos a vida que é ensinada por ela, nosso corpo se tornará extremamente sensível e precisará de muito mais cuidado do que o de um indú ou negro das selvas africanas. Eles não possuem um sistema nervoso tão delicadamente organizado quanto os da raça branca. Os que se interessam pelas questões espirituais, têm uma sensibilidade extraordinária e, portanto, conforme progredimos, temos que cuidar mais e mais desse instrumento. Mas também aprendemos as leis da sua natureza e como nos ajustarmos à elas. Se aplicarmos nosso conhecimento, será possível termos um instrumento sensível e mantê-lo em boa saúde.

Há casos, todavia, em que a enfermidade é necessária para produzir certas mudanças no corpo. São os precursores de uma elevação no desenvolvimento espiritual e nessas condições, naturalmente, a enfermidade é uma bênção e não uma infelicidade. Em geral, todavia, pode-se dizer que o estudo da filosofia superior tende sempre a melhorar a própria saúde, porque "conhecimento é poder" e quanto mais soubermos tanto mais capazes seremos de dominar a situação, sempre que pusermos nossos conhecimentos em prática e viver a vida; que não sejamos simples ouvintes da palavra, mas seus executores, porque nenhum ensino nos pode beneficiar se não o pusermos em prática em nossa existência e o vivermos diariamente.

O nervosismo melhora com os exercícios

Se uma pessoa de temperamento nervoso se esforça para realizar tranqüilamente os exercícios de retrospecção e concentração, experimentará efeitos muito benéficos, particularmente se se empenhar em relaxar todos os músculos do corpo durante os exercícios.

Se o paciente relaxa completamente os músculos e examina tranqüilamente os acontecimentos do dia nos seus exercícios noturnos e se concentra sobre algum ideal elevado no exercício matinal, o nervosismo desaparecerá gradualmente.

 

 

Voltar para o Índice

Capítulo XX - Como conduzir os Centros de Cura

 

HOME

BIBLIOTECA ONLINE

ÍNDICE DE PRINCÍPIOS OCULTOS DE SAÚDE E CURA

MAX HEINDEL


 Max Heindel

 Princípios Ocultos de Saúde e Cura

 Adquira a versão impressa deste livro na

Loja Virtual da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil


[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Max Heindel] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic

Bulgarian

Deutsch

Dutch

English

Español

Finnish

Français

Italiano

Polish

Português

Rumanian

Russian

Svenska

Copyright(c) The Rosicrucian Fellowship.  All rights reserved.

_________________________________________________________________________________________________________________________________