Ciência e Religião

Elsa M. Glover, PhD.

 


III. MASSA,  ENERGIA  E  ESPÍRITO

 

Sir Isaac Newton

(Woolsthorpe, 4 de Janeiro de 1643 — Londres, 31 de Março de 1727)

Retratado por Godfrey Kneller (1702)

 

            A massa é uma propriedade da matéria que a torna difícil de acelerar. A Segunda Lei de Newton estabelece que a aceleração “a” de um objeto é igual à força “f” que atua sobre esse objeto dividida pela sua massa “m”, o que pode ser assim escrito:

 

 

Desta equação pode deduzir-se que quando uma força atua sobre um corpo, quanto mais massa tenha esse corpo, menor aceleração se produzirá. Devido a que um caminhão possui mais massa que um automóvel, lhe é mais difícil passar do repouso a uma velocidade máxima tão rápido quanto o automóvel, mas também demora mais a parar. Além disso, a massa influi na atração gravitacional (o peso). Quanto mais massa tenha um objeto, mais atraído será pela força gravitacional em qualquer lugar onde se encontre, ou seja, terá mais peso  nesse lugar. Devido a que um caminhão tem mais massa que um automóvel, é mais difícil levantar um caminhão (movê-lo contra a gravidade) que levantar um automóvel.

 

            Os cientistas materialistas aceitam a realidade de qualquer coisa que tenha massa, e se eles a podem ver, sentir resistência quando tratam de movê-la e pesá-la, então estão dispostos a crer em sua existência.

 

            Suponhamos que se tome um pedaço de gelo. O gelo tem massa e necessita-se de uma força para acelerá-lo ou levantá-lo. Suponha-se, também, que se coloque o gelo em um prato e comece-se a esquentá-lo. Aos poucos, derreter-se-á. Se continuarmos a aquecê-lo, vaporizar-se-á e desaparecerá do prato. De fato, todo o objeto dotado de massa pode passar ao estado de vapor se calor suficiente for aplicado. Desse modo, pode-se fazê-lo desaparecer. O cientista materialista aprendeu a expandir sua imaginação e a aceitar o desaparecimento ocasional de parte do que considera real. Observa que ainda quando a matéria se evapora e desaparece, pode condensar-se e aparecer de novo. Um dado interessante em todo esse processo é que a massa total do sistema mantém-se constante, inclusive por meio da parte não visível do processo. Quando se evapora um quilograma de gelo e logo após ele condensa-se e recristaliza-se, então o bloco de gelo resultante terá uma massa igual a um quilograma. Devido a que o vapor possui a mesma quantidade de massa sem perda alguma, se dá credibilidade à idéia de que o vapor, mesmo quando invisível, é tão real como o sólido do qual foi produzido. 

Albert Einstein

(Ulm, 14 de Março de 1879 — Princeton, 18 de Abril de 1955)

Fotografado em 1947 por Oren J. Turner

 

            Com a chegada do século XX, a imaginação dos cientistas materialistas expandiu-se um pouco mais. Em 1905, Albert Einstein teorizou que a massa e a energia poderiam ser intercambiadas de acordo com a equação:

 

 

onde "E" é a quantidade de energia necessária para produzir uma quantidade de massa "m" e c = 2,998 x 108 m/s (velocidade da luz no vácuo). Alternativamente, "E" é a quantidade de energia que pode ser produzida a partir de uma massa "m". A equação massa-energia de Einstein foi verificada experimentalmente tanto em reações nucleares como em reações com partículas elementares. Observou-se que a massa pode ser criada de uma radiação eletromagnética nos chamados “eventos de produção de pares”. Se a energia eletromagnética (que não possui massa) passa suficientemente próximo de um núcleo pesado, podem ser gerados um elétron e um anti-elétron (os quais, sim, possuem massa). A presença do núcleo é necessária para absorver algo do momentum (impulso) da reação. Da mesma maneira, podem ser gerados um próton e um anti-próton, um nêutron e um anti-nêutron e qualquer outra partícula e sua correspondente anti-partícula. Alguns teorizaram dizendo que, desta forma, foi criada originalmente toda a matéria. Inversamente, quando uma partícula e uma anti-partícula se encontram, elas desaparecem e somente permanece a radiação eletromagnética sem nenhuma massa. No processo de aniquilação de pares, a massa não somente chega a ser invisível como também cessa de existir. É interessante advertir, todavia, que quando a massa cessa de existir, a  soma  total  de toda a massa e da energia dividida por c2 permanece constante.

