Paracelso

Médico, Filósofo e Profeta

 

 Paracelso

Médico, Filósofo e Profeta

"O que uma geração considera como o máximo de saber, é frequentemente considerado como absurdo em gerações seguintes; e o que, num século, é considerado como superstição ou ilusão, pode formar a base da ciência nos séculos vindouros." Eis uma das grandes máximas que podemos extrair dos seus vários trabalhos de Paracelso. Neles se vê que uniu a teoria com a prática – aquela deve ter origem nesta, como ele defendeu. É por isso que na sua lápide tumular, em Salzburgo, na Áustria, se diz ter ele tratado doenças, consideradas incuráveis, por meio da Ciência Maravilhosa.

Mas, em nosso entender, Paracelso continua a ser um ilustre desconhecido, a avaliar por tudo quanto que se diz em algumas fontes acessíveis através dos novos meios tecnológicos: consideram-no até o pioneiro da clonagem além de outros pontos de vista, o que nos leva a perguntar se os autores desses artigos terão lido as suas obras e que face da Verdade é que conseguiram extrair dela.

Para se conhecer Paracelso é necessário saber, com alguma profundidade, os Ensinamentos da Escola Rosacruz de que foi um dos arautos. O certo é que há boas edições em francês, em alemão, e em espanhol; em inglês poucas conhecemos e, em português, há o que todos sabem: zero.

Profetizou ele que a medicina, no futuro, iria, por meio da cirurgia, reparar alguns órgãos e substituir outros; mas Paracelso é um alquimista, um clarividente voluntário, um ser com capacidade para criar algo de novo e para restaurar, por meios que ainda hoje somente se consegue, e só em parte, pela tecnologia. Em determinado grau de desenvolvimento seremos capazes de criar um outro corpo sem a necessidade de ir ao útero, como de manipular as células, os átomos, com inteiro respeito pela vida, que é sagrada, com grande reverência e somente para fins altruístas. A Medicina do futuro será uma Ciência e Arte Espiritualizadas, como ele soube já exercer, e daí, que se fale na Ciência Maravilhosa. Paracelso chamou a esses médicos espiritualistas, possuidores de poder espiritual, capazes de usar as forças vitais das plantas, dos minerais e outras. E tudo isso em correspondência com as forças cósmicas, de acordo com as posições planetárias, o dia e a hora, sendo capaz de usar a Magia Branca. Segundo Paracelso, Hipócrates pertenceria a esse grupo de médicos.

Como clarividente voluntário, ele soube analisar as causas das epidemias, que estão nos nossos maus pensamentos, emoções, sentimentos e acções, contrárias às leis cósmicas. Tudo isso cria "larvas", etc.; Por isso, recomenda Paracelso, devemos cultivar pensamentos positivos e puros, emoções nobres, onde o altruísmo seja a nota-chave; e até chama a atenção para os perigos do uso das drogas, estupefacientes, etc., que são veículos de acesso a essas "larvas".

Por isso, afirmou conhecido alquimista, "se o nosso amor for elevado, a nossa medicina dará bons frutos; todavia, se não o for, os frutos serão bichosos". E lembrou ainda, por um lado, que "o médico deve ser caritativo, porque o egoísta muito pouco fará pelos seus doentes"; e, por outro, disse também que "o médico devia ser o servidor e não inimigo da Natureza", ou seja, que ele deve seguir as Leis Naturais. E o que tem feito a Ciência materialista e egoísta em todas as áreas? Basta ver como está o meio ambiente.

Quanto à alimentação, Paracelso lembrou um ditado muito antigo: "o ser humano é aquilo que come". É tempo de seguirmos os regimes sem carne nem peixe ou derivados, nem bebidas alcoólicas. Mas, houve, porém, um Judas que até o difamou sobre esta área como noutras: a resposta encontrá-mo-la no texto que ele próprio escolheu para ser lido no seu funeral: os Salmos 1, 7 e 30.

Em 1993 comemoraram-se 500 anos sobre a data do seu nascimento. Procurámos, por vários meios, obter os elementos que necessitámos para dar-lhe o mínimo de dignidade. Uma das fontes foi a Biblioteca da Universidade de Zurique, Suiça, designadamente a página que foca a sua passagem por Lisboa em 1518: é valioso o relato que ele faz sobre a cosmopolita cidade e os seus contactos com colegas do Oriente. Paracelso tinha mente aberta.

Nesse ano, Paracelso – que tinha sido expulso de professor da Universidade de Basileia devido às suas ideias demasiado elevadas, e ainda o são, por pertencerem à Idade do Aquário, sendo contrário ao ensino escolástico – foi reabilitado e integrado. Esta noticia dá-a a revista L’Herbo, da Suiça, e é de autoria de Alfred Berchtold, professor universitário especialista em História Cultural daquele país.

Na sua obra sobre as profecias, numa das gravuras, surge sobre uma Rosa e uma letra F, maiúscula, num contexto que nos comunica que a Fraternidade será uma realidade no futuro e o símbolo, a Rosa, será a arauta.

No fundo, Paracelso foi o pioneiro da iatroquímica; da homeopatia, da medicina no trabalho, dos médicos sem fronteiras, do estudo das ondas ou vibrações magnéticas; da psicologia empírica; da botânica oculta, da medicina neo-hipocrática, criando e incentivando a Escola de Iniciação Rosacruz em vários países.

Na era de grandes mudanças e de dores imensas lembremos uma das suas máximas: "não existe nenhuma enfermidade, por terrível que seja, para a qual deus não haja previsto a cura correspondente."

 

Delmar Domingos de Carvalho


 

 “ se queremos

 buscar deus,

devemos buscá-lo dentro de nós mesmos,

pois fora de nós,

 não o encontraremos

 jamáis.”

Paracelso

Excertos do Livro

PARACELSO E A COSMOBIOMEDICINA

de Delmar Domingos de Carvalho

 

E-book s em .PDF (Adobe Acrobat Reader)

 Os Livros em PDF[Ícone Acrobat Reader]  só poderão ser lidos utilizando-se  o Acrobat Reader, da Adobe.

Se ainda não tem esta aplicação, de utilização gratuita,

 instalada no seu PC, clique aqui para efectuar o download

DOWNLOAD GRATUITO

 Obras Completas  de Paracelso , [Opera Omnia]  

 


http://www.upasika.com/paracelso.htm

Paracelso en Wikipedia
Paracelso: Salud y curación
Gallica: Aurora thesaurusque philosophorum
Gallica: De restituta utriusque
Banco de imágenes
 A Inscrição do Monumento Funerário

 


 

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska