ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA

 

A Função Digestiva e os Exercícios Espirituais 

Aparelho digestivo humano

 

Frequentemente, dissociamos o corpo do espírito. Entregamo-nos a uma vida material, desconhecendo a existência do espírito, ou entregamo-nos a uma vida espiritual, menosprezando as necessidades do corpo. 

No entanto, o corpo é um templo, é o templo da alma e, como tal,  deve ser cuidado, nutrido, disciplinado e mantido em condições higiênicas ótimas. Quando nos referimos à higiene, não queremos dizer apenas a higiene externa que todos conhecemos, mas também a higiene interna, com a qual muitos de nós não nos preocupamos. 

Para conservar o organismo em bom estado, jovem e saudável, três condições são essenciais: boa respiração, coluna vertebral flexível e intestinos desimpedidos. 

A terceira parte está intimamente ligada à alimentação, o que compreende um grande capítulo no que se refere aos  alimentos convenientes e inconvenientes, compatíveis e incompatíveis. 

Há pessoas que vivem unicamente para os prazeres do estômago, sem pensar nas consequências que daí possam resultar. Quando obesas, reumáticas, hipertensas, diabéticas, são aconselhadas a um regime mais frugal e revoltam-se, porque perdem a maior satisfação de sua vida: passar bem. Assim, classificam a sobrecarga alimentar do organismo. 

Quando escolhemos um modo de vida mais espiritual, começamos a ver que este é incompatível com o excesso de alimentação. Verificamos que há algo mais além do corpo e os prazeres puramente materiais não mais nos satisfazem. Se nos alimentarmos com quantidades menores e com alimentos mais leves, sentir-nos-emos mais felizes, porque, automaticamente, se verificará uma desintoxicação que melhora o nosso estado de ânimo. 

Quem já passou por uma indigestão e passou também por um período de jejum pode comparar os dois estados: um de dores de cabeça, de náuseas, de indisposição para com tudo e para com todos, e outro de bem estar, de felicidade, em que a pessoa se sente leve, etérea, mais em harmonia com o infinito. Naturalmente, entre estes dois extremos há o ideal termo médio, em que suprimos o organismo com o necessário para mantê-lo em condições ótimas de funcionamento. 

Essas condições ótimas de funcionamento exigem atenção, não somente para a parte alimentar como também para a eliminação dos respectivos resíduos  que não devem permanecer no organismo além do tempo devido, sob pena de provocarem intoxicações e virem perturbar o ritmo normal da saúde. 

Todo aquele que se dedica ao espiritualismo não deve ser apenas um intelectual. Ler e achar bonito não é suficiente para a evolução de alguém. É necessário compreender, realizar, viver esses ensinamentos que achamos afins com nosso estado de alma. 

Com o tempo, haverá tendência a concentrar-nos, a meditar. Chegaremos a estados de paz, de tranqüilidade, em que a mente se aviva, em que se despertam novas sensibilidades, em que tudo se reveste de luminosidades diferentes, em que a vida toma um aspecto novo, desconhecido, deslumbrante. Porém, só poderemos atingir esses estados se conseguirmos nos esquecer de nosso organismo, se tudo funcionar normalmente e sem nos causar constrangimento de espécie alguma. Já pensaram na tortura que é caminhar com sapatos que nos incomodam? E quando nos esquecemos dos pés, que prazer sentimos em caminhar com sapatos confortáveis e anatômicos! 

Como poderemos meditar se, perturbados por uma digestão laboriosa, nos sentimos pesados, com a mente nublada e com os gases provenientes da fermentação intestinal a nos causar todo tipo de malestar? Precisamos, indubitavelmente, colocar o problema nos seus devidos pontos, embora de maneira pouco poética, porque visamos uma finalidade clara, eficiente e útil. 

Todas as religiões pregam o jejum periódico, que nada mais é senão uma medida de higiene. Não precisaremos, entretanto, jejuar se, constantemente, atentarmos para a higiene alimentar. Nutrir o corpo para sua manutenção, ingerir apenas o necessário, isto é, cortar os excessos que nos roubam a saúde e nos tornam infelizes. Cuidar do templo que é nosso corpo e deixar que nele habite e se desenvolva a alma, grande, pura, e sempre aspirando a maiores alturas, é o objetivo de nossa vida. 

Assim, poderemos olhar para nosso interior, descobrir nossas possibilidades e fazer com que surja aquela personalidade diferente que está escondida sob os preconceitos da educação, da sociedade e dos desejos indefinidos. Há dentro de nós, bem escondidos, anseios que só se exteriorizam com a calma, com a meditação; há bondades que só se descobrem quando olhamos para dentro e, bem lá dentro, há Deus, um Deus que só se pode revelar pela pureza integral do corpo, da mente e do coração. 

- Dra. Ophelia Guimarães

Fonte: Correio Rosacruz, fevereiro de 1959.


Aparelhos ou sistemas

Skeletal
Esquelético

Digestive
Digestivo

Muscular
Muscular

Lymphatic
Linfático

Endocrine
Endocrino

Nervous
Nervoso

Cardiovascular
Cardiovascular

Male Reproductive
Reprodutor

Masculino

Female Reproductive
Reprodutor

Feminino

Urinary
Urinário

Diagrama representando os diversos aparelhos ou sistemas que compõe o corpo humano

Aparelho digestivo humano

 

 

 

Documento Histórico

Edição do CORREIO ROSACRUZ divulgando um Ciclo de Conferências Públicas Rosacruzes. Na foto, palestrando, a Dra. Ophélia Guimarães, compondo a mesa com a Sra. Irene Gómez Ruggiero, ao centro, e o Sr. Roberto Ruggiero, a direita. Na coluna da equipe do Correio, a Dra. Ophélia Guimarães compõe com a Sra. Irene Gómez Rugiero, a equipe de redatores principais.

HOME

FUNDAMENTOS

ATIVIDADES

LITERATURA

DRA. OPHELIA GUIMARÃES

 

 PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Ciência & Religião, Dra. Elsa Margaret Glover

A Visão Etérica e o que Revela por uma Probacionista

A Astrologia e as Glândulas Endócrinas, por Augusta Foss Heindel. Introdução de Manly P. Hall.

O Mistério das Glândulas Endócrinas por um Probacionista

Vegetarianismo: a solução para uma vida e um mundo melhor, por Delmar Domingos de Carvalho

 

 

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Temas Rosacruzes][Biblioteca Online][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.