Rituais Solares e Lunares


 

por Jonas Taucci


Quer nos apercebamos ou não, o ritual é um fator constante em nossas vidas. Basta considerarmos o nascimento e o pôr do sol, as quatro fases da lua, as quatro estações, o trânsito dos planêtas pelos doze signos zodiacais, etc. Isto não seria um ritual?

Max Heindel nos diz: "As Escolas de Ocultismo de todas as épocas relacionarm a mudança do corpo vital pelo trabalho de sua nota-chave, que é a repetição. Por isto escreveram vários rituais que serviram à humanidade em estágios diferentes de seu desenvolvimento, cultivando assim o crescimento da alma lentamente, mas com segurança".

Aqueles  que reclamam que uma estrutura formalizada, continuamente repetida, de qualquer serviço de culto é monótona e que ouvir ou dizer a mesma coisa várias vezes seguida não estimula os participantes, não compreendem que é  a nossa natureza emocional, nosso corpo de desejos, que  busca sempre algo novo. A inconstante natureza de desejos oscila, facilmente, entre uma emoção e outra, sendo facilmente esvainecida.

Os cultos nos quais a oratória é extravagante e hipnótica ou atrativos à natureza de desejos, de muitos participantes, que reagem exaltadamente ao emocionalismo do serviço ,  são levados por aqueles que acreditam ser isto , as asas de um fervor religioso.

O efeito , todavia,, é puramente temporário e suas naturezas emocionais se renderão ao próximo atrativo que substituirá o estado devocional  com sentimentos completamente diferentes. Assim, os  cultos não ritualizados ,  apesar  de  toda a sua  “ inovação “  ou   ”originalidade”  não produz  um efeito duradouro sobre seus participantes.

O efeito repetitivo do  Ritual Rosacruz do Serviço do Templo, trabalhando sobre o corpo vital , é duradouro , embora não provoque uma impressão externa tão dramática sobre os assistentes.

No antigo Templo de Mistérios Atlantes, também conhecido como o Tabernáculo no Deserto, observou-se que certos rituais haviam sido prescritos por seres divinos , os mestres espirituais da época. Alguns rituais eram apresentados durante a semana , outros aos sábados e outros  por ocasião das luas nova e cheia, e nos solstícios e equinócios. Nenhum sacerdote ou membro do tabernáculo podia desobedecer estas regras estabelecidas para os rituais.

Os Rituais  da Fraternidade Rosacruz também são organizados segundo linhas ritualísticas. Aqui, também , diferenciadas formas de trabalho devocional são observadas em ritos solares e lunares.

Rituais Solares

( Determinados pelo ingresso do sol nos signos cardinais)

Áries

 ^

Inaugura a estação do Outono, no hemisfério sul ,  e  da Primavera,  no hemistério norte.

Câncer

a

Inaugura a estação do Inverno, no hemisfério sul, e do Verão, no hemisfério norte.

Libra

d

Inaugura a estação da Primavera, no hemisfério sul ,  e  do  Outono,  no hemistério norte.

Capricórnio

g

Inaugura a estação do Verão, no hemisfério sul ,  e  do  Inverno,  no hemistério norte.

 

Rituais Lunares

1º. Serviço de Cura

 Oficiado uma vez por semana,  por ocasião do ingresso da lua nos signos cardinais ( Áries , Câncer , Libra e Capricórnio ).

2º Serviço de Lua Nova

 Geralmente oficiado uma vez por mês, por ocasião do novilúnio ( conjunção dos luminares)

3º.Serviço de Lua Cheia

Geralmente oficiado uma vez por mês, por ocasião do plenilúnio ( oposição dos luminares)

Na Fraternidade Rosacruz, os Serviços de Lua são oficiados e assistidos reservadamente pelos probacionistas ativos da Fraternidade Rosacruz. Os demais serviços são abertos à todos.

Há outros serviços, que segundo determinados eventos, como Véspera de Natal, Serviço Matrimonial, Serviço Funeral e Serviço de Cremação.

O ato de descobrir o símbolo rosacruz é um dos momentos solenes em todos os rituais rosacruzes.

O emblema rosacruz incorpora , simbolicamente , todos os aspectos do  Eu Superior ,  que o aspirante espiritual está tentando desenvolver. As repetidas leituras do serviço do templo – enquanto o símbolo é descoberto e iluminado – têm um significado espiritual muito profundo. este belo e completo emblema , em todo o seu abrangente significado , “fala “ ao aspirante que sinceramente medita sobre ele e dele recebe um impulso encorajador e inspirador. uma força é gerada e emanada  do símbolo e esta força emitida  é sentida por aqueles  que sejam merecedores.

Os membros que não possam estar presentes  à reuniões nos núcleos, grupos, centros ou sedes , podem na privacidade de seus lares , oficiarem a leitura dos rituais , na presença do símbolo descoberto e converterem-se em chama , irradiando luz e calor. Numa união espiritual de vários carvões. sabemos de casos de cura conseguidos desta maneira , assim como sentimentos de consolo , harmonia e calma !

Max Heindel nos diz que  “.... para que o ritual atinja seu efeito máximo e possamos crescer espiritualmente por meio dele , é necessário estarmos em harmonia com ele.... “

Unamos nossas preces . formemos uma grande chama de amor , a chama da verdadeira comunhão espiritual. Sirvamos amorosamente , desenvolvendo nossas potencialidades divinas internas.

Que cada aspirante à vida superior irradie de seu coração as qualidades divinas de luz , vida e amor para que possa ouvir , através de seu trabalho pessoal , a voz silenciosa do Cristo Interno e sentir dentro de si , a rosa branca desabroxada


MANDALA ASTROLÓGICO UNIVERSAL

Clique no ícone voltar na barra de ferramentas de seu navegador, para retornar.

 

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

ASTROLOGIA

 JONAS TAUCCI

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas