O Grande Arcano

 Eliphas Lévi

Alphonse Louis Constant, (8 de fevereiro de 1810 - 31 de Maio de 1875


Envelheci e me embranqueci no estudo dos livros mais desconhecidos e mais terríveis do Ocultismo; meus cabelos caíram, minha barba cresceu tanto como a dos padres do deserto; procurei as Chaves dos Símbolos de Zoroastro; penetrei nas criptas de Manés, surpreendi o segredo de Hermes, esquecendo-me de roubar para mim uma ponta do véu que esconde eternamente a Grande Obra; sei o que é a Esfinge colossal que lentamente penetrou na areia, contemplando as pirâmides. Penetrei nos enigmas dos Brahmanes. Sei que mistérios Schimeon ben Jochal enterrara consigo durante doze anos na areia; as Clavículas de Salomão apareceram-me resplandecentes de luz, e li corretamente nos livros que o próprio Mefistófeles não sabia traduzir a Fausto. Pois bem, - em nenhum lugar, nem na Pérsia, nem na Índia, nem entre os palimpséstos do antigo Egito, nem nos grimórios malditos subtraídos às fogueiras da Idade Média, encontrei um livro mais profundo, mais revelador, mais luminoso nos seus mistérios, mais espantoso nas suas revelações esplêndidas, mais certo nas suas profecias , mais profundo prescrutador dos abismos do homem e das trevas imensas de Deus, maior, mais verdadeiro, mais simples, mais terrível, e mais doce do que o Evangelho de Jesus-Cristo."

 

- Trecho magistral de Eliphas Levi, reconhecido por Max Heindel, como um Grande Cabalista do século XIX, extraído de sua obra póstuma "O Grande Arcano, ou O Ocultismo Desvendado" , cap. XV.


Eliphas Lévi, nome de baptismo Alphonse Louis Constant, (8 de fevereiro de 1810 - 31 de Maio de 1875) foi um escritor francês, e ocultista. O seu pseudónimo "Eliphas Lévi," sob o qual ele publicava seus livros, resultou da tradução do seu nome "Alphonse Louis" para a língua hebraica.


Dedicamos este texto aos amigos que colocaram sua Bíblia de lado ao encontrarem os ensinamentos esotéricos. Embora seja anterior ao atual ciclo da corrente rosacruz, não deixa de apontar para a direção do atual ciclo que tem como foco a interpretação esoterica da Bíblia e da Missão de Cristo. Apesar das más traduções, interpolações e distorções, a Bíblia  ainda reúne em seu corpo grandes mistérios que ao serem desvelados pelas chaves esotéricas da Filosofia Rosacruz confere ao estudante um verdadeiro link entre o intelecto e o aspecto devocional do ser humano. Sem a  cooperação destes dois atributos as portas do Templo continuarão fechadas.


 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

 

PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Magia Branca e Negra  por Max Heindel

Magia - Un Tratado Sobre Ocultismo Natural por Manly P. Hall

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis

internacionais de copyright e propriedade industrial e pertencem aos seus respectivos fabricantes e proprietários.