Eugen Ranevsky

(Nascido em Lublin, Polônia, em 1923)

 

 

MINI-BIOGRAFIA

 

Filho de atores russos,  Eugen Ranevsky, nasceu em 28 de abril de 1923,  durante uma excursão dos pais em Lublin, Polonia. Foi criado em Odessa, próximo ao mar Negro, na Ucrânia.

Seu  talento musical foi descoberto na adolescência por uma professora. Apesar de sua iniciação musical no piano, o jovem buscou e encontrou a sua realização musical através do violoncelo. Acompanhado deste instrumento percorreria o mundo; antes, conclui os estudos na Alemanha e desembarca, junto com sua esposa, Violeta Kundert, no Brasil em 1949, a convite da direção da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro.

No Brasil o casal vem a ter   uma filha e três filhos.  Eugen  se dedica a carreira de professor universitário, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro paralelamente a  de concertista violoncelista, no Quarteto Brasileiro da UFRJ e também no duo-cameristico Eugen Ranevsky (violoncelo) & Violeta Kundert Ranevsky (piano).

Através do maestro Nelson Nilo Hack, conhece a Filosofia Rosacruz. Identificando-se com os ensinamentos rosacruzes, torna-se um estudante avançado da Fraternidade Rosacruz Max Heindel, alcançando o grau de Irmão Probacionista, colaborando em diversos setores, ministrando palestras, apresentando concertos musicais em companhia de sua esposa, a pianista Violeta Kundert Ranevsky e traduzindo muitas obras de Max Heindel, para o russo, seu idioma de origem.

 

 

Músico Concertista Violoncelista

 

Membro do Quarteto Brasileiro  da UFRJ

 

Professor Aposentado da Escola Nacional de Música Da Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Irmão Probacionista da Rosicrucian Fellowship

 

Associado a Fraternidade Rosacruz Max Heindel do Rio de Janeiro

 

Conferencista e Tradutor

 

 

 

 

AS SETE ÚLTIMAS PALAVRAS DO NOSSO SALVADOR NA CRUZ

Música de Joseph Haydn, Opus 51

Reprodução de Jesus Crucificado , de Salvador Dali, baseado numa descrição de São João

Eugen Ranevsky


Quarteto de cordas

Por  Rodrigo Ricardo

 

 

Transcrito  do JORNAL DA UFRJ  - Gabinete do Reitor • Coordenadoria de Comunicação da UFRJ • Ano 3 • Nº 34 • Maio de 2008

img1.gif

O professor e violoncelista Eugen Ranevesky exibe uma memorável foto do QUARTETO BRASILEIRO DA UFRJ , conhecido no circuito internacional como BRAZILIAN STRING QUARTET, que teve em sua composição  músicos do quilate de Santino Parpinelli: violino; Jaques Nirenberg: violino;  Henrique Nirenberg: viola;  Eugen Ranevsky: violoncelo,  Henrique Morelenbaum: violino,  João Daltro de Almeida: violino e Ivan Sergio Nirenberg : viola.

 


 

Fotos Históricas do Quarteto Brasileiro da UFRJ

 

 

 

 


 


 

O quarteto de cordas: teoria e prática

L. N. Raaben (Tradução: Eugen Ranevsky)

Um livro raro, escrito para uma atividade também rara nos dias de hoje: a de instrumentistas de quartetos de cordas. A sua missão é oferecer regras para que os instrumentistas de cordas – em cujo universo a nota musical vai se formando de acordo com a movimentação do arco – obedeçam à exigência de uma tonalidade. O tradutor do livro, Eugen Ranevsky, nascido na antiga Rússia, assim como o autor deste livro, que foi publicado em 1960, é ele próprio violoncelista, e diz que o quarteto “é a melhor prova de democracia; somos livres para criar as notas, mas obedecemos à idéia geral que é a tonalidade”. 2003. Edição e distribuição: Editora da UFRJ.

 


 

 

O quarteto de cordas: teoria e prática

Quarteto Brasileiro da UFRJ

Classical Archives - Music for the rest of us

Classical Archives - Joseph Haydn  - The Seven Last Words on the Cross, arr. for string quartet, Op.51, Hob.III:50-56

Joseph Haydn - The Seven Last Words of our Savior on the Crossfor string quartet or string quintet Op. 51 (Hob. III:50-56) 

 


 

 

 

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

EUGEN RANEVSKY

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas

 

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska