.

 Centro Autorizado do Rio de Janeiro

.

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Panfletos Oficiais

Temas Rosacruzes

Astrologia

Vegetarianismo

Biblioteca Online

Rosacruzes e Rosacrucianos

 

CARTA N 94

Setembro de 1918

O EQUILÍBRIO É DE GRANDE AJUDA NOS MOMENTOS DE TENSÃO

            Nestes dias em que os nossos costumes, hábitos e negócios estão sendo tão radicalmente mudados pela guerra, não importa em que lugar da Terra se viva; quando homens são ceifados aos milhões pelos canhões; quando mulheres tem que abandonar as atribuições próprias do lar para tomarem parte na titânica luta atrás das linhas de fogo; quando os fracos, os mais velhos ou os mais jovens sucumbem pelas privações; como pode alguém evitar sentir-se perturbado pelo sofrimento alheio e pelo mar agitado de ódio e de dor na França ou nos lugares onde se travam as batalhas?

            Permanecer indiferente parece impossível. Ninguém pode permanecer insensível ã vista de tal sofrimento. Um estudante, depois de descrever a devastação de uma cidade bombardeada, pergunta: “Pode alguém evitar sentir-se fortemente abalado a respeito disto tudo?” não, até Cristo sentiu-se intensamente abalado quando pranteou os pecados de Jerusalém, e Ele mostrou uma indignação justa quando expulsou os mercadores do templo. Mas o equilíbrio é, indubitavelmente, uma das grandes lições que podemos aprender desta guerra.

            É muito fácil alguém permanecer tranquilo se vai para a montanha e ali vive a vida de ermitão. Mas, qual é o mérito em conservar nosso equilíbrio quando ninguém nos mortifica, injuria ou se opõe a nós? Certamente é mais difícil conservar a tranquilidade numa cidade industrial, onde a guerra se trava incansavelmente com a espada da competição e onde a existência está circunscrita por lei e por costumes. No entanto, pode ser feito e está sendo conseguido por muitos que não têm qualquer pretensão de espiritualidade, mas que comprovam que a perda do equilíbrio prejudica as suas ambições. Assim exercitam-se na prática do equilíbrio. Foi uma experiência indiscutível que beneficiou extraordinariamente tais pessoas. A sua saúde melhorou assim como a felicidade, e até os seus negócios prosperaram.

            Se tal domínio próprio pode ser alcançado pelas pessoas no mundo, e tão grande benefício pode advir disso no controle das condições normais da vida, nós, que aspiramos coisas mais nobres e elevadas, e que durante vários anos esforçamo-nos para seguir o caminho, devemos ser exemplos de fé e de esperança nestes momentos críticos. Devemos ser torres de fortaleza para os que não tiveram o privilégio da grande iluminação que obtivemos. Acima de tudo, devemos exercer uma influência construtiva e edificante nesta crise mundial.

            Creio ter delineado nesta lição mensal as causas secretas pelas quais, no passado, foram geradas e fertilizadas as sementes que agora florescem neste atual cataclismo. Embora ligeiramente, indiquei como estamos semeando, bem ou mal, as sementes do nosso futuro, com a esperança que os estudantes concentrarão os seus pensamentos na direção indicada, e advogarão na sua esfera de ação, os pontos de vista aqui apresentados. Muita dor poderá ser evitada no futuro porque os pensamentos são coisas, e se eles estiverem em harmonia com a finalidade cósmica de fazer todas as coisas trabalharem juntas para o bem, certamente florescerão. 

CARTA 93

ÍNDICE

  CARTA 95

 

 

Max Heindel

Bibliografia

 

 

Cartas aos Estudantes

Indice

Homepage Literatura Panfletos Oficiais  Temas Rosacruzes   Astrologia   Biblioteca Online  Rosacruzes e Rosacrucianos

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210

Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA

www.rosicrucian.com

www.rosicrucianfellowship.org

(760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)


This Website hosted for free by @MacarloHost.Net

Atualizado em 23 de maio de 2012

All rights reserved

A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.