Delmar Domingos de Carvalho

Excertos do livro

Vegetarianismo, a solução para uma vida e um mundo melhor


175

 

 CAPÍTULO XXII 

 

ALGUMAS NOÇÕES SOBRE  O NUTRICIONISMO VEGETARIANO 

 

A mudança de regímen alimentar exige alguns conhecimentos

básicos sobre o que comer, quando comer, como muita prudência.

Não se deve passar do sistema omnívoro para o vegetariano

de modo brusco e sem uma base sólida de sabedoria nutricional. 

Delmar Domingos de Carvalho 
 

ALGUMAS NOTAS DE ABERTURA 

 

Estamos perante um trabalho sobre diversas áreas do vegetarianismo.

Jamais podíamos deixar não incluir este tema tão valioso, embora algo sucintamente.

Contudo, nesta obra, cada qual terá acesso a conhecimentos algo mais profundos e abrangentes sobre os diversos elementos necessários ao perfeito funcionamento do corpo físico, oriundos dos produtos alimentares, nos quais, como é evidente, não poderão entrar as carnes, nem peixes e seus derivados ou quaisquer outros de que tenham estas origens. 

 

NOÇÕES BÁSICAS ESPIRITUALIZADAS DE NUTRICIONISMO VEGETARIANO 

 

Como é consabido, cada pessoa é um caso singular.

Cada qual tem o seu específico sistema nervoso, que está intimamente ligado ao corpo de desejos, veículo dos sentimentos e emoções, pelo que  devemos estudar o ser humano como um ser que, além do corpo físico, tem outros corpos, como uma tríplice alma e um tríplice espírito.

 


176 

 

Quando separamos estes dados, quando só temos em consideração o corpo físico, jamais poderemos obter saúde, jamais podemos ter ideias mais ou menos claras sobre este assunto que estamos tratando.

Portanto, a alimentação deverá ter em consideração os nossos pensamentos, quando cultivamos ressentimentos, ódios, vinganças, estamos eliminando glóbulos vermelhos, além de diminuirmos as nossas resistências fisiológicas. Quando imaginamos doenças, pois contribuímos para que o corpo enferme.

Nos primeiros casos, teremos de usar uma alimentação mais rica em ferro, em cobre, como em vitaminas A, C, e do Complexo B e acima de tudo temos de saber perdoar do fundo do coração e cultivar o amor como uma flor muito preciosa, a mais bela do jardim.

Um bom funcionamento das glândulas endócrinas ajuda em todas as áreas. Para que estas funcionem melhor, teremos de seguir um regímen rico em vitaminas mas de origem natural, frutos e legumes; se possível seguir de vez em quando o crudivorismo.

Em todos os casos este regímen auxilia as outras áreas, desde o corpo vital, que vitaliza o corpo físico, como o corpo de desejos e mente. 
 

OUTROS FACTORES 

Como se sabe, a alimentação varia com o clima, estações do ano, idade, o trabalho, como cada pessoa é um caso específico.

Há pessoas que têm tendência para uma digestão acelerada, para a diarreia, sendo assim, convirá comer alimentos apropriados que melhorem a flora intestinal, como o seu sistema nervoso.

Beber sumos de frutos, de maçã reineta, cenoura, tomar alho que é muito benéfico para a diarreia e para a flora intestinal, como alguns iogurtes.

O banho vital é útil.

Outros assimilam tudo, tendência para engordarem, para a prisão de ventre. Neste caso, comer cereais integrais, frutas e hortaliças laxantes, desde kiwis até ameixas.

Quanto ao clima, no frio, convirá comer mais gorduras, especialmente de origem vegetal, bom azeite, frutos oleaginosos, (nozes, amêndoas, pinhões) e um pouco mais de bons hidratos de carbono, cereais integrais, mel. Se for num ambiente climatérico quente, então mais   frutos e legumes, saladas e sumos de frutos ou melhor ainda ingeri-los na época.

 


177 

 

Nas Estações do Ano, temos, no nosso caso, no Inverno, o que se focou para o frio a que juntamos o que a Natureza nos dá nesse período, laranjas e limões, muito ricos em vitamina C, preventivos de gripes, purificadores do organismo. No Verão, mais saladas e mais frutos frescos.

Quanto à idade, no caso das crianças até aos 3 anos, primeiro a amamentação materna, depois alimentos com minerais e vitaminas como proteínas, nada de exageros nos hidratos de carbono. Sopa, uma vez ao dia, pois a quantidade de líquido que tem dilui os sucos digestivos.

Contudo, é muito bom beber água como sumos de frutos, mas fora das refeições.

Na idade avançada, quanto mais fruta e legumes melhor; menos produtos proteicos e de hidratos de carbono.

Vida sedentária exige menos ingestão de calorias do que uma vida manual ou de desportista.

Temos falado em hidratos de carbono, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas, etc, componentes bioquímicos dos alimentos que o corpo necessita para um bom funcionamento que vamos sucintizar, dando, porém, um esquema o mais completo possível, dentro do âmbito do trabalho: um ensaio. 

PROTEÍNAS 

Funções das proteínas ou albuminas:

  1. Formar os diferentes tecidos, entre eles, os dos músculos;
  2. Para os cabelos, unhas, pêlo, ossos, artérias;
  3. Para formar anticorpos;
  4. Proteger as células hepáticas;
  5. Colaborar na manutenção dos líquidos no corpo;
  6. Ajudar ao transporte do cálcio;
  7. Formar hormonas e enzimas;
  8. Impedir que o corpo enfraqueça e perca peso;
  9. Contribuir para fazer desaparecer a sensação de fome;
  10. Contribuir para a formação de glicogénio do fígado. 

 


    178

     

As proteínas contêm aminoácidos. Quais são?

As essenciais: fenilalamina; tirosina que é útil para a tiroideia e para a adrenalina necessita da vitamina C; isolencina, metionina que é necessária para o fígado e rins; o triptófano que é útil para a reprodução; a valina que é necessária para a coordenação dos movimentos; e outros. Entre os aceleradores do crescimento, temos ácido glutâmico, arginina, cistina, serina, entre outros.

Fontes proteicas.

Completas: soja, a glutenina do trigo e do milho; a caseína e a lacto-albumina do leite e as dos seus derivados; outras existem nas leguminosas, feijão, grão, mas são incompletas. 

Logo as crianças necessitam de proteínas completas para o seu crescimento; nada de abusos, como nos desportistas, etc, que precisam mais de hidratos de carbono.

O excesso produz problemas nos rins, nas artérias, nas articulações; a insuficiência causa fraqueza, perda de peso, problemas musculares, etc.

A necessidade varia. Nos adultos, entre 40 a 50 gramas por dia; nas crianças e nos lactantes, em média, 3 gramas por quilo de peso.

Para uma pessoa com 70 quilos necessita de 504 miligramas de triptófano; 1610 de valina e a mesma quantidade de lisina, 2170 miligramas de metionina, etc.

Fontes: soja, queijo, requeijão, ovos, leite, gérmen de cereais, cereais integrais, leguminosas secas, algas marinhas.

Devemos ter cuidado com o uso das leguminosas secas pois encerram oxalatos e purinas que são prejudiciais aos doentes dos rins, aos reumáticos, artríticos, que sofram de arteriosclerose. 
 
 

GORDURAS 

As Gorduras ou Lípidos são fontes de energia que podem ser armazenadas. Servem de veículo às vitaminas A, D, E e K.

Por outro lado, proporcionam ao corpo um abrigo contra o frio.

Embora elas tenham o seu valor, contudo o seu abuso é mais nocivo que as proteínas.

Tomadas de modo correcto e especialmente de origem vegetal são valiosas, mormente para os que realizam trabalhos pesados, para os que vivem em climas frios e para os delgados. 

 


179 

 

As pessoas de idade, os doentes dos rins, do fígado, do coração, os arterioscleróticos, devem usar em pequenas quantidades, de origem vegetal e provenientes de extracção a frio, de preferência gorduras insaturadas. Estas são resultantes como sabemos da extracção a frio, sem corantes, nem conservantes, nem refinação, dos óleos de girassol, dos frutos oleaginosos, amêndoas, avelãs, como do trigo, do milho, e do azeite de primeira prensada. Este maravilhoso produto usa-se nas sopas mas no final, para evitar que passe pelo processo da cozedura, perdendo grande parte do seu valor e até alterando o seu estado.

Perguntar-se-á: Qual a quantidade que é necessária?

Bem, para os lactantes, dois gramas por quilo de peso; para os adultos, 50 a 70 gramas por dia, variando com o seu trabalho, idade e estado de saúde.

Evitemos os fritos seja com azeite ou óleo e jamais usá-los mais que uma vez.

Também as gorduras de origem animal, muito cuidado, mesmo com a manteiga, nada de abusos. Use-se manteiga de soja, mas sem fanatismos. 
 

HIDRATOS DE CARBONO 

São mais que um combustível, pois alguns têm funções estruturais.

Fontes de energia, quando tomados em quantidade, acabam por ser transformados em gordura de reserva.

Muito se podia focar sobre estes componentes bioquímicos, aliás como os anteriores, há anos publicámos extensos artigos sobre eles, agora, é tão só, um resumo dos resumos. 
 

Na dúvida sobre a dieta, há que aumentar estes, diminuindo as gorduras e as proteínas, mas sem abusos. 

As principais fontes são:

  1. Féculas, ou sejam as batatas, a batata -doce;
  2. Amidos, os cereais;
  3. Açúcares, mel, os açúcares dos frutos, e ainda o açúcar que deve ser usado em pequena quantidade e raramente; usemos a frutose.

Sobre as quantidades necessárias:

  1. lactantes, 12 gramas por quilo de peso;
  2. crianças, 3 gramas por quilo de peso;
  3. adultos, normalmente entre 500 a 600 gramas diárias, variando com o estado e o trabalho.

 


180

 

MINERAIS 

Estamos perante elementos de grande valor, imprescindíveis para o funcionamento do organismo; uns servem para reparar as perdas orgânicas, como o cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, magnésio, etc; outros actuam como catalisadores, caso do cobre, zinco, iodo, etc; outros têm funções não totalmente conhecidas ainda. 

CÁLCIO 

Para uma melhor absorção deste mineral, urge seguir a agricultura biológica, pois os adubos químicos alteram a composição do solo e das plantas, originando mais potássio e menos magnésio, este necessário para a absorção do cálcio, mormente durante o sono.

Daí que tenham aumentado os problemas das insónias, há outras causas, como da tensão nervosa.

Levemos uma vida ao ar livre, sempre que possível; durmamos num quarto arejado; façamos exercício.

Os bacilos búlgaros ajudam a absorção do cálcio.

Evitar os purgantes à base de sulfato de sódio. Usemos as ameixas, kiwis, etc.

As quantidades necessárias variam do estado, as mulheres grávidas e nas que amamentam é mais elevada. Assim, naquelas, 1,5 gramas; nestas 2 gramas. Nas pessoas de idade, 0,8 gramas. 
 

Os vegetarianos precisam de menos quantidade dado que não ingerem carne, açúcar refinado, farinhas brancas, etc.

Para a sua absorção é preciso a vitamina D. 

Fontes: queijos, frutos oleaginosos, agriões, feijão seco, alface, cebola, figos secos, gema de ovo, leite, couve verde, entre outros produtos. 

 


181

 

FÓSFORO 

Entra no metabolismo das proteínas e dos hidratos de carbono e junto com o cálcio para os ossos e nervos, como para o cérebro e glândula tiróide e para as paratiróides.

Fontes: mais ou menos as mesmas do cálcio, e ainda uvas, aipo, tâmaras, cereais integrais, tomate.

Quantidades, algo semelhantes às de cálcio. 

MAGNÉSIO 

É elemento de vitalidade celular, pelo que é útil para todos, mas mais para as pessoas que têm alguns bons anos; ajuda a prevenir doenças infecciosas, como segundo alguns estudos, ajuda à prevenção do cancro; ajuda à descontracção, ajudando cada pessoa a ser mais calmo e mais optimista.

Necessidades: Adulto, 0,3 gramas por dia, que aumenta com a vida agitada e o excesso de trabalho intelectual; também a dose é maior nas grávidas, sendo de 0,4 gramas.

Alimentos mais ricos: frutos oleaginosos, entre eles, a soja tem mais quantidade, (ver tabelas de alimentos do Instituto Superior de Higiene Ricardo Jorge) aveia, cevada, pepino, cebolas, alface, espinafre, castanha, tomates, tâmaras, figos e uvas secas, queijo, feijão, grão e rábano. 

FERRO 

É um componente da hemoglobina, da mioglobina, de diversos fermentos, do plasma sanguíneo.

Necessidades; adulto, 15 miligramas por dia; nas grávidas, 20 mg; aumenta ainda nas doenças infecciosas, na menstruação, nas pessoas que perdem sangue.

Fontes: maçãs, pêras, bananas, cerejas, uvas, legumes, entre eles a alface, cereais completos; cenouras, frutos oleaginosos.

A sua falta gera anemia e transtornos no metabolismo, podendo ser graves. 

SÓDIO E POTÁSSIO 

São responsáveis pelo equilíbrio hídrico no corpo. 

 


182

 

Os equilíbrios dos líquidos extra-celulares e inter-celulares são resultantes de vários factores e um deles destes dois minerais como do cálcio e do magnésio.

Quando comemos muito sal, os líquidos são retidos, prejudicando; o mesmo sucede quando ingerimos muitos alimentos que tenham mais sódio; ao invés, quando suamos ou há diarreia, temos perda de líquidos.

O potássio é preciso para o funcionamento do coração, para o crescimento.

As glândulas supra-renais ligadas ao estado emocional, alegria ou melancolia, conforme funcionam bem ou mal, intervêm no metabolismo do potássio.

Alimentos ricos em sódio: queijo, leite, pão, cenouras, agriões, nabos, espinafres; em potássio: bananas, cerejas, limões, laranjas, couve verde, batata, arroz, alface, espinafre, couve, fava, milho, soja, feijão seco. 

IODO 

Para a tiróide, sistema nervoso, muscular, circulatório e endócrino.

Quantidade necessária: 0,15 mg por dia, aumenta na puberdade, na gravidez, aleitamento, nas doenças infecciosas.

Fontes: alface, cereais completos; algas, cebolas, agriões, espinafres, cenouras, figos, alho. 

COBRE 

Para a formação da hemoglobina e de alguns fermentos.

Sua falta produz perda de peso menos leite na mulher.

Alimentos mais ricos: frutos oleaginosos, leguminosas secas, cerejas, couve, rabanetes, espargos, alface. 

MANGANÉS OU MANGANÉSIO 

Diversas funções, entre elas evitar a esterilidade, ajuda à respiração celular.

Doses necessárias: adultos, 2 a 3 mg por dia.

Fontes: frutos oleaginosos, cereais integrais, vegetais, bananas, castanhas, leguminosas secas. 

 


183

 

ZINCO 

Crescimento e para a respiração dos tecidos.

Sua falta produz diabetes.

Doses necessárias: 5 a 20 mg.

Fontes: legumes, cereais integrais, leguminosas secas, castanha, banana, queijo e leite, gema de ovo. 

CLORO

Ajuda à digestão e regula a pressão osmótica.

Dose: 6 a 7 gramas.

Fontes: queijo, couve, ovos, cebolas. 

FLUOR 

Estrutura óssea do corpo.

Fontes: lacticínios, ovos, alho, castanha, soja. 

ENXOFRE 

Sua falta produz debilidade.

Fontes: queijos, ovos, cebolas, nabos, agriões. 

SILICIO 

Para o cabelo, dentes, unhas e para prevenção de doenças infecciosas.

Fontes: trigo integral, cenouras, tomate, figos, cerejas, favas, frutos com casca.

ALÉM DESTES TEMOS AINDA O COBALTO, LIGADO AO APETITE; BORO, CARBONO, HIDROGÉNIO, TEMPERATURA DO CORPO; NITROGÉNIO; OXIGÉNIO. 
 

VITAMINAS 

TODAS ELAS TÊM FUNÇÕES ESPECÍFICAS.

SÃO MUITO FOCADAS.

DESDE A VITAMINA A, ÀS DO COMPLEXO B, PASSANDO PELA VITAMINA C, ATÉ À VITAMINA U, ESTA MENOS CONHECIDA, MAS TEM O SEU VALOR QUE FOI DESCOBERTO PELOS INVESTIGADORES RUSSOS NA UNIVERSIDADE DE MOSCOVO. 

 


184

 

É PREVENTIVA DAS ÚLCERAS, COMO É ÚTIL PARA PROBLEMAS CARDIOVASCULARES E DA PELE.

EXISTE NAS COUVES, BEBA-SE SUCO DE COUVE, BENEFICIA AINDA O FÍGADO.

APENAS VAMOS FALAR ALGO SOBRE A VITAMINA B 12, DADO QUE OS VEGETARIANOS SÃO ATACADOS PORQUE A SUA ALIMENTAÇÃO TEM DEFICIÊNCIA.

Que fique claro, a alimentação vegetariana é benéfica para todo o mundo, incluindo para as crianças.

O problema com a vitamina B12 é uma falsa questão…

A necessidade desta vitamina aumenta com a idade, e ainda na gestação e na amamentação.

A sua absorção depende em parte do bom estado da nossa flora intestinal e aí os vegetarianos são beneficiados.

Contudo, esta condição não é o suficiente, por isso devemos ingerir alimentos que tenham sido enriquecidos com esta vitamina, e entre esses produtos temos a soja, mas existem ainda muitos outros que não mencionamos por uma questão de evitar publicidade.

Contudo, quem consuma diariamente um regímen laco-ovo-vegetariano, o qual deve conter pólen das abelhas e mel, tem praticamente a dose necessária.

Outro produto também valioso é a lecitina que é necessária para os nervos e para as glândulas endócrinas, como para a vesícula biliar e para o coração.

Como fontes temos: óleos naturais, soja, cereais integrais.

Finalmente, a celulose também tem a sua missão a cumprir, daí evitar os cereais brancos e outros produtos a que se retirou.

No caso dos sumos de frutos e de legumes, grande parte foi eliminada, pelo que também convêm comer a fruta completa. 

 

O NUTRICIONISMO VEGETARIANO NA  GRAVIDEZ,  NA  INFÂNCIA E EM TODAS AS FASES DA VIDA 

 

Cada vez está mais comprovado cientificamente do valor deste regímen para todas as fases da vida humana, desde o momento da concepção até ao do nascer para os mundos menos densos.

É certo que ainda existem mentes que dominadas por ideias escolásticas; outras, por egoísmo e gula; outras ainda por preconceitos ou convenções caducas; e ainda outras por ignorância, embora neste campo todos sejamos ignorantes, continuam a querer remar contra a verdade.

 


185

 

Temos o dever de nada impor e respeitar as opiniões e crenças de cada qual, conscientes que tudo tem o seu tempo: este regímen será a futura alimentação da quase totalidade da humanidade. Não será total pois há algumas pessoas que terão de aguardar outra evolução.

Sabemos, nossa cara esposa e o autor, por experiência na educação dos filhos que este regímen lhes foi muito útil como para a mãe e para nós.

Assim, durante a gravidez dos 3 caros filhos tudo correu perfeitamente, apenas havia, por vezes, um pequeno problema, a hipotensão que, em vez de ser normalizada por meio dos medicamentos receitados pela médica, o foi por meio de sumos, especialmente de cenoura que além de ajudar à vitalização e purificação do organismo da mãe, como a regularizar esta situação, beneficiou os fetos.

Todos foram amamentados pela extremosa mãe que jamais seguiu as opiniões de algumas amigas, da década de 60, tipo vipinhas, muito evoluídas em vaidade e em egoísmo e não só que consideravam que isso estava ultrapassado. É claro que esta opinião era um erro de palmatória que fez sofrer as pobres crianças que, em vez de serem alimentadas pelo leite materno, não senhor, o foram por sistemas artificiais.

Hoje, todo o mundo já sabe e segue sempre que possa que o ideal é amamentar os seus filhos; por todos os motivos, desde afectivos como para a melhoria da capacidade imunológica.

Desde então sempre seguiram este regímen e foi com ele que  cresceram sem doenças, apenas, o mais velho teve um problema de asma, oriunda da parte genética, mas , por meio de sumos de vegetais e de frutos, com uma desintoxicação mais profunda, logo passou sem jamais ter tido problemas nessa área.

Além de crianças saudáveis, também isso se reflectia na melhoria do intelecto e não só.

Desde sempre, mas mais a partir dos meados do século XIX em que este regímen começou a sua ascensão rumo ao cimo da montanha, que miríades de crianças têm sido criadas por ele de um modo geral com resultados bastante positivos.

Como é evidente, esta prática exige que tenhamos uma sólida base de conhecimentos sobre nutricionismo, ou que recebamos os conselhos de pessoas competentes cientificamente.

Quando, recentemente, investigámos os arquivos da Sociedade Portuguesa de Naturalogia, eis que no número 6, de Agosto de 1911,  da revista O Vegetariano, está uma reportagem sobre esta área: a alimentação vegetariana, no caso até mais pura, apenas frugívora.

 


186

 

Dado o valor desta mensagem, não só da foto, como da vida da então jovem menina com 16 anos, falando 7 idiomas, Milda Wiborg, natural de Lisboa, então cursando um Colégio Superior na Suíça.

A este assunto se referiu também o jornal A República, 9 de Julho de 1911, então dirigida pelo médico e estadista, Dr. António José d’Almeida com uma longa e valiosa reportagem acompanhada também pela foto de Milda, como pelos sábios testemunhos de seu pai.

Também ele teve de vencer alguns preconceitos da avó, o mesmo sucedendo connosco para com os nossos queridos pais e no caso da asma com a nossa grande amiga, Isaura, mãe de nossa esposa e pessoa de elevado grau de inteligência.

 

 

 

Eis a foto publicada no número 6 da já focada Revista O Vegetariano.

A MULHER MAIS SAUDÁVEL DE PORTUGAL 

Eis o título escolhido. 

 


187 

 

 

 

 

Aqui temos a foto dos nossos queridos filhos em pleno contacto com a Natureza, estão calçados devido ao ambiente algo agreste e não só, no Alto Alentejo, zona do Crato, que foi publicada na revista Natura, número 230, de Novembro de 1973, como outro exemplo de crianças alimentadas pelo regímen vegetariano.

Também o Suplemento Saúde, Força e Beleza, do jornal A Gazeta do Sul, de 1 de Dezembro de 1973, inseriu outra foto do trio vegetariano.

Também, no número 7 de Julho de 1976, na Revista Medicina Natural saiu uma informação sobre outra criança naturista, saudável, de nome Catarina Isabel Luta, em continuação de outras reportagens anteriormente publicadas sobre crianças naturistas e muitas outras se podiam mencionar. 

  INDICE


HOME

BIBLIOTECA ONLINE

TEMAS ROSACRUZES

DELMAR DOMINGOS DE CARVALHO

VEGETARIANISMO

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

 

 

Fraternidade Rosacruz de Portugal

Revista ROSACRUZ  - Publicação da Fraternidade Rosacruz de Portugal

Cosmocracia Rosacruciana - Página do Prof. Delmar Domingos de Carvalho

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org