 

             Se um quilograma de massa fosse convertido em energia pura  (sem massa) na forma de radiação eletromagnética e se toda essa radiação fosse  armazenada e mantida em condições apropriadas, seria possível teoricamente produzir um quilograma de massa (existe um sem número de dificuldades, caso alguém queira fazer isso). O fato de que a radiação eletromagnética possua a propriedade massa- energia, sem perdas, dá lugar à idéia de que a radiação eletromagnética, mesmo sem possuir massa e não poder ser deslocada, atraída ou pesada, seja tão real quanto as partículas que, de fato, possuem massa. 

 

            A radiação contém energia. Diz-se que um sistema possui energia se tem a capacidade de produzir mudanças em si mesmo ou em outras coisas. Sabe-se que as ondas eletromagnéticas têm energia porque podem produzir correntes elétricas (como fazem as ondas de rádio e televisão através de antenas), aquecer objetos (como fazem os raios do sol e os fornos micro-ondas), causar reações químicas (como fazem os raios do Sol em contato com as folhas das plantas ou com a pele humana). Por essa razão é que a capacidade de fazer coisas tenha sido aceita como parte da realidade pelos cientistas materialistas.

 

            Quando o vidente investiga esses assuntos, está de acordo com as conclusões dos cientistas materialistas e inclusive pode aportar algo mais. Enquanto o cientista materialista pode unicamente inferir a realidade do vapor e as ondas eletromagnéticas, o clarividente pode ver diretamente o vapor e as ondas eletromagnéticas e, por conseguinte, confirmar sua realidade. O vapor está classificado, pelo clarividente, como pertencente à Região Química do Mundo Físico, junto com os sólidos e os líquidos. As ondas eletromagnéticas e outros campos de força que atuam sobre as partículas da Região Química estão na Região Etérea do Mundo Físico. Adicionalmente, o clarividente pode ver e trabalhar  inclusive com estados mais refinados da matéria à medida que eleva seu estado de consciência ao que se chama de Mundo do Desejo e de Mundo do Pensamento. Esses mundos superiores são tão reais para o clarividente quanto os objetos sólidos são para o cientista materialista. A propósito, diz-se que o Mundo do Desejo e o Mundo do Pensamento são "mais elevados" que o Mundo Físico porque a matéria nesses mundos vibra a maior velocidade que a matéria física (da mesma maneira que os átomos dos gases vibram mais rápido que os átomos dos líquidos e estes, por sua vez, mais rápido do que os átomos dos sólidos). Espacialmente, o Mundo Físico, o Mundo do Desejo e o Mundo do Pensamento se interpenetram uns aos outros (como o fazem os sólidos, os líquidos e os gases no Mundo Físico).

 

Carl Louis Frederick Grasshoff (Max Heindel)

(1865-1919)

 

O clarividente Max Heindel (1865-1919) estabelece que a matéria (seja no Mundo Físico ou em mundos superiores) é espírito cristalizado e que a energia (em todos os mundos) é o mesmo espírito, todavia não cristalizado. Matéria e energia são reconhecidas pelo clarividente como parte de uma única realidade, a do espírito.

 

Cap.IV:  O Princípio da Indeterminação

 

CONNECTIONS : Essays and Poetry by Elsa M. Glover

http://elsaglover.tripod.com/

http://elsaglover.netfirms.com


LA Creatividade por Elsa M. Glover, PhD.

Apresentação de Slides do Microsoft PowerPoint (.pps),  Produzido por Juan Marin Alcaraz

Para iniciar clique no link, para finalizar click na tecla ESC de seu teclado.

[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Elsa M. Glover] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org