O Símbolo

José Gonçalves Siqueira 

 14 de Nov. 1908 – 15 de Jan. 2007

Irmão Probacionista

Co-fundador da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil


 

“...o simbolismo, que desempenhou um papel de importância primordial em nossa evolução, ainda é uma necessidade vital para o nosso desenvolvimento espiritual. Daí a conveniência de estudá-lo com nossos corações e com nossos intelectos”  (Max Heindel)

 

 

M

AS, o que é o Símbolo? Qual a sua etimologia? Qual o seu significado, seu valor, sua função, para que serve? A palavra símbolo deriva do grego, do verbo “symbalo” que segundo a Dra. Jolande Jacob, tem sido objeto de inúmeras definições e interpretações. Porém, todas elas concordam que os símbolos são objetivações, isto é, tornam visível o que está oculto. Neles se fundem a essência e a forma que se projetam como unidade. Bachofer diz: “o símbolo desperta aquilo que está oculto e que o discurso mal explica”. O símbolo toca com suas raízes as mais secretas profundidades da alma, enquanto a linguagem apenas toca a superfície do entendimento como brisa suave.

Um símbolo tem a característica de mediador, pois situa-se entre dois pólos da ação puramente humana, esta, relativa e sujeita a vários fatores do plano terrestre. O Bem e o Mal que concebemos são relativos porque sujeitos a nossa apreciação restrita e defeituosa daquilo que é justo ou injusto.

Para a maioria das pessoas Bem é o que dá prazer, o Mal o que desagrada. Essa limitação perceptiva e a necessidade do homem supera-la foi sempre a preocupação dos Guias e Hierarquias que nos assistem.

O Estudante Rosacruz, ciente das influências alternantes próprias desse plano, torna-se observador atento, pois sabe que tudo é pessoal e por isso tende a gerar conflitos. Os cursos da Fraternidade Rosacruz preparam-no a penetrar nas verdades abstratas habilitando-o a fundir os pólos contrários e assim alcançar a síntese própria dos valores universais.

É um postulado da psicologia profunda que na origem, todas as perturbações psíquicas decorrem do conflito entre a consciência objetiva do indivíduo e sua subconsciência, a qual de “sub” nada tem. No inconsciente estão não só os registros de todas as existências passadas do homem, como também, das experiências atuais no lar, na escola e no convívio com as pessoas e as coisas.

No íntimo de tudo isso encontra-se o Homem, em meio aos opostos, ouvindo o chamamento: “procura dentro de ti o Reino dos Céus”, ou seja, procura Cristo, o Mediador entre o Céu e a Terra, entre Deus e o Homem.

 


 

 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 JOSÉ GONÇALVES SIQUEIRA

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas